B2B e B2C são duas siglas muito conhecidas do empreendedor moderno. Elas existem para classificar diferentes tipos de negociações pela internet. Além destes termos também existe o C2C. Descubra a diferença entre cada um e saiba onde sua empresa se encaixa!
O mercado virtual cresce mais a cada dia, fazendo com que diferentes públicos usem a internet para comprar e vender produtos ou serviços.
Com isso, surgem novos termos e definições com o objetivo de explicar melhor cada tipo de transação.
Um grande exemplo disso são as siglas C2C, B2B e B2C, usadas para classificar as negociações que acontecem entre esses diferentes tipos de público.
Dessa forma, é possível identificar os novos segmentos que surgem no mercado de e-commerce e entender as preferências e características dos seus respectivos públicos.
E para te ajudar a descobrir o significado dos termos citados, e as diferenças entre cada um deles, produzimos este conteúdo especial.
Mas antes de descobrir o que é B2B e B2C, que tal conhecer os segredos para aumentar a produtividade da sua indústria? Baixe nosso e-book e aproveite para ler mais tarde!
Voltando ao nosso tema, confira os assuntos que iremos abordar:
O que é B2B?
O termo B2B nasceu para denominar os segmentos em que empresas comercializam produtos entre si.
Ou seja, em vez de vender seus produtos ou serviços para o consumidor final, o empreendedor deste mercado visa fechar negociações com outras organizações comerciais.
No mercado industrial, por exemplo, quase todas as transações são B2B, pois geralmente são feitas entre fabricantes, fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços.
O grande diferencial deste segmento é a grande exigência do seu público, que costuma ter conhecimento amplo sobre seu ramo de atuação.
O que é B2C?
O mercado B2C é aquele mais tradicional, em que empresas direcionam seus esforços para atrair o consumidor final.
Por isso, podemos dizer que esse é o segmento mais popular e com maior público.
O setor de varejo pela internet pode ser usado como exemplo de mercado B2C, contando com gigantes do e-commerce como Submarino, Netshoes, entre outros.
Esse segmento é marcado pela capacidade das grandes empresas de seduzir seu público-alvo com campanhas publicitárias focadas em aspectos emocionais e psicológicos.
O que é C2C?
Diferente dos outros dois segmentos citados até agora, o C2C não necessita da participação de empresas em suas transações.
Afinal, neste mercado, são os próprios consumidores que compram e vendem produtos (geralmente usados) entre si.
Este setor ganhou bastante força graças e empresas como a OLX, que permite que seus usuários se desfaçam de mercadorias que não utilizam mais, fazendo com que outras pessoas possam adquiri-las por um valor mais baixo.
Como as transações C2C não necessitam da presença de empresas, os dois lados da negociação possuem mais liberdade para negociar entre si.
Entenda qual é o seu segmento e trabalhe em cima disso
A grande vantagem de existirem termos para definir esses diferentes modelos de negócio é a maior facilidade para entender o perfil de cada público.
Com isso, sua empresa pode planejar ações mais efetivas, visando se comunicar com consumidores realmente interessados em seu produtos ou serviços.
Se ao ler este conteúdo, você descobriu que faz parte do mercado B2B, por exemplo, invista em demonstrar ao seu público a qualidade dos seus produtos e o conhecimento que você possui sobre seu segmento.
Além disso, busque estar onde seus potenciais clientes estão, usando canais de divulgação adequados para manter uma comunicação saudável e assertiva.
E se quiser saber o que é preciso fazer para que sua empresa venda mais, conte com a gente!