Taxa de conversão é uma métrica utilizada no Marketing Digital para mensurar os resultados de campanhas, ações e anúncios. Entenda como calcular e a como usar esse indicador para aumentar a performance.
Empresas que realizam campanhas de marketing estão investindo seu tempo e recursos nessa ação e querem, com isso, obter os melhores resultados. No entanto, apenas desenvolver uma estratégia de divulgação de produtos não é o suficiente.
Dentro desse processo, a mensuração e análise de resultados são fases fundamentais. Para isso, a taxa de conversão é a métrica que deve ser avaliada para identificar leads, vendas e até engajamento.
É por meio desse cálculo que a empresa consegue entender o desempenho da estratégia realizada. Observar essas taxas é uma ótima forma de gerar insights para melhorias e abordagens mais efetivas.
Quer saber como a taxa de conversão funciona e como utilizá-la com sucesso? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.
- O que é taxa de conversão?
- Qual a importância da taxa de conversão?
- Como calcular a taxa de conversão
- Dicas para potencializar a taxa de conversão
- Potencialize a taxa de conversão do seu negócio!
O que é taxa de conversão?
De forma simples, a taxa de conversão mede em porcentagem quantos pessoas evoluíram para a etapa seguinte do funil de marketing em uma campanha. Ou seja, tráfego convertido em lead e lead convertido em cliente.
A taxa de conversão tem como principal objetivo mostrar a efetividade de cada investimento de marketing realizado pela empresa. Essa métrica inclui esforços como tempo e dinheiro em relação às vendas fechadas.
Por meio dela, o seu negócio é capaz de identificar os resultados das ações de Marketing Digital e saber o que tem dado certo e o que precisa ser repensado para não perder investimentos.
Além disso, a taxa de conversão se adapta aos diferentes tipos de ações realizadas pelo seu empreendimento. Por exemplo, ela pode quantificar as inscrições de uma newsletter, solicitação de orçamentos e preenchimentos de cadastros.
Outro ponto importante da taxa de conversão, é que por meio dela é possível identificar quantas pessoas passaram pelas etapas do funil de vendas. Ou seja, os visitantes que foram convertidos em clientes ao decorrer do seu contato com a empresa.
Qual a importância da taxa de conversão?
Ao observar a taxa de conversão frequentemente, a empresa se torna capaz de identificar brechas que têm prejudicado suas ações. Assim como, possibilidades de crescimento com ações que têm tido resultados positivos.
Dessa forma, é possível desenvolver estratégias para melhorar essas campanhas e até mesmo saber se vale a pena continuar com elas ou se é o momento de investir os esforços em outras pontas que podem ser melhor aproveitadas.
Além disso, a taxa de conversão, por se adaptar às etapas do funil de vendas, pode e deve ser utilizada também com o time de vendas. Assim, fica mais fácil observar quais abordagens estão sendo mais bem sucedidas.
No entanto, é preciso levar em consideração que existem fatores que podem influenciar diretamente essa métrica, como:
- Datas sazonais;
- Promoções (como a Black Friday);
- Eventos esportivos;
- Períodos específicos (Volta às aulas, por exemplo).
Sendo assim, fique de olho nessas variações que ocorrem ao decorrer do ano e aproveite para identificar possibilidades para aumentar a receita da sua empresa.
Como calcular a taxa de conversão
A taxa de conversão é uma fórmula simples e pode ser usada em diferentes momentos para entender a resposta a determinada ação realizada.
Para isso, é necessário apenas dividir o número de visitas pelo número de conversões. Por exemplo, se o seu site recebeu 1.000 visitas e teve 465 conversões, a taxa é de 46,5% ((465 conversões/1000 visitas)*100 = 46,5 de taxa de conversão).
Vale lembrar que essa fórmula pode ser utilizada para medir diferentes resultados de variadas ações, como:
- Número de cadastros;
- Solicitações de orçamento;
- Solicitações de materiais ricos;
- Inscrições em newsletters;
- Inscrições de e-mail marketing.
Portanto, identifique quais são as necessidades do seu empreendimento e analise a fundo os resultados que as ações atuais têm. Dessa forma, é mais fácil identificar pontos de melhoria e lapidar as estratégias.
Dicas para potencializar a taxa de conversão
Agora que você sabe o que é taxa de conversão e como fazer o cálculo, chegou a hora de colocar a estratégia em ação para potencializar as conversões do seu empreendimento.
Para isso, confira as dicas que separamos:
Faça testes A/B
Para aumentar a taxa de conversão da sua empresa com eficiência é preciso entender quais ações têm dado certo e em quais canais vale a pena investir. Isso está muito ligado ao ato de conhecer bem o seu público-alvo.
No entanto, em alguns momentos é necessário mais do que isso. Isso porque, algumas ações precisam ser colocadas em prática para que seja possível entender seus efeitos, o que deu certo e seus pontos de melhoria.
Para isso, são utilizados os testes A/B para identificar o que é efetivo e o que pode ser descartado em uma ação de Marketing Digital. Pode ser um botão diferente, uma copy escrita com outra linguagem e até imagens distintas.
Siga o funil de vendas
Uma das maiores vantagens que a taxa de conversão traz é identificar os hábitos dos visitantes, leads e potenciais clientes ao longo do funil de vendas.
Sendo assim, para cada etapa, desenvolva planos de ação e estratégias para engajar e motivar o contato a chegar a outra fase. Para isso, leve em consideração as particularidades de cada momento do funil, como:
- Aprendizado e descoberta;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Defina a linguagem da marca
Uma pessoa só realiza uma compra ou contratação quando sabe exatamente o que precisa e se aquela empresa pode oferecer um serviço de qualidade e confiável.
Sendo assim, é preciso que o seu negócio saiba comunicar sua missão, visão e valores com clareza. Dessa forma, o potencial cliente identifica a solução para suas dores e decide seguir com o negócio.
Isso pode ocorrer de diferentes formas, seja por meio de sites, newsletters, e-mail marketing ou abordagens mais diretas, como ligações e reuniões. Não importa por qual canal, você deve se comunicar com a mesma linguagem que o seu lead.
Esteja presente e ofereça suporte
Parte dessa comunicação que aproxima o potencial cliente da empresa está no suporte que é oferecido durante a jornada de compra. Isso significa que, ao se manter sempre preparado para esclarecer qualquer dúvida ou solucionar os problemas, o seu negócio mostra que está colocando essa pessoa em primeiro lugar.
Afinal, quem não gosta de ser bem atendido e ter ajuda quando surge uma dificuldade? Vale dizer que, um site bem estruturado, conteúdos de valor e abordagens de vendas vantajosas não são nada sem um atendimento de qualidade.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ações estratégicas pensadas para estimular a ação de uma pessoa que visita uma landing page, receber um e-mail marketing ou acessar um site. Por meio deles, a marca consegue fazer com que aquele visitante tome uma decisão.
Os gatilhos mais utilizados são:
- Reciprocidade;
- Escassez;
- Novidade;
- Prova social;
- Segurança;
- Compromisso;
- Confiança.
Identifique qual a melhor opção para utilizar com os leads da sua empresa e coloque essa estratégia em prática. Mas não se esqueça, mantenha uma comunicação clara, transparente e verdadeira com seus potenciais clientes.
Potencialize a taxa de conversão do seu negócio!
A taxa de conversão é uma métrica que analisa os resultados de determinadas ações que uma empresa realiza para atrair, converter e manter ativa sua carteira de clientes.
Essa prática tem como principal objetivo entender os efeitos de campanhas feitas, principalmente nos meios digitais, e como seus potenciais consumidores respondem a elas.
Para isso, é necessário dividir o número de visitas pelo número de conversões. O resultado desse cálculo representa a taxa de conversão do seu negócio.
Vale lembrar que, a fórmula pode ser utilizada para quantificar diferentes ações como: inscrições de uma newsletter, solicitação de orçamentos e preenchimentos de cadastros.
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