Entenda o que é régua de relacionamento e aprenda a criar uma para sua indústria

Régua de relacionamento são ações estratégicas de comunicação com o consumidor em todos os estágios do Funil de Marketing. Descubra como melhorar o relacionamento com os clientes.

A relação entre marca e lead está entre os fatores de maior peso na decisão de compra. A régua de relacionamento funciona como ferramenta para trabalhar essa relação de forma mais eficiente e automatizada.

Realizar o contato constante com seu público aumenta a autoridade do negócio e a confiança do consumidor.

Para aplicar a régua, sua empresa deve planejar estrategicamente as ações, trabalhar com dados e aplicar técnicas de Marketing Digital.

Neste conteúdo, você encontra mais sobre o que é régua de relacionamento, entende seus benefícios, como criar e algumas ferramentas: 

O que é régua de relacionamento?

Régua de relacionamento é um conjunto de ações de comunicação com o objetivo de criar um relacionamento com o público.

Neste contexto, a régua é a sequência estratégica de contatos com o cliente em todas as etapas da sua jornada de compra.

O objetivo dessa régua de comunicação é fazer com que o consumidor avance nas etapas do funil chegando ao momento de compra. 

Em outras palavras, são as mensagens e ações automáticas disparadas funil de marketing. Ou seja, desde o clique no site, cadastro de formulário, passando por todas as etapas até o pós-venda.

Dessa forma, o padrão de comunicação pode ser definido, otimizado e replicado automaticamente para toda base de leads. 

A régua de relacionamento pode ser usada para diversas finalidades objetivos. Tudo depende da circunstância e objetivo pretendido.

Régua para boas-vindas

Aplicada no primeiro momento de contato do potencial cliente com seu produto ou serviço. 

Essa régua tem como função instruir o usuário sobre os primeiros passos e melhor uso do que foi contratado.

Régua para o abandono de carrinho

É ativada quando o usuário coloca seus produtos no carrinho de compra mas não finaliza o negócio.

A régua para carrinho abandonado busca resgatar a venda perdida, muitas vezes trazendo ofertas personalizadas.

Régua para o acompanhamento

O objetivo dessas ações é manter a relação com o cliente no pós-venda, ou seja, mesmo depois de já ter finalizado a compra.

Com isso, essa estratégia acompanha a adaptação e contribui para a experiência do usuário com o produto ou serviço.

Régua para o feedback

Essa régua serve para analisar a satisfação, validar soluções, funcionalidades e percepção dos clientes.

A partir desses feedbacks, sua empresa pode captar dados para realizar melhorias no produto.

Régua para estreitar o relacionamento

Com intuito de atualizar os usuários, essa régua é aplicada junto às estratégias de e-mail marketing

A ideia é que os conteúdos com novidades da marca estimulem interações e novas compras.

Os benefícios da régua de relacionamento

Aplicar a régua de relacionamento como estratégia de um negócio a aceleração nos resultados da empresa. Tanto na ativação de um cliente, como na retenção, expansão e educação dos usuários. 

A régua de relacionamento traz muitos benefícios quando realizada de forma assertiva e constante.

Fidelização de clientes

O bom relacionamento com a marca impacta diretamente nas chances do cliente realizar uma nova compra. 

Aqui, o cliente se encanta, se identifica com a linguagem da comunicação e se aproxima da empresa. 

Desta maneira, a fidelização acontece por razões além da satisfação com o produto ou serviço.

Maior lembrança da marca

A relação ativa e constante com o público mantém a marca presente na memória.

É assim que a régua de relacionamento também permite que a marca esteja sempre presente na cabeça do consumidor. 

Mais que isso, o cliente encantado opera como promotor da marca, falando do produto para mais pessoas em seu ciclo social.

Mostra o que a empresa tem a oferecer

Com a régua de relacionamento, a marca tem mais chances de mostrar ao seu público seus valores e soluções. 

Sem focar somente nas vendas, essa estratégia possibilita o compartilhamento da visão da empresa e seu posicionamento social. 

Como a sua indústria pode desenvolver uma régua de relacionamento

É preciso seguir uma série de princípios e dominar certas técnicas para criar sua comunicação de forma assertiva.

Veja alguns passos para aplicar na estratégia de régua de relacionamento na sua indústria.

Entenda os usuários

Conhecer o seu usuário é o primeiro passo para qualquer estratégia. Com essa não seria diferente. 

O entendimento da persona é fundamental na elaboração de ações de comunicação. 

A persona é a representação do público-alvo e funciona como ferramenta para guiar profissionais de marketing. Esse personagem fictício apresenta as principais características e comportamentos do cliente ideal.

A criação é baseada em dados reais como demográficos, sociais, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A partir do entendimento do público fica mais fácil estudar o comportamento do cliente.

Estude o comportamento dos clientes

Por meio do funil de vendas, o time de marketing pode compreender melhor a etapa da experiência em que o consumidor está. 

Dessa forma, é possível descobrir cada comportamento do cliente. Se ele sabe ou não a sua necessidade, se ele já está em busca da solução mas não sabe qual é ou se ele já sabe exatamente o que precisa.

Com isso, projetar seus próximos passos e acelerar a decisão de compra.

Modele o planejamento

O planejamento da régua de relacionamento deve conter seu objetivo e como chegar ao resultado esperado. 

É aqui que traçamos o caminho:

  • Identifique o momento que será realizada a interação com os usuários;
  • Avalie os impactos de sucesso e o que pode o impedi-lo;
  • Analisar resultados anteriores e considerá-los a mudar o que for preciso;
  • Desenhar o processo, ou seja, onde a régua começa e onde termina.

Pense nos conteúdos certos

O conteúdo é o principal passo para construir o relacionamento e conduzir o cliente até a compra. 

Mas é necessário que os conteúdos sejam apropriados a cada potencial cliente, sempre de acordo com a sua etapa na jornada do cliente

O funil de conteúdo é uma excelente técnica. 

Para produzir o conteúdo, você também pode pensar da seguinte maneira:  

  • O que dizer ao público no início da régua? 
  • Quais argumentos o lead considera a empresa confiável? 
  • O que o cliente deve saber para fechar o negócio?

Escolha os canais de comunicação

A escolha do canal também é considerado pelo conhecimento do público. Onde o seu potencial cliente está para construir a relação? 

Alguns dos mais usados são:

  • Blogs, com artigos publicados aplicando o Marketing de Conteúdo;
  • E-mails, com estratégias de E-mail Marketing;
  • WhatsApp e Telegram.

Ferramentas para criar régua de relacionamento

A régua de relacionamento traz inúmeros benefícios. Além das técnicas de como aplicar essa estratégia, também existem algumas ferramentas que auxiliam na automatização. 

  1. Zapier;
  2. Trello
  3. ActiveCampaign;
  4. Zenvia
  5. Wassenger;
  6. Infobip;
  7. Twilio;
  8. Integromat;
  9. Sendgrid.

Estreite o relacionamento com o seu cliente

Neste conteúdo vimos que a importância da régua de relacionamento está muito além de simples vantagens comerciais.

Por meio dessas ações, a marca demonstra seus valores, entregando conteúdos ricos e relevantes capazes de resolver problemas dos clientes no momento certo.

É preciso estruturar a régua observando o comportamento e características do seu público. Para isso, existem muitas ferramentas de automação de marketing que podem ajudar.

Você não precisa encontrar soluções sozinho para atrair mais clientes. Conte com o Marketing para Indústria e não deixe de acompanhar as novidades e tendências do blog!