Strategic Sourcing: o que é e como aplicar na indústria?

A relação entre uma empresa e os seus fornecedores é tão importante como a associação entre um negócio e seu público, seja uma audiência na forma dos funcionários, ou externas diante de seus clientes, fato que torna o Strategic Sourcing uma ação de grande valor.

Uma estratégia desenvolvida para garantir que um negócio tenha acesso às melhores oportunidades possíveis dentro do seu mercado de acordo com as ações a serem tomadas em sua gestão, considerando também o valor associado aos seus gastos necessários.

Como na necessidade de uma padaria em comprar por produtos essenciais para a sua produção diária de pães e bolos, como farinha, ovos, além de outros elementos que destacam-se como itens indispensáveis para o seu nível de produção.

Uma relação que atinge não só os empreendimentos de pequeno porte, mas também um negócio de nível industrial, como uma empresa de usinagem de peças, que necessita de materiais químicos, assim como de equipamentos pesados para dar conta de sua demanda.

Questão de urgência que faz até mesmo com que o valor das suas mercadorias no mercado passem a ser comercializados por um preço mais alto, de acordo com o investimento necessário para se fazer negócios com os seus fornecedores.

É importante então saber como negociar com tal público utilizando do Strategic Sourcing como uma solução positiva nesse sentido.

Como funciona esse modelo de fornecimento?

Nesse modelo estratégico de fornecimento, sendo essa a tradução do termo Strategic Sourcing, uma companhia adota uma forma diferente de se relacionar com os mercados responsáveis por abastecer tal companhia de itens adequados para a sua produção.

É importante optar por canais menos custosos, no entanto é importante também observar outros pontos além do valor diretamente praticado por cada fornecedor, já que a longo prazo outras questões podem tornar um compra mais ou menos dispendiosa.

Pois ao procurar por uma empresa de montagem de painéis elétricos SP de qualidade, um cliente pode receber um trabalho de maior qualidade, com menos possibilidade de defeito em comparação com um negócio menor, de custo inferior.

E é esse mesmo tipo de situação que é levada em conta no Strategic Sourcing, no qual uma companhia passa a observar uma série de detalhes antes de contratar pelos serviços de um fornecedor específico, observando o custo total dessa oferta.

Um custo que está associado não só aos valores praticados em cima de um fornecimento específico, mas também outras informações, como as despesas com armazenamento ou até mesmo a baixa qualidade associada a tal tipo de mercadoria.

Levando assim a um processo de compras estratégicas que pode ajudar a indústria a alcançar melhores resultados, permitindo que uma empresa de tratamento de piscina, por exemplo, possa ter uma melhor performance dentro do seu mercado.

Tudo a partir de uma economia adequada, de estratégias a serem adotadas ao longo do tempo, sendo necessário adotar certas práticas positivas para isso.

Aplicando o Strategic Sourcing ao meu negócio

Para que uma companhia no meio industrial tenha sucesso ao adotar essa estratégia de fornecimento otimizado, é importante que ele tenha atenção às seguintes fases:

  • Fornecimento;
  • Planejamento;
  • Adaptação;
  • Elaboração.

Etapas que, se bem seguidas, podem fazer com que uma fábrica escolha melhor os seus fornecedores. O que nos leva então à importância de conhecer a fundo cada um desses tópicos em particular.

Fornecimento

Nessa etapa é importante coletar informações adequadas sobre os fornecedores disponíveis no mercado, de forma a identificar as características de cada um, encontrando assim a melhor opção para o seu negócio.

Planejamento

Após estudar os fornecedores, é importante analisar a própria empresa em si, assim como as suas necessidades, buscando então por realizar parcerias que estejam alinhadas aos seus negócios.

Adaptação

Assim como uma compra direta pode ser negociada entre um cliente e um vendedor, o mesmo pode ser feito em cima das transações a serem executadas entre uma fábrica e o seu fornecedor.

Sendo indicado adotar uma abordagem que seja positiva para ambos os lados dessa negociação, adaptando assim suas ações no mercado.

Elaboração

Por fim, é importante garantir que os benefícios do Strategic Sourcing sejam aplicados a longo prazo em sua companhia a partir da elaboração constante de propostas positivas para esse negócio, sendo estimuladas por meio de um treinamento adequado.

É um modelo de estratégia a ser recomendado até mesmo por um escritório de assessoria contábil para abertura de empresa, recomendando tal ação desde os primeiros passos de um novo negócio.

Uma ação positiva que é vista sendo adotada também por nomes grandes do mercado, como a construtora Gafisa e a fornecedora de alimentos JBS, além de muitos outros negócios que podem ter sucesso ao adotar essa estratégia diferenciada de fornecimento.

Acompanhando a longo prazo os efeitos positivos de tal prática para uma companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.