O sucesso de um negócio online depende muito do número de visitantes diários e da conversão destes usuários. Sem ser encontrado e visto por muitas pessoas, dificilmente um e-commerce atingirá as vendas desejadas.
E ao ser visto, é preciso que o site ofereça bons motivos para que os visitantes deixem algum cadastro ou contato, mesmo que não efetue nenhuma compra no primeiro momento.
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Muitas lojas virtuais seguem investindo apenas na atração de visitantes. E isso é realmente fundamental! É necessário ter estratégias para ser encontrado nas buscas orgânicas do Google, é um grande diferencial poder investir em links patrocinados. Um trabalho ativo e dinâmico nas redes sociais também é certeiro para que mais usuários acessem seu site.
Mas e aí? O aumento do número de acessos ao seu site está resultando em mais vendas? Sua base de contatos está crescendo? Estas pessoas que estão visitando seu e-commerce estão de alguma forma se tornando leads?
Saiba agora como aumentar sua taxa de conversão com uma ferramenta divertida e eficiente!
O que são leads?
Talvez você esteja se perguntando o que é um lead. Estamos falando em aumentar a conversão de visitantes em leads, mas o que isso significa?
Um lead é um potencial cliente da sua loja e que já demonstrou algum interesse no que você oferece. Ele fez uma pesquisa ou te encontrou nas redes sociais, gostou da chamada, entrou no seu site e realizou cadastro, seja para participar de alguma oferta, receber algum material informativo ou mesmo iniciou o processo de alguma compra.
Independente do tipo de cadastro que ele fez, trata-se de um consumidor com potencial e interesse para se tornar cliente. E a partir do momento que ele deixa dados de contato em seu site, você ganha a oportunidade de se relacionar com esse lead até que ele venha a efetuar uma compra com você.
Visitantes sem conversão
Após compreender melhor o que é um lead, fica mais claro porque é tão importante trabalhar a conversão. Um visitante, apesar de ter entrado em seu site por interesse próprio, ainda não se tornou de fato um cliente em potencial.
Ele pode ter entrado por curiosidade, ou estava buscando uma informação que ele pensou que encontraria na sua página, mas não necessariamente encontrou. Enquanto este usuário não realizar nenhum tipo de cadastro, você não terá o seu contato e dessa forma terá mais dificuldades em se relacionar e engajá-lo para se tornar seu cliente.
Imagine você que 90% dos seus visitantes não se convertam em leads. Isso indicaria duas possibilidades:
1 – suas estratégias de atração de usuários não estão assertivas e você está levando até o seu site pessoas que não se encaixam no perfil do seu negócio;
2 – suas estratégias podem sim estar adequadas, mas a sua loja não oferece atrativos e facilidades para que os visitantes se interessem em realizar algum cadastro.
Quanto menos conversões, mais os seus investimentos em divulgar o site estarão sendo “desperdiçados”. Aqui neste artigo vamos focar em uma iniciativa eficaz para evitar que a segunda possibilidade ocorra.
Como converter os visitantes?
Existem formas diversas de converter e o ideal é que você aplique mais de uma delas em seu e-commerce. Mas uma maneira diferenciada de gerar leads e ao mesmo tempo já possibilitar um engajamento é por meio de roletas que fazem uso de um conceito chamado Gamificação.
O que é Gamificação?
Vamos abrir um rápido parêntese aqui apenas para que você entenda este conceito ainda novo aqui no Brasil.
A Gamificação se baseia em elementos de jogos para atingir os objetivos com mais sucesso. É uma maneira diferenciada de atingir as pessoas. Sim, ao explorar conceitos de jogos, essa técnica passa a se associar a fatores psicológicos, ativa os chamados gatilhos mentais e isso torna sua eficácia maior.
Aplicação prática
Você agora deve estar se perguntando: ok, mas como vou aplicar em minha loja virtual algo que influencie até mesmo o psicológico dos meus visitantes? Como oferecer uma solução que tenha técnicas de jogos e desperte a curiosidade e o interesse dos usuários?
Existem roletas que te permitem oferecer prêmios, brindes, cupons, dentre outras opções para atrair a atenção dos visitantes. Você define todas as opções da roleta, escolhe quais os percentuais de probabilidade de sair cada item, personaliza a imagem de fundo, em qual página do site a roleta vai aparecer. Enfim, a estratégia fica toda por sua conta para fazer aquilo que vai chamar mais a atenção do público de acordo com o perfil do seu negócio.
E isso funciona?
Sabe o motivo para essa ferramenta ser extremamente eficiente? Tem um funcionamento bastante simples e é muito prático para o usuário se cadastrar. Em poucos segundos ele preenche os dados e lança a sorte.
Não tem custo nem para você e nem para os visitantes. No caso dos seus potenciais clientes, o pior que pode acontecer é cair um “Não foi desta vez”, mas sorte é assim mesmo, concorda?
Caso ele ganhe algum prêmio oferecido, certamente ele já vai se tornar um lead engajado. Imagine, por exemplo, que o usuário entre no seu site, veja a roleta e se interesse em jogar, pois alguns dos prêmios são atrativos para o que ele está buscando.
Ele está em um dia de sorte e ganha um cupom com 20% de desconto em qualquer produto da loja. Qual a probabilidade deste lead não efetuar uma compra neste exato momento ou não retornar depois para usufruir deste benefício? Certamente é um percentual muito baixo.
Aplique este recurso em seu e-commerce e veja você mesmo como as roletas podem aumentar e muito sua base de leads, seu engajamento e suas vendas!