O que são stakeholders, qual a sua importância e como identificá-los?

Stakeholder são as partes interessadas que são impactadas direta ou indiretamente em um projeto. Descubra qual a sua importância e como afetam a reputação da sua empresa.

Todo projeto, produto ou negócio impacta e depende de alguma forma de pessoas ou instituições que fazem parte da sua realização.

Os Stakeholders são as partes interessadas, ou seja, os indivíduos, grupos ou instituições que influenciam ou são influenciados durante todo o processo.

Esse termo, que importamos do inglês, é amplamente usado no mundo do marketing, da gestão empresarial, nas áreas de vendas e até na arquitetura de softwares.

Acompanhe o conteúdo para saber o que é, como identificar um e qual a importância dele para o funcionamento da empresa. Acompanhe!

O que são stakeholders?

Stakeholder nada mais é do que uma empresa ou indivíduo que é afetado pelas ações do seu negócio. Em tradução livre, o termo significa algo como “partes interessadas”. 

O primeiro registro histórico do termo foi em um memorando da Stanford Research Institute, instituto de pesquisa sem fins lucrativos, em 1963. Nesse documento, stakeholder é definido como “membro dos grupos sem cujo apoio a organização deixaria de existir“.

Em 1980, o conceito foi trabalhado pelo filósofo norte-americano Richard Edward Freeman, que queria revolucionar a mentalidade da época.

A ideia básica era (e ainda é) mudar o comportamento de negócios que focam apenas nos números, metas, lucros e prejuízos. Freeman defende que empresas deveriam gerar valor, financeiro ou não, para todas as partes interessadas para ter sucesso.

Foi a partir dessa teoria que as empresas passaram a prestar mais atenção na forma em que os clientes são impactados por suas marcas.

De forma prática, toda e qualquer ação, positiva ou negativa, tomada por uma empresa tem o poder de impactar na vida de seus consumidores. Dessa forma, você enquanto consumidor se transforma em um stakeholder daquela marca.

Principais diferenças entre stakeholder e shareholder

Existe ainda um termo muito parecido: o shareholder. É comum confundir os dois, mas na prática, eles são coisas bem diferentes. 

Sendo os stakeholders um grupo de pessoas interessadas e impactadas, um shareholder é alguém dentro desse grupo, que possui ações na empresa.

No bom e velho português, é o que chamamos de acionista. Um shareholder é impactado de forma financeira com as ações da empresa. A função dele é investir capital na sua marca, podendo ganhar ou perder dinheiro dessa forma.

Afinal, qual a importância dos stakeholders?

Da mesma forma que sua empresa impacta um grupo de pessoas, o mesmo também acontece no sentido inverso. A satisfação desse grupo deve ser levada em conta para que todo impacto causado seja positivo.

Encontre objetivos em comum e procure manter um bom relacionamento com diferentes níveis de colaboradores. Do acionista ao consumidor, todos fazem parte de um valor integrado à sua empresa e que deve ser alimentado de maneira satisfatória.

Essa relação pode gerar frutos como:

  • Evitar impactos negativos;
  • Diminuir riscos;
  • Aumentar a produtividade.

Não se esqueça de que estamos falando de uma troca, portanto, é preciso entender que toda ação feita de um lado, será refletida no outro. Mantenha contato frequente com os stakeholders para alinhar objetivos e expectativas sobre seu projeto.

Tipos de stakeholders

Existem basicamente dois tipos de stakeholders: os primários e os secundários. É importante saber a diferença entre eles para entender como cada grupo age sobre a sua empresa.

Primários

Por exercer (e sofrer) maior influência, o grupo dos primários e aquele em que os acionistas, fornecedores, colaboradores e clientes, se encontram. Isso significa que são mais propícios a interferirem nas ações e decisões da empresa.

Secundários

Já o grupo dos secundários, é aquele que conta com interessados externos. Por exemplo, a imprensa, a comunidade local, o governo e o público em geral. Este grupo é importante, pois é diretamente impactado pela tomada de decisões e compõe a opinião pública. 

O nível de importância de cada um desses grupos varia de acordo com o seu projeto. A comunidade local pode não ser tão relevante para a sua empresa, mas para uma ONG, ela ganha muito mais destaque. Tudo depende do seu objetivo.

Como gerir bem os stakeholders

Você já deve ter percebido que manter todos os interessados satisfeitos, não deve ser uma tarefa fácil. Ter uma gestão eficiente é essencial para um resultado positivo. Para isso, basta ficar atento e garantir que ambas as partes estão alinhadas.

Mantenha uma boa relação

Procure construir um relacionamento saudável com seus stakeholders. Manter uma comunicação constante e com confiança, faz com que o processo ocorra de forma natural.

Considere os interesses de ambos os lados e procure priorizar a experiência do cliente, ou nesse caso, dos stakeholders. Passar uma boa impressão é fundamental para um bom relacionamento.

Leve em conta o lado humano

Antes de tudo, devemos lembrar que os stakeholders são humanos, ou no caso das instituições, são compostas por pessoas. Isso quer dizer que independente de todo planejamento, ainda é necessário contar com um fator de imprevisibilidade.

Aspectos emocionais devem ser considerados quando falamos de relacionamentos humanos. O equilíbrio e uma boa gestão dessas características é o que vai garantir o sucesso da sua empresa.

Tenha uma comunicação clara

Já não é novidade para ninguém que uma boa comunicação é a base para qualquer negócio ou relacionamento. Por isso, dedique esforços para que a comunicação entre sua empresa e os stakeholders seja o mais clara possível.

Dê abertura para que os grupos interessados possam opinar e sinalizar quando houver algum problema. Escute o que eles têm a dizer e se mostre disposto a resolver o problema.

Quanto mais sincera e direta for a comunicação, melhor serão seus resultados.

Identifique seus stakeholders e potencialize seu negócio!

Os Stakeholders são todas as partes interessadas no processo, ações e decisões da sua empresa. Seja interno ou externo, cada stakeholder é uma peça importante no seu processo.

Saber gerir cada um deles e entender como sua empresa impacta e gera valor em suas vidas é fundamental para a reputação do seu negócio.

Mais do que simplesmente ter lucro, seu produto ou serviço deve ser capaz de contribuir de alguma forma para essas pessoas ou grupos.

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