2020 foi um ano de grande crescimento para as atividades de venda e compra online, devido à pandemia do Covid-19. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Abcomm, registrou abertura de mais de 100 mil novas lojas em períodos cuja média gerava em torno de 10mil. E com o aumento da concorrência, é preciso investir mais nas estratégias de marketing para que o negócio tenha um bom resultado.
Para quem deseja começar os empreendimentos online, como através de uma loja virtual, de qualquer ramo, é preciso ter em mente que o negócio online não é mais simples ou possui menos gastos do que uma loja física.
Desde gastos com ferramentas e plataforma à estoque de produtos e marketing, a concorrência na internet acaba sendo mais acirrada do que na física, uma vez que sua loja não compete apenas com os negócios locais, mas também com lojas de qualquer lugar do país.
Por isso, não fazer uma boa apresentação de loja, bem como economizar nos investimentos em marketing podem não ser boas estratégias para quem deseja alavancar as vendas. Afinal, o consumidor está sempre em busca das melhores condições.
E dentre toda a estruturação de uma operação virtual, seja de fato uma loja online ou um site institucional, é preciso que haja o mínimo investimento em marketing para que seu negócio seja conhecido na internet. Dessa forma, vamos falar sobre algumas estratégias e qual o investimento em marketing ideal para seu negócio.
Investimento de marketing ideal para o negócio
O marketing digital vai ajudar sua marca e loja a ser conhecida dentro dos buscadores e para os consumidores. Mesmo que sua marca exista no ambiente físico, o trabalho é o mesmo de como se a marca tivesse nascido hoje. Afinal, o ambiente digital é mais concorrido e um mercado diferente do físico.
O investimento em marketing pode ser direcionado a:
- · Google Ads
- · Redes sociais
- · Influenciadores
- · Produção de conteúdo
Não há um valor que seja o ideal para qualquer negócio, quando falamos em investimento em marketing. O que podemos estipular é que boa parte do seu investimento inicial, no empreendimento digital, precisa ser direcionado ao marketing. Isso pois é preciso configurar confiança e autoridade à sua marca, e isso é feito através dos investimentos em Google Ads, Facebooks Ads e trabalho com influenciadores.
É possível dizer que o investimento em marketing inicial que o empreendedor realiza no projeto é igual ao retorno dali a 12 meses. Ou seja, não dá para investir R$100 e esperar um retorno de 10 mil.
O valor do investimento pode ser determinado de acordo com o orçamento do negócio digital e do tamanho da operação.
Investimento em equipe
O investimento em marketing não se limita apenas a patrocinar conteúdo no Instagram ou no Google. É preciso investir no time que irá fazer esse trabalho também, afinal se não for bem feito, o dinheiro é desperdiçado.
Contrate profissionais que sejam especialistas em planejamento de campanhas eficientes, de acordo com seu projeto, e também profissionais competentes para a produção do conteúdo patrocinado.
As estratégias de marketing exigem mais do que distribuir milhões de panfletos na internet, pois se o panfleto não for distribuído para as pessoas certas, no momento certo, a venda não é concretizada. E então o investimento torna-se em vão.
Um bom conteúdo também será de grande ajuda para alimentar o marketing orgânico, para que de passo em passo, os consumidores possam encontrar naturalmente a sua loja / marca.
Conclusão
O investimento ideal em marketing é aquele que cabe dentro do bolso do empreendedor. Da mesma forma que não pode-se esperar retornos incríveis com investimentos mínimos, a conta não fecha.
Não deixe de separar porcentagem do seu orçamento inicial do seu negócio digital para investir em marketing e na equipe que irá liderar esse aspecto do seu negócio.
Conteúdo produzido por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce.