O ROAS é um cálculo voltado para a análise dos investimentos realizados para anúncios. Entenda como o seu negócio pode colocar em prática essa leitura para melhorar sua publicidade.
Anúncios pagos já são uma realidade para a maioria das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. De maneira geral, comprovadamente, os anúncios no Google podem transformar a performance de uma empresa. Seja a curto prazo com anúncios pagos ou a médio e longo com orgânicos.
Essa métrica surge com a necessidade de se avaliar ou mensurar o quanto a estratégia do tráfego pago está, de fato, sendo vantajosa.
Isso porque, o valor gasto para que a página ou site da empresa esteja nos primeiros lugares nos principais mecanismos de busca é um excelente investimento.
Vale ressaltar que nenhuma estratégia de Marketing Digital é capaz de trazer muitos resultados positivos se utilizada de maneira isolada – com o anúncio pago também é assim.
Se esse papo parece um pouco confuso, fique calmo. Ao decorrer deste artigo iremos explicar melhor sobre o ROAS e como ele pode ajudar a sua empresa a investir melhor nos recursos digitais!
- O que é ROAS?
- Qual a influência do ROAS no Marketing Digital
- Principais diferenças entre ROAS e ROI
- Como calcular o ROAS?
- Como sua empresa pode melhorar o ROAS
- Fique sempre de olho nas métricas!
O que é ROAS?
ROAS é a sigla para “Retorno sobre o investimento publicitário”. Uma métrica utilizada para medir o retorno financeiro obtido por uma empresa em relação ao valor investido em publicidade.
Este cálculo é feito com o valor do resultado obtido pelo negócio (receita) e dividido pelo valor gasto em publicidade e/ou tráfego pago.
O resultado é apresentado como uma proporção ou um índice, geralmente com uma escala de 100.
Para critérios avaliativos, quanto maior o valor resultante do cálculo, melhor é a eficiência do investimento publicitário da empresa.
Ou seja, o tráfego pago está rendendo mais cliques no site ou qualquer outro resultado previamente determinado.
Qual a influência do ROAS no Marketing Digital
O ROAS é uma métrica importante para o Marketing Digital, pois permite às empresas medir o desempenho de suas campanhas publicitárias online. Além de, avaliar se o investimento em publicidade está trazendo o retorno esperado.
Com o conhecimento do ROAS, as empresas podem tomar decisões informadas sobre como organizar melhor seus recursos publicitários. Seja ajustando as estratégias de targeting, otimizando as campanhas existentes ou investindo em novas ações.
Além disso, o ROAS é útil para comparação entre diferentes canais e tipos de publicidade, permitindo que as empresas determinem qual abordagem é mais eficiente.
Isso pode ajudar a maximizar a eficiência do orçamento publicitário e aumentar o retorno sobre o investimento em geral.
Principais diferenças entre ROAS e ROI
É muito comum a confusão entre o que é o ROAS e ROI (Retorno sobre investimento).
Elas compartilham semelhanças, mas as diferenças são fundamentais para escolher qual dessas métricas adotar para cada negócio. Conheça melhor:
Escopo
O ROAS é específico para o investimento em publicidade. Já o ROI é uma métrica mais ampla que pode ser aplicada a qualquer tipo de investimento realizado pela empresa durante um determinado período.
Neste caso, cada negócio define quais são os valores comparativos para o ROI, o que pode mudar de acordo com o nicho de mercado que a empresa atua.
Cálculo
O cálculo feito no ROAS é feito ao dividir a receita gerada pelo valor investido em publicidade. Já o ROI é calculado de maneira diferente, onde o resultado é obtido pelo investimento dividido pelo valor investido.
Ênfase
A métrica ROAS se concentra apenas no retorno sobre o investimento publicitário específico como Google Ads, turbinar post em Instagram ou até mesmo do Facebook Ads.
Já o ROI se concentra no retorno sobre o investimento total da empresa.
Uso
O ROAS é mais utilizado em campanhas publicitárias, enquanto o ROI é utilizado em uma variedade de decisões de investimento, incluindo, mas não limitado à publicidade.
Podemos considerar o ROAS e o ROI como métricas complementares e ambas são importantes para avaliar o sucesso financeiro de uma empresa.
Como calcular o ROAS?
A fórmula para calcular o ROAS (Retorno sobre o Investimento Publicitário) é a seguinte:
ROAS = (Receita gerada pelo investimento em publicidade) / (Investimento em publicidade) X 100
Onde temos:
- Receita gerada pelo investimento em publicidade é o total de receita obtida diretamente a partir das campanhas publicitárias;
- Investimento em publicidade e o valor total gasto em campanhas publicitárias, incluindo gastos com anúncios online, meios de comunicação tradicionais, etc.
Como sua empresa pode melhorar o ROAS
Assim como qualquer ação efetiva nas empresas e indústrias, o ROAS pode ser melhorado de acordo com a necessidade. Ou seja, se você fez o cálculo do seu negócio e notou um resultado ruim, vale a pena buscar outros caminhos.
Selecionamos algumas dicas para que você possa melhorar o ROAS do seu negócio e, consequentemente, conseguir utilizar os recursos no lugar certo. Confira:
- Otimização de Campanhas Publicitárias: analise constantemente as métricas de desempenho das campanhas publicitárias e faça ajustes para melhorar a eficiência;
- Segmentação de Público-Alvo: segmente o público-alvo para incluir apenas aqueles consumidores que são mais propensos a comprar o produto ou serviço oferecido;
- Conteúdo Relevante: forneça conteúdo relevante e valioso aos consumidores para aumentar a conversão e, consequentemente, o ROAS;
- Redução de Custos: reduza os custos das campanhas publicitárias, por exemplo, procurando descontos em plataformas publicitárias, negociando taxas de anúncios, entre outras medidas;
- Testes A/B: realizar testes A/B para comparar o desempenho de diferentes versões de campanhas publicitárias ajuda a identificar o que está funcionando melhor e otimizar o ROAS.
Fique sempre de olho nas métricas!
A métrica de um negócio é o seu termômetro, ou seja, ela é capaz de avaliar o desenvolvimento de uma empresa em suas diversas áreas.
Uma métrica que avalia o impacto das campanhas de marketing é diferente da que mensura a quantidade de vendas.
Porém, as duas são necessárias para o funcionamento de um negócio e, consequentemente, as próximas tomadas de decisão.
Sendo assim, ROAS é um cálculo crucial para o Marketing Digital. Isso porque, ele permite que as empresas avaliem o sucesso de suas campanhas publicitárias online e tomem decisões informadas sobre alocação de recursos.
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