Whatsapp Marketing como estratégia para os negócios

whatsapp marketing

Mais do que um aplicativo de mensagens, o Whatsapp se tornou uma ferramenta de negócio. Descubra como adotar o Whatsapp Marketing para uma estratégia de desenvolvimento para o seu negócio!

O Whatsapp Marketing nada mais é do que um conjunto de ações para promover a marca por meio do aplicativo mais utilizado no Brasil.

Assim, conteúdos, campanhas e atendimentos são pensados para alcançar, reter e engajar leads (potenciais clientes) e consumidores a partir do aplicativo.

A principal vantagem dessa ferramenta é, justamente, a facilidade de uso. Além disso, trata-se de uma rede que é acessada diariamente por seus usuários.

Continue a leitura do post para saber quais estratégias de Whatsapp Marketing aplicar e como isso pode transformar os resultados do seu negócio.

O que é o WhatsApp Marketing?

como usar o whatsapp marketing

Criado em 2009, o aplicativo revolucionou a comunicação feita a partir dos celulares. No Brasil, o que antes era feito por ligações e SMS, hoje foi substituído pelo mensageiro.

Isso se dá por diferentes motivos. Facilidade de cobertura, mais acesso aos dispositivos móveis, diferentes formatos de mídia e a gratuidade no uso são alguns exemplos.

O próprio WhatsApp informa em seu blog que, ao menos, 2 bilhões de usuários estão com contas ativas na plataforma. Desse número, 165 milhões encontram-se no Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Digital 2022.

A plataforma se consagrou como o principal meio de envio de mensagens. E, mais ainda, os desenvolvedores começaram a perceber o potencial de desenvolvimento para negócios.

É exatamente neste contexto que surge o Whatsapp Business, em 2018, e, mais precisamente, o marketing para essa rede. O intuito da estratégia é aproveitar oportunidades para aproximar os potenciais clientes e ampliar seu empreendimento.

Uso da plataforma

Importante ressaltar que o marketing no Whatsapp para empresas ocorre a partir de duas ações principais.

A primeira é a integração de um site com o mensageiro. Neste caso, disponibiliza-se um redirecionamento da página na internet para o aplicativo.

Além disso, pode-se criar chatbots para responder as mensagens que são recebidas no navegador.

print de como funciona os chatbots

A estratégia se dá diretamente no app. Aqui, recorre-se à linguagem usada e as ferramentas disponibilizadas pela rede para gerar o relacionamento.

Vantagens do WhatsApp Marketing

O principal benefício do Whatsapp Marketing consiste na facilidade de uso da ferramenta, tanto para clientes quanto para a empresa. Mais ainda, um outro é o potencial de alcance que proporciona.

Com relação às estratégias voltadas para o aplicativo, é possível salientar as seguintes vantagens:

  • Aumento na quantidade e qualidade de vendas;
  • Canal estratégico para comunicação e distribuição de conteúdo;
  • Rapidez e facilidade no acesso;
  • Envio ágil e segmentado de mensagens;
  • Mais eficiência no ciclo de relacionamento;
  • Desenvolvimento de outros canais de marketing;
  • Aumento de tráfego e conversão;
  • Mais interação e engajamento;
  • Melhor conhecimento do público.

Já sobre a plataforma, além da gratuidade e comodidade de estar sempre à mão, é possível ressaltar os seguintes aspectos:

Permite resposta em tempo real

O primeiro benefício que merece ser pontuado é a possibilidade de resposta em tempo real.

Isso porque o consumidor é inserido em um contexto mais ágil e de atendimento mais atencioso. Como as mensagens são enviadas instantaneamente, o público consegue reagir no mesmo instante.

Melhora a experiência

Exatamente por promover mensagens rápidas, esse canal melhora a experiência do cliente. Converter e fidelizar esses contatos também se torna mais fácil.

Com as diferentes funcionalidades, é possível investir em diversos formatos de informações.

A própria plataforma oferece suporte para automação. Com ela é possível configurar respostas rápidas e programar mensagens, como de ausência por exemplo.

Disponibiliza diferentes formatos e configuração atraente

Outro aspecto interessante é a diversidade de formatos que a empresa pode usufruir com o aplicativo.

Gifs, figurinhas, mensagens de texto, imagens, vídeos e status. Esses são os principais modelos de mídias que podem ser utilizadas em sua campanha.

Nesse sentido, configurações mais chamativas podem ser consideradas, com layout mais dinâmico e textos em destaque.

Traz informações do perfil e catálogo

No Whatsapp Business também é possível inserir as informações de perfil para visualização rápida dos usuários.

Com isso, dados importantes para contato, como endereço e horário de funcionamento se tornam acessíveis.

Outra funcionalidade que ajuda bastante no processo de venda é a disponibilização do catálogo. Nessa ferramenta o cliente pode conhecer mais do seu trabalho.

Ações complementares

A partir dessas características e vantagens, também é possível humanizar o negócio.

O relacionamento mais próximo é favorecido a partir do envio de conteúdos de valor. Inclusive, esse é um destaque do Whatsapp Marketing.

Isso porque a plataforma torna mais fácil o compartilhamento de textos, links, artigos e outros materiais.

Estratégias para criar uma campanha de Marketing no Whatsapp

Agora que você já sabe por que deve investir no Whatsapp Marketing, chegou o momento de traçar sua estratégia para alcançar os benefícios abordados.

Acompanhe o passo a passo a seguir:

Tenha autorização prévia e crie um banco de dados

A autorização e o interesse dos clientes em estabelecer um relacionamento é necessário para o Whatsapp Marketing. Caso contrário, pode ser identificado como spam.

Para a aprovação, uma estratégia é disponibilizar o chat em redes sociais e sites. Outra opção é recorrer a landing pages para criar um banco de dados para depois entrar em contato através do aplicativo.

Defina os objetivos

Os objetivos são o norte de qualquer ação, inclusive para um bom marketing no Whatsapp.

Por isso determine quais conteúdos serão feitos e quais são os resultados esperados. Também defina um calendário estratégico para a distribuição desses materiais.

Entenda o público

Além de estabelecer um planejamento de ações para o Whatsapp Marketing, é fundamental saber quem é seu público para desenvolvê-las.

Qual identidade sua marca deve ter? Qual a linguagem deve ser usada? Isso é determinado com a ajuda de seus consumidores.

Compreender a sua persona é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de sucesso. Tenha isso em mente e realize pesquisas para descobrir mais sobre seus consumidores.

Defina a mensagem e formato

Com base no calendário e perfil do público, o próximo passo é definir qual mensagem será enviada e qual formato é mais indicado.

Lembre-se que existem diferentes modelos que você pode escolher e é importante variar entre eles para que o atendimento não fique mecânico.

Adeque as medidas das imagens

No caso de imagens, é importante considerar que quando enviada em chat apenas uma parte dela aparece.Use isso a seu favor para despertar a curiosidade do prospect.

Contudo, lembre-se que esse é um canal rápido. Assim, a mensagem principal deve ser percebida mesmo se o usuário não abrir a imagem.

Com relação às dimensões, geralmente é exibida no chat 500×500 e quando aberta é visível adequadamente até 1800px.

Use CTA

Todo contato intencional de marketing no Whatsapp deve ter um bom CTA (Call to Action). Ou seja, algo que incentive a ação do potencial cliente.

Essa frase de estímulo deve ser relacionada ao objetivo da mensagem. Além disso, deve ser escrito no imperativo. Por exemplo: “Para visualizar nosso catálogo envie ‘eu quero’ no direct” no caso de lançamento de novos produtos.

Automatize o processo

Para alcançar mais pessoas de forma segmentada ou mesmo prestar suportes mais ágeis, a automação é uma importante aliada.

Esse processo pode ser feito para analisar e realizar registros. Nesse sentido, contar com ferramentas e empresas especializadas em marketing e atendimento online é um diferencial importante.

Para isso, criamos a Plataforma de Automação de Marketing Digital. Por meio dela sua empresa consegue atingir resultados mais rápidos com Inbound Marketing, aumentar as vendas, otimizar taxas de conversão e muito mais.

Mensure os resultados

Por fim, todas as ações feitas devem ser acompanhadas. Para isso, mensure os resultados obtidos.

O próprio Whatsapp fornece alguns insights de marketing, contribuindo com o desenvolvimento de novas estratégias no aplicativo.

Com ele é possível visualizar cliques, abertura de mensagens e até índice de conversão na rede.

Principais ferramentas para usar

Para auxiliá-lo na criação de ações de marketing no Whatsapp, com ainda mais qualidade, destacamos algumas ferramentas que podem ser úteis:

  • Lista de transmissão e grupos: a vantagem do grupo é que ele fortalece o senso de comunidade entre os clientes, porém é mais indicado para empresas B2C;
  • Recursos para design: para criar materiais visuais é crucial contar com boas ferramentas de design como o Canva, Figma e o Photoshop;
  • Pagamento na plataforma: esse recurso agrega facilidade nas transações, com ela o cliente não precisa sair do chat para concluir uma compra;
  • Tour virtual: aqui a ideia é gravar um pouco da rotina ou mesmo apresentar alguns setores da empresa para aumentar a confiança e demonstrar profissionalismo;
  • Guia de negócios: essa é uma excelente opção para quem deseja ser descoberto. Com ela você pode cadastrar suas informações para que, quando as pessoas pesquisarem por seu segmento, elas encontrem seu negócio.

Invista na estratégia!

Você acaba de conferir um material completo para aplicar o marketing no Whatsapp de forma estratégica. Agora, é o momento de colocar as dicas em prática e desenvolver esse canal.

Os benefícios dessa estratégia são diversos, indo do aumento das vendas, melhora do relacionamento até o conhecimento do público e autoridade.

Por isso, não perca mais tempo e se prepare para melhorar seus resultados com o Whatsapp Marketing.

Se você gostou desse conteúdo, continue acessando nosso blog e fique por dentro de outras dicas para seu negócio!