Você sabe o que é UGC? Essa é a sigla para User-Generated Content, que significa conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, publicações criadas pelos próprios consumidores sobre marcas, produtos e serviços.
Nas redes sociais, todos são criadores de conteúdo, postando fotos, revelando suas opiniões sobre produtos e marcas. Com isso há uma oportunidade de ouro para suas estratégias de mídia social!
Isso porque esse tipo de conteúdo mostra o que o público pensa sobre uma marca e influencia diretamente nas decisões de outras pessoas, então é uma ótima prova social para atrair novos clientes.
Funciona como uma remediação ambiental, que são ações de intervenção para a remediação de áreas contaminadas. Ou seja, é um termo utilizado para corrigir problemas em áreas contaminadas.
Portanto, é importante saber como estimular o UGC e como aproveitá-lo ao máximo. Venha entender tudo com a gente!
O que é conteúdo gerado pelo usuário?
Todo conteúdo sobre marcas postado espontaneamente pelos usuários é considerado UGC, como:
- Texto;
- Fotos;
- Vídeos;
- Áudio;
- Notas;
- Comentários.
Esse tipo de conteúdo se popularizou em blogs e redes sociais e desde então a ordem mudou: os usuários também passaram a produzir conteúdo, não apenas consumi-lo.
Nesse sentido, quando se trata de marcas, os consumidores deixaram de ser passivos e ganharam voz. Hoje, eles podem compartilhar sua experiência e ajudar a construir a reputação das empresas.
Um exemplo claro disso é a análise de alimentos, em que os consumidores de alguma lanchonete, restaurante ou ponto de café avaliam a comida e postam nas redes sociais, seja em forma de post no feed ou através dos stories.
O ponto é que isso é algo que se tornou comum, por isso as empresas precisam de fato estarem atentas, sempre de olho nessas análises e avaliações dos consumidores frente às suas próprias marcas e marcas em geral.
Portanto, seja em uma empresa de serviços de topografia ou agência de turismo, é essencial se atentar ao que os usuários estão compartilhando e comentando em suas redes sociais.
Como usar UGC nas redes sociais?
O UGC já está nas mídias sociais, mesmo que você não planeje isso. Os consumidores já estão falando sobre a marca, então cabe a você aproveitar o que eles estão postando para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de mídia social. Veja como:
Incentive a postagem de conteúdo de marca
A principal forma de promover o UGC é criar uma experiência de marca incrível. Isso leva os usuários a contribuir espontaneamente para a história. Por exemplo, alguns eventos são pensados para gerar compartilhamento.
No entanto, você também pode promover o UGC oferecendo benefícios – descontos, conteúdo exclusivo, etc. – criar uma campanha em torno da hashtag ou pedir aos usuários que compartilhem stories.
Rastreie as menções da sua marca
A internet é um terreno vasto e estar sempre de olhos abertos pode ser muito importante. Uma maneira de ajudar no rastreamento é incentivar as pessoas a usarem a hashtag, então você pode encontrar postagens sobre a marca.
No entanto, para monitorar tudo o que está sendo falado nas redes sociais, é recomendável ter uma boa ferramenta de monitoramento, assim você evita que um comentário ruim vire uma bola de neve.
Use as informações nas estratégias de conteúdo
Ao rastrear as menções e postagens da marca, você pode obter muitas informações estratégicas sobre seu público e como as pessoas reagem às suas ações.
Por exemplo, se você possui uma empresa de máquinas para café, pode ser que um conteúdo sobre as análises dos usuários gera maior engajamento, então não perca essas informações dos consumidores.
Com essas informações, é possível rever estratégias e direcionamentos corretos no planejamento de marketing. Tudo isso para criar uma melhor experiência do usuário.
Responda às perguntas dos usuários em seu perfil
Muitas perguntas surgem dos usuários no UGC. Reserve um tempo para capturar algumas perguntas e respondê-las em seu perfil para que outros usuários vejam.
Compartilhe postagens em seu perfil
Essa é a ação mais comum, mas não menos importante, ao usar o UGC nas redes sociais. Quando um usuário posta uma foto de um produto sendo usado ou um feedback positivo após o uso, vale compartilhar no perfil da marca.
Ao compartilhar avaliações e depoimentos, você valoriza o feedback do usuário e publica provas sociais para que outros seguidores confiem na marca.
Empresas que utilizam essa estratégia
Por se tratar de uma estratégia muito eficaz, várias empresas, de todos os portes, a utilizam em seu marketing, mas podemos citar alguns casos mais conhecidos, como:
- Coca-Cola;
- Adobe;
- GoPro;
- Starbucks.
A sua empresa pode ser a próxima a aparecer nessa lista, basta você implementar agora mesmo o UGC na sua estratégia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos