Relação entre satisfação no trabalho e comportamento dos funcionários

Relação entre satisfação no trabalho e comportamento dos funcionários

A opinião comum é que um trabalhador satisfeito é um trabalhador produtivo. Uma força de trabalho satisfeita criará uma atmosfera agradável dentro da organização para ter um bom desempenho. 

Portanto, a satisfação no trabalho tornou-se um tema importante para a gestão de pessoas nas empresas. Quando um funcionário sente satisfação com o trabalho que realiza ele tem motivação para se esforçar mais. 

O que é satisfação no trabalho?

“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia na sua vida”, disse Confúcio. Você provavelmente já ouviu essa citação antes, mas ela ainda pode ser relevante hoje. Isso nos faz questionar se emoções como felicidade, estresse e ansiedade desempenham um papel importante na satisfação no trabalho.

Satisfação no trabalho pode ser definida como qualquer combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais que levam uma pessoa a dizer verdadeiramente que está satisfeita com o que faz.

Indo um pouco mais fundo e avançando até este século, a satisfação no trabalho tem sido chamada de um conjunto de sentimentos e emoções favoráveis ​​ou desfavoráveis ​​com os quais os funcionários veem o seu trabalho.

10 fatores comprovados para satisfação no trabalho

Embora seja subjetivo, a pesquisa sobre satisfação no trabalho mostrou o seguinte:

Comunicação

A comunicação pode ser extremamente importante para manter os níveis de satisfação, tanto a nível pessoal como profissional. Isso é demonstrado por permitir que os funcionários sejam abertos, colaborativos, confiáveis ​​e até mesmo confrontadores quando necessário.

No dia a dia, por exemplo, todos os colaboradores sabem que precisam bater o ponto eletrônico, mas qual é a tolerância de atraso? O que acontece caso esqueça de bater o ponto? Tudo isso deve ser muito bem comunicado para que não haja surpresa na hora dos descontos em caso de falta de horas.

Cultura

Definir uma cultura empresarial está vinculado à satisfação no trabalho, pois fornece valores e orientação sobre tópicos que vão desde objetivos organizacionais até níveis apropriados de interação entre os funcionários.

Segurança

Uma vez estabelecida uma cultura no local de trabalho, a satisfação pode ser aumentada por sentimentos adicionais de segurança. A segurança pode surgir de saber que você trabalha para uma empresa viável com objetivos de longo prazo, incentivando sentimentos de pertencimento. Isso pode ser melhorado com uma comunicação honesta e transparente dentro da empresa.

Liderança

Associado ao aumento da motivação dos funcionários, a liderança ou a influência de um grupo para a realização de uma visão ou conjunto de objetivos, pode levar à satisfação no trabalho, garantindo que a comunicação e a instrução das tarefas sejam adequadas e facilmente compreendidas. Por sua vez, quando os colaboradores sentem que os líderes podem orientá-los nas tarefas, a sua motivação e satisfação aumentam.

Oportunidades

Os funcionários podem obter mais satisfação com seu trabalho quando surgem oportunidades mais desafiadoras. Isso pode levar à participação em projetos interessantes e diversos e afastar os funcionários da monotonia de uma função.

Desenvolvimento de carreira

Os funcionários podem ficar mais satisfeitos com seu trabalho quando sabem que existe um plano individualizado para eles. Além da natureza formal das avaliações, se houver um caminho para o crescimento, isso pode incentivar os funcionários a permanecerem mais felizes por mais tempo. Em uma loja de acessórios, por exemplo, quanto mais valorizado o vendedor for, melhor será seu rendimento, e consequentemente mais vendas para sua empresa.

Condições de trabalho

A satisfação no trabalho pode aumentar se o ambiente for resiliente. Isso significa um lugar com respeito pelas diversas ideias e opiniões, feedback honesto e construtivo, oportunidades de orientação e livre de assédio.

Personalidade do funcionário

A maioria dos ingredientes ligados à satisfação no trabalho pode ter raízes em elementos fora do controle dos funcionários, como a liderança dos gestores e a comunicação dos líderes da empresa.

Mas e os próprios funcionários? Eles podem controlar seus próprios níveis de satisfação? A satisfação no trabalho pode ser determinada pelo quão proativo o funcionário é no trabalho. O funcionário procura proativamente um gerente para obter feedback? O funcionário se esforça para realizar tarefas dentro de uma empresa? O funcionário tenta cumprir as metas da empresa, conduzir reuniões e fazer perguntas quando não tem certeza sobre como concluir uma tarefa?

Se sim, esses funcionários são aqueles que conseguem demonstrar mais satisfação no ambiente de trabalho. A proatividade pode levar a avaliações positivas, que, quando repassadas ao funcionário, podem levar à satisfação.

Remuneração e benefícios

O sucesso organizacional e a satisfação no trabalho também estão ligados às percepções dos colaboradores sobre salários e benefícios adequados. Embora esses fatores não sejam a única razão pela qual os funcionários encontram satisfação nos seus locais de trabalho, pesquisas que remontam a mais de 30 anos mostram que a remuneração e os benefícios, pelo menos de acordo com a forma como os funcionários se vêem nas suas funções, foram classificados no topo das listas de fatores de satisfação no trabalho.

Recompensas e reconhecimento

Para além do ganho monetário e de serem pagos de forma justa pelo trabalho que realizam, a satisfação profissional dos colaboradores significa que as políticas promocionais são inequívocas e alinhadas com as suas expectativas.

Uma conclusão importante aqui é que a satisfação no trabalho não está exclusivamente ligada ao salário, mas à justiça percebida na forma como alguém é reconhecido no trabalho pelas realizações.

A importância da satisfação 

Já discutimos o que os funcionários procuram para alcançar e manter a satisfação no trabalho. Mas por que isso é importante? E por que as organizações deveriam se importar?

Em primeiro lugar, é uma responsabilidade primária das organizações verificar se os funcionários estão satisfeitos com o seu trabalho através de medições, mas também descobrir as causas da insatisfação, quando for o caso. Aqui estão alguns benefícios de garantir que os funcionários estejam satisfeitos com seu trabalho.

Aumento dos lucros

Este é um fator que qualquer gerente e funcionário pode apreciar. Manter os funcionários satisfeitos pode levar a vendas mais altas, custos mais baixos e resultados financeiros mais sólidos.

Maior produtividade

Independentemente do cargo ou do salário, os colaboradores que estão mais satisfeitos com o seu trabalho, que se sintam satisfeitos com a cultura organizacional, com as recompensas que recebem ou com o reconhecimento, podem produzir mais e fazê-lo com mais eficiência. Um redator por exemplo que esteja mais satisfeito com seu trabalho, cria textos melhores fazendo com que você ganhe mais dinheiro com seu blog.

Menor rotatividade

Se os funcionários estiverem mais satisfeitos com seu trabalho, é menos provável que deixem a empresa. Também ajuda a recrutar talentos de melhor qualidade, uma vez que os novos talentos veem a capacidade de permanência dos funcionários como um valor acrescentado.

Lealdade

Quando os funcionários sentem que há um caminho de crescimento, ficam mais satisfeitos. Se eles sentem que a organização tem em mente os seus melhores interesses, a tendência é apoiar a missão e os objetivos da organização.