Tráfego de referência, ou referral traffic, no inglês, é o tráfego do site que tem origem em links em páginas externas. Acompanhe o conteúdo e entenda o que é e qual sua importância!
Um usuário chega a um site de diversas maneiras, seja por meio das redes sociais, direto pela URL do domínio ou por links de outros sites.
O Link Building é amplamente utilizado por empresas que querem potencializar suas estratégias de SEO e Marketing Digital. Isso porque, é uma forma de atrair novos visitantes e aumentar a autoridade dos sites.
Para que as marcas compreendam mais sobre esses usuários, que chegam de páginas externas, o tráfego de referência entra em ação. Essa métrica do Google Analytics analisa quem chegou ao domínio por meio de páginas externas.
Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o Tráfego de referência, sua importância e como colocar ações eficientes em prática para garantir ainda mais visitas ao seu site.
- O que é tráfego de referência?
- Qual a importância do tráfego de referência?
- Como sua empresa pode conquistar esse tráfego
- Tráfego de referência: conquiste visitantes e potencialize sua marca!
O que é tráfego de referência?
O tráfego de referência, ou referral, representa os visitantes que um site adquiriu por meio de links de páginas de fora. Por exemplo, links colocados na bio das redes sociais da empresa, backlinks em outros domínios e demais locais externos.
Essa métrica é fundamental para o Marketing Digital, uma vez que com ela a empresa é capaz de entender qual o principal canal que seus visitantes utilizam para chegar até ela.
Consequentemente, entender e focar nas plataformas que merecem mais atenção ao apresentar uma baixa performance e em quais locais vale a pena gerenciar anúncios.
Qual a importância do tráfego de referência?
Os links em páginas externas ao site são uma das formas mais eficientes de levar um usuário até um domínio. Afinal, o hábito de colocar a URL no navegador e chegar ao site de uma forma direta não é tão comum assim.
Portanto, o ato de colocar o link nas redes sociais ou desenvolver uma estratégia de Link Building são potencializadores do tráfego orgânico de um site.
Além disso, o tráfego de referência é uma métrica que permite à empresa entender de onde vem seu tráfego de forma mais assertiva. A partir disso, é possível traçar abordagens personalizadas para cada canal e aumentar as visitas.
Vale dizer que, o uso de backlinks, confiáveis e seguros, mostra ao Google que os conteúdos do site possuem valor aos usuários. Sendo assim, ficar de olho na qualidade desses links é essencial para uma alta taxa de tráfego de referência.
Como sua empresa pode conquistar esse tráfego
O tráfego de referência acontece principalmente em páginas externas ao site da empresa, portanto para que ele aumente é necessário colocar em prática estratégias que façam sentido para cada canal.
Por exemplo, as redes sociais são um ótimo meio de gerar novos visitantes, portanto, colocar o link do site na bio do perfil é uma prática que leva os usuários da rede para o domínio em poucos segundos.
Confira a seguir outras dicas para potencializar o tráfego no domínio do seu negócio:
Avaliação de dados
Para criar uma rede de links de qualidade, que não prejudiquem o site, é preciso que exista uma curadoria assertiva dos domínios que fazem a inserção desses links que apontam para um site.
Portanto, é fundamental que haja o trabalho da Assessoria de Imprensa e Relações Públicas por trás da estratégia de Link Building. Além da presença direta desses setores, existe outra característica que também deve ser inserida nesse processo: o uso de dados.
Trabalhar com dados oferece à empresa ainda mais assertividade na hora de colocar suas abordagens em ação, por exemplo, identificar quais são os portais que mais fazem sentido para a estratégia de linkagens.
Dessa forma, o usuário que estiver lendo um artigo em uma página externa entenderá a conexão dela com o conteúdo que o link aponta. Assim, esse visitante encontra o domínio e permanece nele por tempo o suficiente para entender como essa empresa pode ajudá-lo.
Produção de conteúdo estratégico
A produção de conteúdos estratégicos tem como base o uso de dados e análise profunda sobre os principais hábitos de consumo do cliente.
De uma forma mais prática, diz respeito a criação de artigos, materiais ricos e publicações nas redes sociais que respondam uma dúvida que a persona tenha.
Por exemplo, ao pesquisar no Google sobre alimentação saudável, uma pessoa dá o start para que profissionais que atuam com nutrição e academias encontrem nela uma chance de negócio.
Portanto, escrever um blog post sobre o assunto saúde pode ser o atrativo para captar a atenção desse lead.
Uso de comunidades
Comunidades são uma forma efetiva de fazer networking e troca de links, uma vez que é possível se conectar com pessoas interessadas em Marketing Digital e SEO.
Por meio de fóruns e grupos em redes como Facebook e Telegram, a empresa encontra oportunidades de fazer trocas de backlinks e aumentar seu tráfego.
Criação de demanda
O tráfego orgânico é conquistado principalmente por meio de produção de conteúdo estratégico, como vimos nos tópicos anteriores. A criação de demanda é uma abordagem que está presente ativamente nesse processo.
Isso porque, ele se concentra em criar um estímulo ao produto da marca, ao produzir conteúdos que o utilizem para mostrar como a empresa pode solucionar as dores da persona.
Tráfego de referência: conquiste visitantes e potencialize sua marca
O tráfego de referência é uma métrica do Google Analytics utilizada para analisar os visitantes decorrentes de páginas externas. Ou seja, pessoas que chegam ao site por meio de links em redes sociais, outros domínios ou outros meios.
A importância de investir nessa abordagem está na eficiência que ela possui, uma vez que é uma forma de atrair mais visitantes para um site sem a necessidade de anúncios. Por isso, é indicado para empresas que desejam aumentar seu tráfego de forma orgânica.
Vale lembrar que, para que essa estratégia seja implementada com sucesso é necessário produzir conteúdo estratégico baseado em dados para gerar demanda. Além de utilizar recursos como comunidades de troca de links e se certificar que o Link Building é feito com qualidade.
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