Saiba o que é SEO negativo e como seu site pode ser protegido

seo negativo

SEO negativo são práticas indevidas que podem prejudicar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Saiba como sua indústria pode se defender desses ataques.

Utilizar práticas desleais de SEO acarretam em punições severas por parte dos mecanismos de buscas nos sites que optam pelo caminho mais fácil. 

Além disso, seguir por esse caminho leva a marca a ficar com sua imagem negativa. O que pode impactar as vendas.

Ações como o plágio de conteúdo, criação de links carregados de vírus ou spam com direcionamento para o site são algumas práticas do SEO negativo. 

Continue no artigo e saiba mais sobre as práticas nocivas de SEO negativo e como a sua indústria pode se proteger. Acompanhe!

O que é SEO negativo?

O SEO negativo é um conjunto de práticas que prejudicam o posicionamento de sites nos buscadores, como o Google por exemplo.

Essa estratégia desleal é aplicada por empresas concorrentes que têm interesse em subir posições na SERP, a página de resultados do mecanismo de pesquisa.

O perigo dessas ações está no fato de que, mesmo que um site siga corretamente as diretrizes de SEO, ela pode sofrer penalidades se for vítima de práticas desleais.

Além disso, existem cuidados que você pode ter para que o site não sofra penalidades, como:

  • Não utilizar palavras-chave no código fonte;
  • Priorizar qualidade acima de quantidade;
  • Não comprar links. 

As ações mais comuns do SEO negativo são:

Plágio

Reproduzir o conteúdo de outra pessoa como seu é uma ação grave. Além disso, plágio é crime, previsto no artigo 184 do Código Penal3. 

A maioria das vítimas são os sites que aplicam a estratégia de Marketing de Conteúdo com produção intensa de textos exclusivos para seus blogs.

O algoritmo do Google possui capacidade de identificar conteúdos duplicados e aplicar punições. Entre elas, pode ocorrer a exclusão do material e o site corre o risco de ser banido.

Links desconexos 

Neste caso é usado incorretamente uma das estratégias de SEO, o Link Building. Uma estratégia focada na troca de links entre sites para que ambos conquistem maior tráfego orgânico.

Essa prática indevida é aplicada quando alguém foca na quantidade de links inseridos e não na qualidade. 

Esse é um erro que coloca em perigo o site e toda estratégia de SEO que a marca construiu.

Sites sem certificado de segurança 

Sem um certificado de segurança para proteger o site, ele fica em aberto para a invasão de hackers usarem dados de clientes para algo ruim. 

Essa prática é extremamente perigosa e afeta tanto a marca quanto os usuários. 

Invasão de hackers

O site vira alvo de hackers que podem até modificar o código para que o mesmo não apareça mais nos buscadores, prejudicando sua reputação. 

Dicas para se proteger do SEO negativo

Ser alvo das práticas nocivas do SEO negativo não é algo que possa ser previsto. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a proteger o seu site. Confira:

Preste atenção nos programas maliciosos

A primeira dica é observar se há presença de vírus e malwares, para que possa deletá-los a tempo, antes de prejudicar a reputação do site e sofrer as punições.

Cuidado com menções nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente estratégia de Marketing Digital para qualquer marca. 

Mas quando se trata de SEO negativo, é preciso ficar de olho nelas um pouco mais de perto. 

Estar sempre atento a perfis falsos ou envio de mensagens mentirosas e negativas contra a empresa é uma dica valiosa para se proteger.

Crie conteúdos originais

Como mencionamos anteriormente, qualquer sinal de plágio que o Google encontre em um conteúdo é prejudicial ao site. 

Por esse motivo, criar conteúdos originais é uma ótima maneira de escapar do SEO negativo e afirmar a autoridade no assunto perante o mercado. 

Ferramentas essenciais contra o SEO negativo

Além de seguir as práticas que ajudam contra o SEO negativo, também há algumas ferramentas essenciais. Confira:

Google Search Console

Essa ferramenta auxilia no processo de SEO do site, avaliando o tráfego e encontrando as melhorias necessárias.

O Google Search Console também permite identificar links duplicados, o que ajuda contra o SEO negativo. 

Google Disavow Tool 

Essa ferramenta é usada para desativar os link impróprios do site, ou seja, aqueles que estejam prejudicando a página. 

Para o uso dela é recomendado contar com a ajuda de um profissional de SEO, já que a ferramenta é um pouco complexa.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools serve para monitorar o posicionamento de uma página no Google. 

Parecido com o Google Serach Console, é outra ferramenta que ajuda contra o SEO negativo.

Moz – Open Site Explorer

Já o Moz é uma ferramenta usada para monitorar backlinks acessando seus dados. Com ele a empresa consegue analisar os links de forma simples e intuitiva.

Pingdom

Essa ferramenta é ligada à velocidade do carregamento da página, ela analisa problemas de desempenho e ajuda a empresa a diagnosticar o erro. 

Invista na proteção do seu site

O SEO negativo é uma prática que prejudica um site. Com ele, uma página pode ser banida do rankeamento do Google. 

No entanto, existem boas práticas que ajudam as empresas a cuidarem do seu espaço e conquistarem ainda mais relevância com seus conteúdos.

Por isso, invista na proteção do seu site e conceda um espaço seguro e confiável para os seus visitantes.

Continue acompanhando o blog Marketing para Indústria e conheça outras estratégias capazes de te ajudar na internet!