SMO: saiba como os conteúdos do seu negócio podem ser otimizados para as redes sociais

Social Media Optimization (SMO) é um conjunto de técnicas utilizadas para ampliar a estratégia digital de uma marca nas redes sociais. Acompanhe o conteúdo e saiba como seu negócio pode trabalhar melhor nas mídias.

Para possuir uma estratégia de Marketing Digital potente é imprescindível a implementação do SEO (Otimização de Mecanismos de Busca). No entanto, não é apenas em um site que a sua empresa deve se destacar. 

O uso das redes sociais tem se tornado cada vez mais comum e por esse motivo é necessário adotar técnicas específicas para elas. 

Dessa demanda nasceu o SMO (Social Media Optimization), que tem como objetivo principal o desenvolvimento e análise de matérias apenas para espaços digitais. 

Com ele, é possível determinar as melhores ações para que a marca atinja seus objetivos de forma mais assertiva.

Aprenda o que é SMO, sua importância, vantagens e dicas de como aplicar.

O que é SMO?

O SMO (Social Media Optimization), ou em português Otimização de Mídias Sociais,  são técnicas que colocam as empresas no radar das redes sociais.

A finalidade do SMO é fazer com que uma marca atue da forma correta nesses ambientes online. Além de aumentar o engajamento de maneira orgânica por meio da produção de conteúdo, estreitar a relação com os usuários e aumentar a receita da marca.

Suas técnicas permitem o acompanhamento de todo o processo de criação de conteúdo nas redes. 

Partindo da publicação e seguindo pela análises do que deu certo ou não, sempre em busca de garantir uma maior visualização da marca nos canais.

Quais são as maiores vantagens do SMO? 

Com o algoritmo do Google se tornando um fator de ranqueamento também para as redes sociais, é preciso estar alinhado para conquistar um engajamento e ficar exposto nas primeiras páginas.

A partir disso, o SMO não só ajuda a aumentar os números e a imagem da marca, como também traz outros benefícios. Confira:

Aumenta o engajamento com o público

Nos dias de hoje estar conectado é algo praticamente obrigatório e cada vez mais pessoas buscam manter um relacionamento próximo com a marcas que os represente.

Com isso, se faz necessário que as empresas busquem formas de estreitar cada vez mais sua conexão com o público. 

Humanizar a marca é um dos passos para conquistar esse espaço e tornar os usuários em defensores. 

A partir desse momento, os comentários, curtidas e compartilhamentos se tornam ainda mais recorrentes, fazendo com que mais pessoas encontrem os perfis da marca.

Reduz os custos de marketing nas redes sociais

Colocar as estratégias de marketing em prática requer um orçamento dedicado às plataformas de mídia, já que são indispensáveis ferramentas para anúncios e campanhas.

O SMO entra com a estratégia garantindo as chances de aumentar o engajamento dos conteúdos, o que em consequência também aumenta o ROI (Retorno sobre o investimento).

Ou seja, diminui os custos investidos em marketing de redes sociais.

Integra as redes sociais a outros canais de comunicação

A integração das redes sociais em outros canais digitais aumenta ainda mais as chances de resultados. 

Por esse motivo é necessário que a empresa coloque links nos perfis para direcionar o usuário para outros canais. Como por exemplo, sites, perfis em outras redes, e-mail, entre outros.

As principais diferenças entre SEM, SEO, SMO e SMM

Alguns conceitos dentro do Marketing Digital podem confundir, no entanto é necessário prestar atenção em cada um deles e analisar qual será o mais viável para as suas estratégias.

É importante levar em consideração também, qual desses recursos podem ser trabalhados juntos para potencializar os esforços. Confira quais são:

SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Mecanismos de Busca, é um conjunto de técnicas utilizadas, de maneira orgânica, para otimizar o ranqueamento nas páginas de resultados de buscadores, como o Google. 

Este conceito se alinha com o SMO, já que sua finalidade é aumentar o alcance do conteúdo nas pesquisas.

SEM

SEM (Search Engine Marketing), no português Marketing para Mecanismos de Buscas, tem a finalidade de otimizar os resultados no Google. No entanto, ele também age de maneira paga.

SMM

SMM (Social Media Marketing) é mais amplo do que o SMO. Isso porque ele age de acordo com todas as ações de marketing voltadas para redes sociais, de maneira orgânica e paga.

O SMM busca formas de colocar a marca em uma posição que gere engajamento, relacionamento e oportunidades de negócio.

Dicas para aplicar o SMO com excelência

Agora que você conhece um pouco mais essa estratégia, chegou a hora de implementá-la. Confira algumas dicas essenciais para aplicar o SMO da forma correta:

Conheça seu público

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing é necessário entender um pouco mais sobre a audiência.

Nesse momento, o ideal é desenvolver uma persona, perfil semi-fictício do cliente ideal. Dessa forma, é possível segmentar os clientes que deseja alcançar para personalizar as mensagens que deseja passar.

Use palavras-chave

Alinhar SEO ao SMO é uma ótima estratégia para potencializar os resultados das estratégias de marketing digital.

Partindo disso, o uso de palavras-chave é uma excelente técnica na ajuda do engajamento do público com as redes sociais. 

O ideal é escolher a palavra-chave de acordo com seu nicho ou conteúdo. Depois de definidas basta inserir nas descrições, títulos e até mesmo na biografia dos perfis da marca.

Essa prática facilita a busca do usuário pela empresa. Ao pesquisar no Google por “dentista”, por exemplo, a sua rede social pode ser uma das primeiras a aparecer na página de resultado.

Otimize o conteúdo

A otimização do conteúdo tem muita relação com o título que se dá à publicação. 

O ideal são títulos que instiguem o usuário a visualizar o post e apresente apenas o que o conteúdo realmente entrega.

Vale lembrar que é indispensável que o título tenha relação com o conteúdo. Isso porque o leitor não vai gostar de ler o que não estava procurando.

Encontre a frequência certa para postar

Para saber a frequência certa das publicações, assim como horários, é preciso analisar as KPIs relevantes durante um tempo para identificar esse fator. 

Com isso, se torna muito mais fácil entender os comportamentos dos usuários para que as publicações alcancem um engajamento maior.

Reutilize conteúdos

O SMO permite reutilizar os conteúdos. Isso porque, com ele é possível usar a mesma ideia e adequar ao tipo de canal a ser publicado, inclusive em formatos diferentes. 

Não tem problema nenhum usar um conteúdo antigo que gerou um alto engajamento e compartilhá-lo novamente.

Crie materiais compartilháveis

Uma das principais estratégias para o SMO dar certo é o compartilhamento dos conteúdos. 

Deste modo, é possível abranger o número de usuários fazendo com que aumente o engajamento. 

Textos curtos, com CTAs e botões de compartilhamento, são uma ótima estratégia.

Otimize seus conteúdos!

Implementar as práticas de SMO nos perfis da sua empresa é essencial para vê-las crescer e atingir novos públicos. 

Vale lembrar que essa estratégia aproxima o público, ajuda a engajar essa audiência e ainda por cima é ótima para converter leads.

Por isso, invista em SMO e veja os resultados da sua marca crescerem no mundo digital.

O Marketing para Indústria te ajuda com várias estratégias para melhorar os resultados da sua indústria no marketing digital!