Apesar de não exigir uma formação superior específica, o redator de SEO precisa estar sempre estudando para se especializar. A profissão de redação para web com foco em SEO pode ser exercida de duas formas. Com a contratação CLT, trabalhando dentro da empresa, ou freelancer, atendendo clientes diferenciados e cobrando por serviço prestado.
As duas opções são interessantes e ajudam os especialistas em SEO a crescerem na carreira, com muito aprendizado envolvido. Para quem está considerando ingressar na profissão, vale conhecer um pouco da rotina, formação, habilidades e como se especializar na área.
Formação de um redator SEO
Não existem muitas exigências para se tornar um redator SEO, porém, é preciso estar disposto a estudar e aprender. Muitos buscam pela formação nas áreas de publicidade, jornalismo ou marketing, mas você pode ter um curso superior em outra área.
Depois, para se tornar um especialista, vale fazer os cursos online ou presenciais com foco em SEO. Ali você irá aprender mais sobre a técnica e entender porque o conteúdo orgânico é tão importante (ou até mais) quanto o patrocinado.
Habilidades exigidas na profissão
Toda profissão exige habilidades mínimas para começar, depois você pode ir desenvolvendo outras conforme ganha confiança e aprende novos conteúdos. No caso do redator SEO, são elas:
- Gostar de escrever;
- Ter familiaridade com programas de edição;
- Ser flexível;
- Ser organizado;
- Estar aberto a aprender;
- Ter domínio da língua portuguesa;
- Ser empático;
- Saber pesquisar;
- Estar disposto a fazer networking.
Parecem muitas exigências, mas nem todas estão relacionadas com a escrita. Além disso, para quem está começando, as empresas podem oferecer cursos de marketing digital e SEO.
Como se especializar na área
A especialização como redator SEO pode acontecer de diferentes formas. Para começar, o estudo está sempre envolvido. É possível escolher entre cursos de pós-graduação na área de marketing digital ou focar nos cursos livres.
Existem várias opções disponíveis, inclusive gratuitas, para aprender mais sobre redação, inbound marketing, marketing de conteúdo e até sobre língua portuguesa. Gestão de Mídias Sociais também é uma opção interessante, para quem pretende, além da redação SEO, produzir copy para redes sociais.
Uma dica que não pode ser deixada de lado é a seguinte: de nada irá adiantar absorver todo esse conhecimento e não colocar em prática. Então, sim, estudar é indispensável, mas não esqueça de escrever também. Em muitos casos, as próprias agências e clientes podem dar um feedback e te ajudar a melhorar seus textos.
Como é a rotina do redator SEO
A rotina de um redator SEO não é fixa, por esse motivo é tão importante a habilidade de ser flexível. Quem trabalha CLT para uma empresa terá um dia a dia e quem é freela pode vivenciar a profissão de uma forma diferente.
A rotina do redator SEO CLT
O redator contratado pela empresa trabalha com uma carteira fixa de clientes. Ele pode receber, por exemplo, apenas os conteúdos de site ou blog, enquanto um segundo profissional assume os textos de redes sociais.
Cumpre um horário fixo, normalmente comercial, presencialmente ou no sistema home office. Além disso, tem contato com colegas da equipe, também redatores, e de outras áreas, como designer e social media. A troca de ideias é mais fácil e constante.
A rotina do redator SEO freela
O redator freela tem ainda mais flexibilidade, além da possibilidade de experimentar diferentes linguagens, criar bagagem e fazer um bom portfólio. Ele atende clientes e empresas diferentes, mas deve ter ética de não trabalhar para dois concorrentes.
O conteúdo é produzido em horário livre, mas deve cumprir um prazo de entrega, afinal, é necessário manter o foco e a disciplina, mesmo sendo uma área que se destaca pela flexibilidade e autonomia.
Há pouco ou nenhum contato com os profissionais das outras áreas relacionadas e o foco fica cem por cento na escrita, diminuindo um pouco a possibilidade de fazer networking com os colegas da mesma empresa. Ainda assim, muitos optam por serem freelas para ter mais liberdade na escolha e no desenvolvimento dos conteúdos.
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