As redes sociais estão entre os principais canais de vendas das empresas brasileiras. Entenda como posicionar sua marca, criar relacionamento com os consumidores e potencializar suas vendas no ambiente digital.
Nos últimos anos, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Mais do que um canal de interação com amigos e família, elas se tornaram verdadeiras vitrines e mudaram consideravelmente o e-commerce como conhecíamos.
Por isso, entender os melhores meios de se destacar é fundamental para os negócios que querem extrair todo o potencial das redes e vender online.
Para isso, é preciso entender como as diversas redes disponíveis funcionam, não só pelo número de seguidores, mas também para atingir e relacionar com o público-alvo dos produtos e serviços.
Quer saber como vender nas redes sociais e qual a melhor estratégia para o seu negócio? Dê uma olhada nos tópicos que abordaremos e acompanhe este artigo para entender melhor sobre o assunto!
- Por que vender nas redes sociais é importante?
- Principais rede sociais para investir em vendas
- Dicas para vender nas redes sociais
- Comece a vender mais nas redes sociais
Por que vender nas redes sociais é importante?
Não é surpresa para ninguém que faz toda diferença para os consumidores encontrar uma marca nas redes sociais. Ainda mais para o Brasil que se encontra no top 3 de países que mais gasta tempo nas redes sociais.
Em 2020, com a pandemia, muitas empresas tiveram que passar por adaptações para atender de forma online. A tendência é que o reflexo dessas adaptações ainda seja muito sentido nos próximos anos.
Portanto, não é difícil entender a importância de saber se posicionar adequadamente nesses canais. Além das vendas em si, as interações nas redes aumentam o valor da marca engajando potenciais clientes, criando relações duradouras e fidelizando o público.
As empresas que ignoram esse meio de comunicação estão cometendo um grande erro. Não só estão perdendo grandes oportunidades, como também dando abertura para que potenciais consumidores acabem comprando com o concorrente.
As redes sociais se tornaram tão relevantes que foi necessário pensar em estratégias de marketing digital próprias para os usuários, assim como profissionais especializados, os chamados social media.
Principais rede sociais para investir em vendas
Agora que já esclarecemos a relevância das redes sociais para as empresas, vamos entender quais as opções disponíveis atualmente.
É importante entender que cada rede se comunica com um público diferente. Por isso, identificar qual ou quais delas se encaixam melhor nos seus objetivos é fundamental para uma estratégia bem sucedida.
Youtube
Desde a sua criação em 2005, o Youtube mostrou seu potencial gigantesco e se tornou uma das redes mais acessadas do mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.
Como os conteúdos publicados são em vídeo, o Youtube oferece mais tempo para conteúdos ricos e aumenta as chances de viralização com a ferramenta de compartilhamento.
Para monitorar as métricas e ficar por dentro do desempenho dos seus conteúdos, existe o Youtube Analytics que simplifica todo o processo de gestão.
Talvez a era de ouro do Facebook já tenha passado, mas, diferente do que muitos pensam, essa não é uma rede social morta. Muito pelo contrário!
O Facebook conta com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos e se mantém em destaque entre as plataformas de vendas.
Com ele, é possível atingir um público segmentado e qualificado com insights personalizados. Além de criar postagens relevantes e administrar anúncios com o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Tudo isso sem falar da aba marketplace que desempenha um importante papel para o público interessado e consumidor. Com a criação da sua loja virtual, seus produtos ficam disponíveis em um catálogo digital e disponível para os usuários.
Já o Whatsapp é, sem dúvidas, a rede social mais usada do país. Por mais que as outras redes tenham públicos específicos, como é o caso da audiência mais jovem do Twitter, o Whatsapp é praticamente unanimidade no celular dos brasileiros.
Ou seja, ele é perfeito para criar uma comunicação direta com os consumidores.
Isso porque, ele atende desde demandas mais simples como é o caso de um primeiro contato com a empresa, quanto com processos mais longos como as várias etapas do funil de vendas.
Caso já exista uma base de contatos estabelecida, o Whatsapp auxilia na automatização das conversas, assim como na nutrição de leads e até mesmo na hora de marcar uma reunião.
Mas, não para por aí! Essa rede ainda oferece ferramentas para quem quer potencializar as vendas com a criação de um catálogo de produtos, juntamente com a descrição de cada item e o link para a compra.
Vale lembrar que para alcançar todos os possíveis clientes, é preciso solicitar autorização para que eles concordem em receber mensagens e conteúdos, assim como os produtos do catálogo e promoções.
Não poderíamos deixar de falar do Instagram, não é? A segunda maior rede social do Brasil possui 99 milhões de usuários que procuram ativamente por conteúdos relevantes e novas conexões.
E não é para menos, afinal de contas, é muito simples criar um perfil na plataforma e interagir com gente do mundo todo. Para criar um perfil comercial, basta utilizar boas práticas, uma bio otimizada e um cronograma de postagens eficiente.
A vantagem competitiva do Instagram é que existem diferentes formatos de conteúdo dentro da plataforma. Assim, as empresas podem contar com as postagens no feed, com os stories ou com o reels para criar vídeos mais longos.
Assim como outras redes, o Instagram oferece a possibilidade de criar uma aba com seus produtos por meio do Instagram Shopping.
Mas, para tirar todo proveito dessa rede social, é preciso traçar uma estratégia, conhecer o seu público, entender sobre os anúncios e publicar frequentemente.
TikTok
Você já deve ter percebido que a última explosão de rede social foi a criação do Tik Tok, certo? Desde a sua vinda para o Brasil em 2016, ele acumula cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo.
O TikTok é perfeito para criar conteúdos em formato de vídeos breves que pretendem informar, entreter e inspirar seus potenciais clientes. Sua relevância vem crescendo tanto que já criaram o TikTok for Business.
Assim como em outras plataformas, é preciso conhecer bem o seu público e explorar os recursos que a rede disponibiliza para quem quer fazer negócios. Dessa forma, você consegue aproveitar todas as oportunidades que o TikTok oferece.
Dicas para vender nas redes sociais
Como você pôde ver nos parágrafos anteriores, existem práticas que são bem-vindas em praticamente todas as redes sociais. Isso porque, em suma, todas elas são meios para conectar pessoas.
Sendo assim, é preciso entender qual a melhor forma de implementar as estratégias certas e obter resultados satisfatórios.
Conheça seu público-alvo
Antes de tudo, é preciso conhecer o seu público. Pesquise e faça um levantamento de informações que te ajudem a definir o seu público-alvo e a sua persona.
Conhecendo a sua audiência fica mais fácil criar conteúdos personalizados, assim como compreender seus hábitos. Use isso para definir o tom de voz a ser utilizado e a identidade visual que será adotada.
Você pode começar pesquisando na internet, fazendo enquetes com seus seguidores ou incentivando o preenchimento de formulários, assim como a realização de entrevistas.
Tenha um planejamento estratégico
Nada se constrói sem um bom planejamento. É por meio dele que os objetivos são definidos e a melhor estratégia pode ser tomada. Além disso, é possível definir metas de curto, médio e longo prazo para a conclusão do objetivo principal.
É importante entender como cada rede social funciona para saber trabalhar com o seu algoritmo, criando um calendário de postagens e escolhendo quais métricas analisar.
Produza conteúdo de valor
Sempre reforçamos aqui a importância de produzir um conteúdo de qualidade. Dentro de cada plataforma existem diversos perfis competindo pela atenção de um mesmo público. Logo, se a sua empresa quer se destacar, é preciso mostrar todo o seu potencial.
Isso cria um diferencial competitivo e incentiva as interações com o conteúdo, por consequência, o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante e entrega para mais pessoas.
Para criar postagens criativas e úteis, você pode se basear em dois tipos de conteúdo:
- Entretenimento: são postagens divertidas para se identificar, compartilhar, se inspirar ou entreter os usuários;
- Informação: são conteúdos educativos ou informativos para quem acompanha aquele nicho. Pode ser dicas, listas, dados relevantes etc.
Desenvolva a identidade visual da marca
Com uma identidade bem desenvolvida, sua marca estabelece uma personalidade e se torna facilmente reconhecida entre tantas outras. Isso não só para o seu logotipo, mas para as fontes usadas, a paleta de cores e o tom de voz da marca.
Dê suporte ao cliente
Depois de atingir o público desejado, não deixe de dar atenção aos seus clientes. Responda comentários, tire dúvidas e responda às DMs. Você pode tanto ter um profissional para cuidar das redes sociais quanto separar um momento do dia apenas para fazê-lo.
O Instagram é uma rede interessante nesse sentido, pois disponibiliza diversas ferramentas que incentivam a interação entre perfil e seguidores. É o caso das enquetes nos stories, da caixinha de perguntas e mais recentemente a corrente de interação da figurinha “use a sua”.
Crie um perfil claro
Pense em como será a organização do seu perfil. Escolha um modelo de fotos e mantenha um padrão visual para as postagens
O feed do seu perfil funciona como uma vitrine para a sua marca, por isso, tenha em mente que fotos e vídeos com qualidade irão exibir sua marca para o público.
Faça um calendário editorial
O calendário editorial é uma parte importante do planejamento. Nele, se encontram as datas das publicações, a frequência de postagens e o tema de cada uma delas.
Você ainda pode acrescentar as datas comemorativas para criar conteúdos personalizados.
Com esse recurso, você consegue ter uma visão geral do que irá ao ar pelo resto do ano e, assim, não fica sem conteúdo nem se depara com demandas urgentes.
Fique de olho na concorrência
Preste atenção nos concorrentes, suas postagens e estratégias. Acompanhe os perfis similares ao seu e entenda as táticas utilizadas.
Faça um levantamento do que aparentemente dá certo para aquela marca e o que não dá. Dessa forma, é possível acelerar o processo de tomada de decisão e a criação de campanhas de marketing.
Encontre um meio de se destacar entre eles, afinal, é como dizem: mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda.
Interaja com a audiência
Não se limite a comunicação com os leads. Nem com os clientes já fidelizados. Invista em ambos e encontre tempo para interagir com eles.
Se você realizou uma venda recentemente, cuide para que aquele consumidor tenha um bom atendimento de pós-venda.
Caso queira chamar a atenção de algum cliente em potencial, faça eventos e campanhas que sejam participativas. Assim, você estimula a comunicação bilateral e cria conexões.
Invista em Social Commerce
Essa dica trata de uma estratégia que consiste em usar as redes sociais para fazer transações. De forma totalmente integrada, a ferramenta permite vender para o consumidor diretamente sem que ele precise sair do aplicativo para realizar a compra.
Monitore os resultados
É difícil entender com precisão como o algoritmo funciona. Às vezes, um post que levou dias para ser produzido não tem o alcance esperado. O contrário também acontece quando um post simples acaba viralizando e te surpreendendo.
Por isso, fique atento às métricas e aos indicadores. Dessa forma, você se mantém atualizado e acompanha de perto as alterações no algoritmo para conseguir moldar seu planejamento da melhor maneira.
Comece a vender mais nas redes sociais
Depois deste artigo você entendeu qual é a importância de vender nas redes sociais.
Com tanto alcance e estando presente na vida de diversas pessoas, não dá para ficar de fora dessas plataformas.
Invista em estratégias para vender nas redes sociais com sucesso e tire todo o proveito das ferramentas que elas oferecem para o seu negócio.
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