O que é projeção de vendas e como fazê-la de forma correta?

A imagem mostra uma mesa repleta de papéis com gráficos.

Projeção de vendas é uma estimativa que uma empresa faz sobre os valores que irá receber com suas vendas em certo período de tempo. Saiba como essa prática pode ajudar a entender mais sobre suas finanças.

Desenvolver uma visão estratégica e ampla tende a melhorar os negócios como um todo. Empreendedores, sócios e equipes financeiras não podem ficar à parte do que está ocorrendo no mundo, no mercado e com o contexto econômico social em que está inserida.

Com a projeção de vendas é possível preparar financeiramente os próximos passos que uma empresa pretende dar.

A gestão financeira é uma ação benéfica e necessária para manter a saúde do negócio. Sendo assim, se realizada com uma projeção eficiente e visionária, pode transformar caminhos.

Se na sua empresa ainda não existe a implementação de uma projeção de vendas eficiente, leia este artigo até o final e aprenda com a gente a como se organizar, melhorar e conseguir extrair o que há de mais produtivo do seu negócio!

O que é projeção de vendas?

A projeção de vendas é o processo de estimar o volume futuro de vendas de um produto ou serviço. 

É uma prática importante para a tomada de decisões gerenciais e ajuda a planejar estratégias de negócios, alocar recursos e avaliar o potencial de crescimento. 

Para que se possa realizar uma projeção precisa é importante levar em consideração fatores internos, como a disponibilidade e a capacidade de produção. Assim como, fatores externos, como o cenário econômico e a concorrência. 

A projeção pode ser feita usando diversas técnicas, como análise histórica de vendas, tendências de mercado e modelos matemáticos. 

O resultado da projeção deve ser revisado periodicamente e ajustado de acordo com as mudanças no mercado e na organização. 

Qual a importância da projeção de vendas?

Atuar com a projeção de vendas é importante porque fornece uma previsão do futuro desempenho financeiro da empresa. 

Isso permite aos gerentes tomar decisões informadas sobre investimentos, alocar recursos de maneira eficiente e ajustar suas estratégias de negócios de acordo com as mudanças do mercado. 

Conheça outros benefícios que adotar o planejamento de uma projeção de vendas proporciona:

Maior previsibilidade

Ao adotar essa prática é garantido maior previsibilidade de gastos futuros e até mesmo a possibilidade de prejuízos sem que isso afete muito o financeiro. Afinal de contas, é comum que os negócios passem por turbulências algumas vezes.

O importante é estar preparado para lidar com imprevistos, para isso é válido utilizar a análise histórica, indicadores-chave, coleta de dados e ferramentas especiais.

Prepara a empresa para sazonalidades

A maioria das empresas trabalham com sazonalidades em seus nichos de mercado, seja varejista, industrial, têxtil, entre outros. Ao se planejar corretamente, é possível garantir que a instituição esteja preparada para elas.

Quando se fala em sazonalidade, entende-se os meses ou datas comemorativas em que mais se vende. Entretanto, também há o contrário: manter-se em meses em que as vendas não são tão altas.

Nesses períodos, vale analisar as tendências sazonais e ajustar a estratégia de marketing, 

Mostra os detalhes que devem ser melhorados

O acompanhamento mais cauteloso e consistente consegue melhorar índices de vários setores, seja no atendimento, marketing, venda ou até mesmo na qualidade dos produtos. 

Ao criar um planejamento com valores e expectativas, é possível identificar erros ao longo do processo.

Dessa forma, consertá-los também se torna uma tarefa mais fácil. Quanto mais perto você estiver do seu negócio, melhor será.

Indica os sucessos de vendas

Durante toda a campanha de vendas, com o acompanhamento próximo, é possível ter ideia de indicadores que demonstram o sucesso de vendas do produto ou serviço comercializado. 

Aperfeiçoa a abordagem de vendas

Levando em consideração tudo o que foi dito anteriormente, com a análise e planejamento das ações de atendimento, o processo de vendas é aperfeiçoado gradativamente com a checagem de etapas durante o funil.

A abordagem tende a se tornar mais personalizada e, consequentemente, com mais possibilidades de acerto.

Tipos de projeção de vendas

Há vários tipos de projeção de vendas que podem ser feitas para complementar as informações para um planejamento coerente.

Conheça os tipos de projeção de vendas:

  • Séries históricas: se utiliza a base em séries históricas para prever futuras vendas com base nos dados passados da empresa. É uma técnica amplamente utilizada para identificar tendências e padrões no histórico de venda;
  • Baseada em mercado: serve para prever futuras vendas com base nas condições e tendências do mercado. É uma técnica amplamente utilizada para ajudar a entender como fatores externos, como a economia, a concorrência e as tendências do setor;
  • Baseada em recursos: ajuda a prever futuras vendas com base nos recursos da própria empresa como equipe de vendas, orçamento e capacidade de produção.

Como sua empresa pode praticar a projeção de vendas

Para colocar a projeção de vendas em prática e conseguir escalar as situações dentro da empresa para o futuro, vale seguir algumas das dicas que selecionamentos para a sua organização.

Entenda melhor como criar um planejamento financeiro coeso e inteligente:

Escolha o objetivo de vendas

Existem vários objetivos de vendas que as empresas podem estabelecer para nortear as ações e o planejamento como

  • Aumentar as vendas em volume ou em valor;
  • Expandir a base de clientes;
  • Aumentar a participação de mercado;
  • Lançar novos produtos ou serviços;
  • Maximizar a satisfação do cliente;
  • Aumentar a retenção de clientes.

Tudo depende das metas e prioridades da empresa. É importante estabelecer objetivos claros e mensuráveis para medir o sucesso das estratégias de vendas.

Analise o histórico de vendas

Analisar as vendas passadas para entender as tendências e prever as vendas futuras. Esta etapa é importante na determinação de objetivos de vendas e na formulação de estratégias eficazes.

Para isso, recomenda-se que analise o contexto por meio de notícias relevantes, desempenho da indústria e o cenário econômico mundial. 

Reunir e organizar informações relevantes também são ações complementares para um resultado assertivo.

A análise do histórico de vendas pode ajudar a empresa a entender o desempenho passado e a tomar decisões informadas para o futuro.

Entenda o mercado e as tendências

Considere fatores econômicos, como taxas de juros, inflação, entre outros, para avaliar o impacto nas vendas futuras. 

Assim como se há sazonalidade no comércio, também podemos verificar esse fenômeno no mercado.

Ao analisar e estar atento a essas informações, trazer novidades e inovação se torna um grande diferencial dentro do planejamento de vendas.

Mapeie eventos especiais 

Alguns eventos, como Jogos Pan Americanos, Olimpíadas ou Copa do Mundo são especiais, ou seja, não ocorrem todos os anos. E quando ocorrem geram muito engajamento e lucros para quem faz parte do segmento.

Por este motivo, se a sua empresa atua dessa forma, mapeie os eventos especiais para não sofrer com surpresas.

Fique de olho na concorrência 

Manter um olho na concorrência é importante para ter uma compreensão do mercado e para ajudar a empresa a se diferenciar e se posicionar de maneira competitiva. 

Para isso, vale monitorar o desempenho da concorrência, analisar o mix de produtos da concorrência e a presença online das outras empresas e preços.

A análise da concorrência pode ajudar a empresa a entender o mercado e a tomar decisões informadas sobre estratégias de marketing, produtos e preços.

Leve o funil de vendas em consideração

Levar o funil de vendas em consideração é importante para garantir que a empresa esteja direcionando seus esforços de maneira eficiente.

Isso porque ele é uma representação visual do processo de venda de uma empresa e é geralmente dividido em etapas, como atrair leads, converter leads em oportunidades, fechar vendas e fidelizar clientes.

Respeite a capacidade da sua equipe

Envolver equipes de vendas, marketing, comercial e demais áreas para obter uma visão ampla das tendências futuras e ajustar as previsões de vendas de acordo é desafiador. 

Orientar os times e delegar novas funções é interessante, mas sem sobrecarregar.

As mudanças nem sempre são fáceis de implementar, por este motivo, para um planejamento eficiente, as equipes devem ser alinhadas sem surpresas.

Planejamento é tudo!

Projeção de vendas é o processo de prever o volume futuro de vendas de uma empresa ou de seus produtos ou serviços

Elas são importantes para ajudar a empresa a planejar e alocar recursos de maneira eficiente. 

Agora que você aprendeu como realizar um planejamento eficiente e a projeção de vendas para seu negócio, coloque em prática e colha muitos rendimentos positivos.

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