Promoção de vendas exemplos: as melhores dicas do mercado

Conhecer promoção de vendas exemplos é como beber da fonte do sucesso para ter ideias incríveis para aumentar a renda da sua empresa. Afinal de contas, só quem sabe o que a concorrência pratica consegue descobrir seus pontos fracos e encontrar diferenciais para explorar.

Como os consumidores sempre procuram pela melhor oferta, fazer promoção das suas vendas é uma forma de atingir em cheio os seus desejos.

Dessa forma, você é capaz de incentivar o público-alvo a experimentar algo totalmente novo: o seu produto e serviço, a fim de atraí-lo, convertê-lo e, por fim, fidelizá-lo. 

Para tanto, antes é necessário saber como esse jogo funciona para que os resultados sejam alcançados conforme a banda tocar. 

E um desses passos é fazer a divulgação do produto da sua empresa de forma prática e eficiente para melhorar seus resultados.

Quer saber como? Então, conheça algumas dicas de promoção de vendas exemplos a seguir:

O que é promoção de vendas?

O sonho de todo empreendedor é atrair clientes e aumentar seus lucros por meio de canais de divulgação na internet fáceis de serem conduzidos e que cabem no bolso.

E a promover suas vendas é uma forma de ficar mais perto de atingir esse objetivo, uma vez que ela é uma ferramenta utilizada para incentivar seu público a experimentar seu produto.

Quando realizada na internet, é possível ainda criar promoção de vendas exemplos capaz de atingir boa parte do seu público e aumentar a sua relevância no mercado. 

Além disso, responder a pergunta “como divulgar meu produto” com a internet também te ajuda a ter um relacionamento mais próximo e forte com a sua audiência.

Assim, até antigos clientes se sentem motivados a comprar as mercadorias da sua marca, aumentando a sua taxa de fidelização.

Para você chegar nesse nível, é possível apostar em uma variedade de promoção de vendas exemplos disponível no mercado. Conheça algumas no tópico abaixo:

Conheça 8 promoção de vendas exemplos práticos

Agora que você já sabe o que é uma promoção, vamos te dar algumas ideias de como fazer a divulgação do produto e serviço da sua empresa de forma assertiva.

Confira:

1. Aniversário do cliente

Pessoas passeando pelo corredor do shopping e vitrine de led em destaque com promoção de vendas exemplos.

Que tal presentear os compradores dos produtos e serviços da sua empresa com uma bela promoção de vendas exemplos?

Nesta data tão especial para o seu consumidor, oferecer um desconto ou uma vantagem exclusiva durante o mês inteiro pode fidelizá-lo e incentivá-lo a comprar cada vez mais. 

Além do aniversário do cliente, fazer a divulgação do produto ou serviço do dia em que seu negócio completa mais uma primavera pode ser também uma boa alternativa. 

Nesse caso, ofereça descontos e realize sorteios pelas redes sociais, que aliás são um dos métodos de divulgação na internet mais eficientes nos dias de hoje.

2. Leve 3, pague 2

Essa é uma das formas mais comuns de divulgação do produto ou serviço, principalmente se o seu negócio for um supermercado. 

Nesses estabelecimentos, há muitos produtos com essas promoções, como por exemplo:

  • Desodorantes;
  • Sabonetes; 
  • Pacote de bolachas; 
  • Cremes dentais.

Mas também é possível fazer uma promoção de vendas exemplos em empresas de outros ramos.

Vamos supor que você deseja eliminar uma grande quantidade de mercadoria no seu estoque a todo custo, sem sair perdendo. 

Realizando a estratégia do leve 3, pague 2, o consumidor se sente incentivado em não comprar apenas dois, mas três produtos.

Assim, você lucra e ainda garante a perda de uma mercadoria parada há muito tempo na sua loja. 

3. Desconto progressivo 

“Tenho uma loja de roupas e quero divulgar meu produto de maneira fácil.” Se esse é o seu caso, então a opção é utilizar o método de desconto progressivo

Nessa mecânica, o cliente começa a ganhar desconto em cima da segunda peça adquirida, fazendo com que, no fim das contas, você determine até onde o usuário vai. 

Vamos supor que esse seja um dos métodos de divulgação na internet utilizados pela sua empresa. 

Sendo assim, você anuncia essa promoção e manda a mensagem de que o cliente pagará o valor integral em apenas um produto. 

Mas se ele colocar outra mercadoria dentro do carrinho, é possível obter 5% de desconto. E se ele incluir um terceiro item, o desconto vai para 10%, e assim por diante.

4. Frete grátis

O frete grátis é uma das promoções mais adoradas pelos consumidores quando você faz a divulgação do produto na internet.

Isso porque esse tipo de promoção de vendas exemplos chama a atenção dos usuários, que são conquistados pela sua marca cada vez mais.

Mas para que essa estratégia seja vantajosa para sua empresa, é necessário fazer cálculos para saber se esse desconto é válido e não vai afetar o seu caixa.

Caso não seja possível disponibilizar para todos os produtos, determine um valor para aplicar o frete grátis. 

Assim, você pode aproveitar um dos métodos de divulgação na internet mais utilizados por marcas que desejam conquistar novos clientes.

5. Bexigas de sorte

As bexigas não são apenas para deixar a decoração da sua loja mais chamativa. Elas podem ser utilizadas para dar descontos em produtos! 

Mas como? 

Simples, basta colocar um papelzinho contendo o número de desconto dentro da bexiga e, quando o cliente estourá-la, é possível descobrir a promoção que ele ganhou em cima dos produtos.

6. Dias do profissional

As datas comemorativas não são apenas os aniversários dos seus clientes e das suas lojas – que provavelmente estarão espalhadas pelo Brasil afora em breve. 

Se você olhar no calendário, vai descobrir que há diversas datas voltadas para um tipo de profissional. 

Por exemplo, no Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro, dê condições especiais para esses profissionais. 

Seja criativo e aproveite essas datas para impulsionar o seu negócio com essa promoção de vendas exemplos! 

7. Datas comemorativas

“Tem mais datas comemorativas para divulgar meu produtos e serviço?”

Sim, existem muitas outras datas comemorativas que já são conhecidas no comércio brasileiro. 

Os maiores exemplos são: dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, dia dos namorados, Natal, Black Friday etc. 

No entanto, fazer a divulgação do produto e serviço nessas datas comemorativas vai depender muito do objetivo que você deseja alcançar. 

E não se esqueça de datas menos conhecidas, como o dia do beijo, dia da saudade, entre outros.

Com isso, você maximiza as suas chances de ter sucesso com uma promoção de vendas exemplos.

8. Roleta da sorte

Cada vez mais popular entre as empresas, a roleta da sorte não é um roda a roda apresentado pelo Silvio Santos! 

Na verdade, essa promoção de vendas exemplos consiste em colocar uma roleta da sorte em sua loja e pedir para o cliente girá-la no momento do pagamento.

E dependendo de onde ela parar, ofereça descontos, bônus, entre outras vantagens para essas pessoas. 

Saiba quais detalhes deve observar antes de fazer a divulgação do produto

Homem passando por corredor do shopping e vitrine virtual em destaque com promoção de vendas exemplos.

Agora que você sabe qual é o principal tipo de promoção de vendas exemplos para a sua empresa, é preciso começar a se atentar aos detalhes para botar tudo em prática.

Para tanto, veja os itens abaixo:

1. Defina as regras 

O primeiro passo para fazer a divulgação do produto é descrever detalhadamente todo o processo da sua promoção. 

Desse modo, o consumidor saberá o que ele deve fazer para conseguir os descontos, entre outros benefícios. 

Nesse caso, é fundamental que as regras não sejam difíceis de serem compreendidas, pois isso dificulta o engajamento do cliente. 

Por fim, dê o acompanhamento necessário para saber se os resultados estão sendo realmente alcançados. 

2. Estabeleça o prazo de início ao fim 

“Ah, eu quero divulgar meu produto e serviço em uma promoção eterna!”

Calma aí! Se você fizer isso, estará cometendo um grande erro. 

Isso porque as promoções de vendas são voltadas para empresas que querem apresentar um diferencial. 

E fazer com que uma promoção seja constante acabará perdendo a graça e o efeito positivo da mesma. 

Sendo assim, estabeleça uma data para o início e fim da sua promoção. 

Em caso de não ter os objetivos alcançados por conta de uma promoção, tente elaborar outra. 

3. Divulgue! 

Mesmo com tantos métodos de divulgação na internet, as redes sociais são opções válidas para qualquer empreendimento. 

Isso porque esses canais fazem com que a sua marca se conecte mais facilmente com o consumidor de uma maneira muito mais descontraída. 

Além delas, você pode optar pelos marketplaces de nicho, os quais visam colocar os seus produtos e serviços em grandes plataformas da internet. 

Como é o caso do Soluções Industriais, o maior marketplace B2B do Brasil e da América Latina, capaz de divulgar e vender os seus produtos em mais de 60 canais. 

Já sabe qual promoção de vendas é melhor para a sua empresa? Então mãos à obra!

Se você chegou até aqui, provavelmente já consegue gritar para todo mundo que “divulgar meu produto e serviço agora é muito fácil”

Afinal, com as dicas que acabamos de dar, qualquer empresa poderá ser capaz de se posicionar diante o mercado. 

Porém, para que isso ocorra, é preciso compreender bem o que ela tem a oferecer de benefícios para os clientes.

Assim, você consegue aumentar as suas vendas e ainda fortalecer o relacionamento com o seu público.

E para conhecer outras formas de fazer a divulgação do produto da sua empresa, confira nosso conteúdo sobre anunciar na internet.