O que é Social Media Marketing e como criar estratégias de Marketing para Redes Sociais

Social Media Marketing é a estratégia de criação de campanhas e conteúdos para promover negócios nas Redes Sociais. Saiba mais sobre o que é SMM e como trabalhar com essas ações de marketing.

Seja para publicar fotos de família ou para comprar e vender itens, as redes sociais se tornaram parte do cotidiano das pessoas.  

Por esse motivo, as mídias são importantes também para microempreendedores e grandes marcas. Com elas, as empresas passam a fechar mais negócios e consolidar seu nome

No entanto, fazer marketing para esses espaços não é somente criar um perfil e publicar algumas imagens. É preciso desenvolver um planejamento, ter uma meta e analisar constantemente os resultados. 

É aqui que entra o Social Media Marketing (SMM), uma estratégia que tem como principal objetivo as redes sociais das empresas. Acompanhe o artigo e entenda o impacto que o Social Media Marketing possui e como aplicar efetivamente.

O que é Social Media Marketing?

O Social Media Marketing (SMM) é uma estratégia voltada para ações nas redes sociais. Ou seja, é o marketing feito para utilizar as mídias digitais como principal meio de comunicação.

Esse conceito se torna cada vez mais presente na vida das pessoas que trabalham com comunicação. Isso porque, as plataformas sociais fazem parte do cotidiano de seus consumidores e potenciais clientes.

Dessa forma, a demanda por campanhas específicas para esses locais aumentou consideravelmente. Ainda mais com a popularização de redes como Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp.

O SMM tem como propósito principal utilizar esses espaços online para que marcas promovam seus produtos ou serviços por meio de Marketing de Conteúdo e até mesmo mídia paga. 

Por que investir em Social Media Marketing?

As redes sociais concedem às marcas um grande potencial de crescimento. Isso porque, são nesses espaços que seu público se concentra. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, banco internacional de estatísticas, o Brasil está entre os 5 países que mais utilizam as redes sociais.

Segundo o estudo, no final de 2021 o Brasil somava mais de 159 milhões de pessoas acessando essas plataformas diariamente. 

Esse dado mostra o poder que as redes sociais possuem e o impacto que tem na vida das pessoas. Por esse motivo, é essencial que as empresas estejam nesses espaços. 

Além disso, se torna necessário que os empreendimentos desenvolvam estratégias assertivas para cada plataforma e público presente nela. 

Vale ressaltar que, construir um bom planejamento das redes traz benefícios como:

  • Maior proximidade com o público;
  • Mais engajamento;
  • Oportunidades de vendas recorrentes;
  • Custo-benefício.

Dicas para desenvolver uma estratégia de Social Media Marketing

Já se tornou um fato que as redes sociais se tornaram parte do dia a dia das pessoas. Basta um clique para compartilhar um pensamento, deixar um comentário ou realizar uma compra. 

Por esse motivo, é necessário que as empresas fiquem atentas às novidades e estruturem estratégias de marketing assertivas. 

Confira as principais dicas para o seu empreendimento se destacar com o Social Media Marketing:

Escolha as plataformas certas

Existem centenas de redes sociais pelo mundo, elas vão desde plataformas voltadas para fotos até locais focados no trabalho. 

Sendo assim, o primeiro passo na hora de criar uma estratégia de Social Media Marketing é definir quais são os canais que sua empresa deve estar. Vale lembrar que, não é preciso estar presente em todas elas.

Isso porque, o seu público-alvo não está em todas. Sendo assim, vale realizar pesquisas com sua audiência para entender melhor seus hábitos online. 

A partir disso, se torna mais simples identificar quais são os locais ideias para concentrar seus esforços de marketing. Dessa forma, é garantido que as pessoas certas encontrem sua marca. 

Com isso, os leads que chegam possuem uma taxa de conversão maior, uma vez que eles fazem parte do perfil ideal do cliente. Além disso, a sua empresa economiza tempo e dinheiro, podendo investir em outras pontas mais urgentes. 

Defina um calendário de publicações

Para que qualquer estratégia tenha sucesso é preciso planejamento e organização. Isso porque, fazer publicações sem definição prévia acaba prejudicando toda a estratégia nas redes sociais. 

Com um calendário bem definido a marca é capaz de aumentar sua relevância e seu Brand Awareness. Além de construir uma experiência positiva para os usuários. 

A partir disso, maiores oportunidades de vendas aparecem, uma vez que o público passa a reconhecer a identidade da sua empresa. 

Além disso, com uma cadência de postagens bem estruturada, a otimização dos conteúdos é melhor. Isso faz com que os perfis da sua empresa cheguem ao topo nas listas de busca e mais pessoas os encontrem. 

Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas para visualizar esse planejamento como o Trello, Notion ou Asana para definir as publicações de forma mais organizada. 

Invista em formatos diferentes

Uma das maiores vantagens de trabalhar com as redes sociais é a variedade de plataformas e meios de se comunicar com a audiência. 

Além disso, dentro do próprios canais existem modelos diferentes de fazer conteúdo, como o Instagram, por exemplo, que possui formato de imagens, Reels, Stories e IGTV. 

Essa variedade pode ser utilizada para diferentes abordagens de acordo com as necessidades do seu público-alvo. 

Se a sua empresa vende produtos, você pode criar vídeos mais longos com reviews e tutoriais dos itens. Isso faz com que mais pessoas conheçam a sua marca e como ela pode ajudar a sanar suas dores. 

Dentro dessas plataformas são inúmeras as possibilidades de desenvolver uma relação com os consumidores, o céu é o limite.

Saiba qual o perfil de cada rede

Cada rede social possui características únicas que as diferenciam das demais. Por esse motivo é preciso realizar uma análise profunda de como a empresa deve trabalhar com cada plataforma. 

O Twitter, por exemplo, é uma rede ideal para conversar de forma mais direta com os consumidores e potenciais clientes. Isso porque, ela é uma rede mais ágil e recebe bem melhor textos. 

Já o Instagram deve ser utilizado para desenvolver uma conexão maior com os usuários. Por meio dele a empresa pode compartilhar mais informações sobre seus produtos ou serviços. 

Plataformas como Tik Tok e Pinterest possuem um maior apelo visual, uma com foco em vídeos curtos e outra quase exclusivamente com fotos. Nelas, a marca pode trabalhar seu branding. 

É importante ressaltar que, mesmo com características distintas, todas as plataformas devem manter a identidade visual da empresa e manter seu tom de voz.

Busque engajamento

O engajamento é um dos principais objetivos na hora de estabelecer uma estratégia de Social Media Marketing. Com ele, a empresa cria uma conexão mais próxima com o público e gera mais vendas. 

Para isso, é preciso que a marca trabalhe com ações que incentivem compartilhamentos, comentários e likes.

A empresa deve utilizar Marketing de Conteúdo para desenvolver materiais de qualidade para seus seguidores. 

Por meio deles, o negócio consegue entender e sanar as dores e necessidades da sua persona e assim aumentar ainda mais a taxa de engajamento.

Analise as métricas

Depois de construir um calendário de publicações, escolher as melhores plataformas e formatos, chegou a hora de entender os resultados desses esforços. 

Para isso, a empresa deve ficar de olho em algumas métricas como:

  • Alcance;
  • Engajamento;
  • Seguidores;
  • Sentimento de marca;
  • Crescimento por canal;
  • Taxa de Clique;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de conversão.

A partir delas se torna possível entender quais abordagens deram certo e quais os pontos de mudança e melhoria que as redes sociais da sua marca precisam ter.

Ferramentas para Social Media Marketing

Para colocar em prática todas as dicas que citamos no tópico anterior, a empresa deve contar com algumas ferramentas essenciais para o sucesso do Social Media Marketing.

Com elas, é possível otimizar a estratégia nas redes sociais e utilizar os recursos certos para atingir os objetivos do seu negócio. Confira:

Agendamento

Para economizar tempo e garantir que as publicações sejam feitas nos dias e horários certos, a empresa pode contar com a ajuda de alguns recursos. 

Com eles é possível otimizar as postagens e aumentar a eficiência na rotina de trabalho, são elas:

  • Hootsuite;
  • Buffer;
  • Postfity;
  • Later Bro;
  • Instamizer.

Análise

Analisar dados é uma etapa essencial em qualquer estratégia de marketing, ainda mais nas redes sociais.

Para isso, utilize recursos voltados para coleta de informações para identificar os hábitos dos seus consumidores e como está a performance das suas publicações.

Algumas ferramentas indicadas são:

  • Sprout Social;
  • HubSpot;
  • TapInfluence;
  • BuzzSumo;
  • Snaplytics;
  • Curalate.

Invista em Social Media Marketing e potencialize sua marca!

Social Media Marketing é uma estratégia que foca em utilizar as redes sociais como principal canal de comunicação entre uma empresa e seus consumidores. 

Com ela, a marca consegue estruturar e implementar ações cada vez mais assertivas para seu público. Além de aumentar seu Brand Awareness e se tornar relevante em seu nicho. 

Para isso, é necessário entender bem sua persona e quais seus principais hábitos online. A partir desse ponto, o empreendimento é capaz de desenvolver boas ações nas redes. 

Em consequência, a taxa de conversão aumenta e maiores possibilidades de negócios aparecem e tudo isso por meio de conteúdos de qualidade.

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