Após uma compra ser efetuada, a empresa embarcadora, transportadora e cliente ficam na expectativa de que a mercadoria chegue logo e que ocorra tudo como planejado.
A logística é um fator importante para qualquer empresa, mas o rastreamento de mercadoria ainda é um desafio. Nesse conteúdo vamos tentar simplificar o uso dele, quais benefícios a sua empresa ganha ao utilizá-lo e porque ele é um diferencial.
Entre todos os avanços tecnológicos que as empresas utilizam para logística, é o rastreamento de carga que trás diversas vantagens para ambos os lados.
É através dele que há o monitoramento do transporte, contato com o entregador e um planejamento de rotas que ajudam a evitar falhas.
Por meio do rastreamento de cargas em tempo real, consegue-se monitorar o status do transporte e tomar ações e decisões de maneira ágil, para que então, haja diminuição das falhas e caso elas ocorram sejam solucionadas de forma rápida e precisa.
Sendo assim, o rastreamento de entregas, torna-se um diferencial competitivo para qualquer empresa que deseja oferecer um serviço de qualidade aos clientes e uma gestão melhor da sua logística.
- Como fazer um rastreio efetivo
- Rastreio em tempo real
- Principais benefícios
- Tracking de entregas é a mudança que a sua empresa precisa
[ps2id id=’1′ target=”/]
Como fazer um rastreio efetivo
Registre alterações
Qualquer mudança ocorrida durante a entrega deverá ser computada a fim de manter o controle da operação e de garantir que a mercadoria seja entregue com sucesso. Seja ela de percurso, nome, coleta, transações, entrega, entre outras.
Sendo assim, qualquer inconformidade, sua equipe de retaguarda estará informada para agilizar ações e tomadas de decisão em tempo real.
Visibilidade
Para que as entregas sejam bem-sucedidas, seus colaboradores precisam ter acesso a todas as informações necessárias. Os entregadores devem saber que tipo de mercadoria estão entregando, qual a fragilidade do produto, qual o prazo e os dados dos clientes.
E aos clientes, ofereça um ciclo do pedido visível e de fácil acesso, contendo todas as informações, com atualizações em tempo real de cada etapa, desde a efetuação do pedido até a confirmação da entrega da mercadoria.
Nós estamos cada vez mais online e em diferentes plataformas. Oferecer ao cliente a opção de visualizar o status do pedido através de aplicativo móbile, se torna um diferencial, porém um item praticamente obrigatório para o cenário atual.
Informe ao cliente
Esperar por uma encomenda sempre causa ansiedade. Quando vai chegar? Será que vai ter alguma avaria? Todas as dúvidas passam pela cabeça do cliente e o seu dever é deixá-lo a par de tudo que for possível.
Pois você sabia que o grande número de ligações ao SAC são de clientes querendo saber informações do seu pedido? Cliente informado, é cliente satisfeito.
E ao oferecer qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo do pedido, você está realizando uma melhor experiência de compra ao cliente, tornando assim uma possível fidelização do mesmo.
Centralize informações do cliente
O rastreio de pedidos tem relação com a satisfação do cliente. E uma forma de melhorar essa questão, é centralizar as informações sobre ele. Parece simples e sem importância, mas faz toda a diferença.
A dica é anotar todas as interações feitas com o cliente e informações do mesmo. Enviar um e-mail no aniversário, mostrar sugestões de produtos parecidos com o que ele comprou, são algumas das ações que você pode investir para fidelizá-lo. Dessa forma, é possível traçar estratégias para melhorar o relacionamento e descobrir qual é a melhor forma de atendê-lo.
[ps2id id=’2′ target=”/]
Rastreio em tempo real
Ao modernizar o seu sistema de rastreamento, você pode acompanhar o andamento dos itens despachados em tempo real. Sabendo assim, o que já foi entregue, o que ainda não foi e qual a probabilidade de alguma mercadoria ser entregue antes.
A comunicação entre sistema e produto permite que a sua empresa seja notificada se houver qualquer imprevisto no processo, podendo agir rapidamente para solucionar o problema.
[ps2id id=’3′ target=”/]
Principais benefícios
Utilizar o rastreador do ciclo do pedido de ponta a ponta na sua empresa, trazem benefícios para todos, incluindo o cliente. Entre eles estão:
- Operar com muito mais eficiência
- Monitoramento do processo
- Visibilidade do ciclo do pedido de ponta a ponta
- Melhor comunicação com o cliente
- Maior controle sobre erros e falhas no processo
- Segurança de cargas e motoristas
- Alertas de inconformidades
- Suporte na tomada de decisão
- Fidelização de clientes
- Redução de acesso ao SAC
- Comprovação de entrega
[ps2id id=’4′ target=”/]
Tracking de entregas é a mudança que a sua empresa precisa
Nesse conteúdo você aprendeu sobre o que é e como utilizar o rastreamento de entregas a favor da sua empresa.
Pôde conferir como a ferramenta é útil para a sua empresa, a transportadora e principalmente o seu cliente. Trazendo facilidade na comunicação e agregando na informação.
Sendo assim, esperamos que você opte por começar a utilizar essa ferramenta que oferece diversos benefícios, como fidelização de clientes, monitoramento de todo o processo, suporte na tomada de cada decisão, entre outros.
Conteúdo produzido por Júlia Resende – redatora da Moveideias
Um comentário sobre “As vantagens do uso da tecnologia para rastrear entregas”
ADOREI o texto! Muito bem escrito
Os comentários estão fechados.