As vendas recorrentes se encaixam em um modelo de negócio que traz previsibilidade financeira. Aqui, o cliente realiza o pagamento contínuo de forma periódica. Descubra como esse processo funciona e como pode ajudar sua indústria.
Oferecer aos consumidores a opção de adquirir um produto, ou serviço, por meio de assinatura é uma ótima forma de criar uma relação duradoura com eles.
Além disso, esse é um modo de estabelecer previsibilidade financeira para seu negócio. Isso porque um plano assegura que aquele consumidor está com você durante aquele período de tempo.
Contudo, para implementar essa estratégia é necessário um bom planejamento e uma estrutura bem elaborada para entregar aquilo que foi prometido.
Entenda mais sobre como esse modelo funciona e como ele pode ser aplicado na sua indústria.
- O que são vendas recorrentes?
- Como as vendas recorrentes funcionam
- Vantagens das vendas recorrentes
- Aplicando na prática
- Com aplicar o modelo de vendas recorrentes na sua empresa
- Aposte nas vendas recorrentes
O que são vendas recorrentes?
Venda recorrente é um modelo de negócio em que a empresa oferece aos seus consumidores a opção de realizar um pagamento contínuo pelo produto ou serviço ofertado.
Esta ação pode ser realizada por meio de um plano personalizado com acessos exclusivos para cada opção.
Podem ser criados planos mensais, anuais e até mesmo semestrais. Dessa forma, o consumidor escolhe o que melhor se encaixa com suas necessidades.
Nesse modelo o cliente realiza o pagamento pelo tempo estabelecido por contrato, podendo realizar o cancelamento no momento em que preferir.
É comum ver essa estratégia ser adotada por:
- Plataformas de streaming;
- Academias;
- Escolas que oferecem cursos;
- Clubes de assinatura.
Como as vendas recorrentes funcionam
A venda recorrente possui uma estrutura de funcionamento diferente das vendas realizadas de forma pontual.
Vemos com mais frequência as vendas onde o cliente realiza o pagamento apenas uma vez. Isso não ocorre no modelo que estamos apresentando.
Um exemplo de serviço que tem feito cada vez mais parte de nossas vidas e que faz uso das vendas recorrentes: plataformas de streaming.
A Netflix, por exemplo, oferece planos que vão do básico ao premium, onde o usuário pode escolher qual se encaixa melhor em suas preferências.
Dessa forma, é possível atender a diferentes públicos, já que existem diversas opções de valores e benefícios que são incluídos em cada pacote.
Já o Prime Video disponibiliza a opção de pagamento mensal ou anual, esta última é acompanhada de um desconto. Esta é uma ótima forma de beneficiar o usuário e ainda o fidelizar.
A ideia é que quanto mais duradoura for a assinatura escolhida, maior será a fidelidade do consumidor. Assim, você sabe que pode contar com aquele cliente até o final do tempo estabelecido.
É importante ressaltar que não se trata de uma venda parcelada, no qual o produto ou serviço é vendido somente uma vez e a cobrança é feita ao longo dos meses.
Aqui, primeiro o consumidor realiza o pagamento por meio de uma assinatura e então têm acesso ao que foi ofertado, podendo realizar o cancelamento quando desejar.
Vantagens das vendas recorrentes
Ter um plano personalizado para diferentes tipos de consumidores concede a empresa inúmeros benefícios, entre eles podemos destacar:
Fidelização
Neste modelo, a relação com o consumidor é mais próxima e permite a oportunidade de colher sugestões de melhoria com eles.
Essa proximidade auxilia também na relação com pós-venda, já que a empresa passa mais tempo em constante contato com o consumidor.
Previsibilidade financeira
Com a venda recorrente, é possível ter controle maior da receita, já que por meio dos contratos existe a possibilidade de identificar por quanto tempo aquele valor em específico entra.
Desta maneira, a empresa consegue visualizar suas contas de forma mais clara e elaborar estratégias de acordo com suas necessidades.
Aumento da métrica LTV
Lifetime Value (LTV), é a métrica que calcula o lucro líquido ao longo do ciclo de vida do cliente junto à empresa.
Com a venda recorrente o consumidor permanece mais tempo, dessa maneira o LTV também aumenta.
É importante lembrar que para manter os clientes engajados é necessário entregar excelente experiência.
Aplicando na prática
Como citamos no início do conteúdo, diversos negócios aplicam a venda recorrente em seus planos.
Algumas opções que sua empresa tem para implementar essa estratégia, são:
Cursos
A venda de cursos, principalmente online, tem sido um segmento muito procurado.
O estilo de venda recorrente se encaixa perfeitamente nesse modelo, já que o aluno pode pagar por mês, ou anualmente, para continuar aprendendo.
Gestão de mídias sociais
Profissionais de marketing e designers estão cada vez mais envolvidos com a gestão de mídias sociais.
Neste caso, a prestação de serviço também é uma boa opção para o modelo de contrato de venda recorrente.
Serviços de estética e saúde
Já neste modelo, para uma clínica de massagem, por exemplo, é possível criar diferentes opções de assinatura.
Planos mensais, semanais e até diários contribuem com o aumento do ticket-médio da empresa.
Como aplicar o modelo de vendas recorrentes na sua empresa
Agora que você conhece os diferentes tipos de serviços que podem utilizar esse modelo de negócio, chegou a hora de entender como ele pode ser aplicado na sua empresa:
Demanda
O primeiro passo é analisar se o seu tipo de mercado possui demanda para vender de forma recorrente.
Entenda seu consumidor e verifique seus interesses em adquirir seus produtos e serviços de maneira recorrente.
Modelo contratual
Definir o modelo contratual é o passo seguinte, é importante estabelecer que tipo de contrato deve ser utilizado nesse modelo de negócio.
Analise sua proposta e verifique o perfil do seu consumidor para decidir qual plano melhor atende seus objetivos.
Tecnologia
É importante que os modelos de negócio acompanhem os avanços tecnológicos para que a empresa não perca tempo nem investimentos.
Sistemas e ferramentas para auxiliar na venda recorrente são excelentes para otimizar os processos durante toda a jornada de compra no consumidor.
Aposte nas vendas recorrentes
Venda recorrente é uma ótima opção para diversos segmentos, com ela a empresa consegue ter uma visão a longo prazo de seu faturamento e desenvolver estratégias personalizadas para melhor atender seus clientes.
Acompanhar o mercado e conceder oportunidades aos consumidores é essencial para o crescimento de qualquer marca. Por isso, esteja aberto para implementar essa prática no seu plano de negócios.
Está na hora de investir em maneiras de automatizar sua empresa para que ela alcance seus objetivos!
Quer conhecer mais sobre modelos de negócios inovadores? Continue acompanhando o blog e fique por dentro de tudo!