Conquistar o público e ganhar espaço em suas preferências não é fácil, mas é um trabalho que o posicionamento de marketing pode ajudar a melhorar. Entenda como sua indústria pode utilizar essa estratégia de maneira assertiva.
Seja qual for o segmento de mercado, estar presente na internet de forma estratégica se tornou indispensável.
Para as indústrias, que normalmente atuam no modelo B2B, pode haver um certo receio em adotar métodos e técnicas de marketing. Uma vez que seu público se mostra muito específico.
Entretanto, assim como os consumidores finais, os agentes de uma transação de fornecedores também são pessoas que navegam diariamente na internet. E com isso buscam os melhores produtos para seus clientes.
Portanto, trabalhar com o posicionamento de marketing da forma correta e entender seus conceitos pode ajudar a sua indústria a aumentar a rentabilidade. Além de ser mais conhecida no meio de atuação.
Se você deseja saber como, continue a leitura e descubra os segredos da internet!
- O que é posicionamento de marketing?
- Como utilizar dados para desenvolver o posicionamento de marketing?
- Qual a diferença entre marketing e branding?
- A relação entre posicionamento de marketing e branding
- Trabalho duro
O que é posicionamento de marketing?
O posicionamento de marketing é um conjunto de estratégias utilizadas em campanhas. E também em ações desenvolvidas pela empresa para a divulgação dos produtos e serviços que comercializa.
Apesar de trabalhar com métodos para reforçar a imagem da marca na internet, as estratégias são elaboradas para as vendas.
O intuito é impactar o cliente a ponto de deixar uma memória em relação ao produto divulgado e o induzir a escolher quando for o momento certo.
Por exemplo, se falamos sobre hastes flexíveis de plástico para limpar as orelhas você logo pensa no “Cotonetes”. Acontece que esse é o nome da marca e não do produto.
Neste caso, são trabalhos quatro conceitos fundamentais do mix de marketing:
- Preço;
- Praça;
- Produto;
- Promoção.
A partir desses quatro conceitos, a marca trabalha para alcançar o público e o incentivar a optar pelos produtos da empresa.
Como utilizar dados para desenvolver o posicionamento de marketing?
Para o desenvolvimento de um posicionamento de marketing adequado é essencial utilizar dados a respeito dos clientes.
Tais informações podem ser adquiridas por meio de formulários de pesquisas e por estudos da equipe de marketing em relação ao público-alvo.
Essa base de dados fornece à equipe informações sobre como realizar o posicionamento de maneira a agradar e conquistar clientes.
Na internet é comum buscar entender o comportamento dos consumidores da marca nas redes sociais. Quais são seus métodos de compra, datas preferidas, entre outras informações relevantes.
Com isso, é possível traçar planejamentos mais eficazes e mensurar o nível de satisfação do público perante a campanha realizada.
Atualmente, com um mercado tão competitivo, é fundamental embasar planos e estratégias em informações reais.
Qual a diferença entre marketing e branding?
Certamente, você já ouviu falar na palavra branding na boca da própria equipe de marketing da sua empresa.
Apesar de serem conceitos complementares, atuam de formas diferentes e com objetivos distintos.
Entretanto, ambos são necessários para melhorar a imagem que a sua indústria deseja passar para o público. Além de reforçar a identidade da marca dentro do segmento de atuação.
Quando pensar nos dois conceitos, lembre da responsabilidade de cada um.
Veja como funciona:
Marketing
O marketing tem um objetivo muito claro dentro de uma organização.
De fato, as estratégias de campanhas e ações de marketing visam atrair novos clientes e impactar o público de forma positiva.
Hoje há muito foco em ações digitais, mas não podemos esquecer dos comerciais na televisão.
Dessa maneira, o trabalho desenvolvido pelo pessoal do marketing está diretamente ligado ao organograma da indústria. Em que destaca ações relevantes para resultados extremamente específicos, como a venda.
Branding
O desenvolvimento do branding de um negócio é mais complexo, pois não há um objetivo específico como é a venda no marketing.
O branding representa ações com nível estratégico pensado não só no consumidor, mas em todo o corpo da indústria, desde funcionários até os gestores.
O branding tem como objetivo trabalhar e definir a imagem que a marca tem no mercado. Ou seja, como é a reputação dela com o público geral.
Essa área é desenvolvida de acordo com os seguintes pilares:
- Gestão da marca;
- Conhecimento de mercado por meio de informações recolhidas;
- Relações públicas da indústria;
- Identidade visual.
Dessa maneira, a marca consegue criar uma identidade que será a base da reputação. Não só percebida pelos possíveis consumidores, mas pela mídia, pelos gestores, sócios e acionistas.
Nos últimos anos, inclusive, as pautas em que a empresa se envolve podem influenciar positiva ou negativamente de forma direta em sua popularidade.
A relação entre posicionamento de marketing e branding
O posicionamento de marketing e o branding são complementares e resultam em pontos em comum. Portanto, devem estar alinhados para que possam funcionar juntos.
Imagine que um empreendimento não aplica os valores que apresentou no branding em seu posicionamento de marketing. Os consumidores, ao ver que a empresa não aplica seus próprios princípios, perdem a confiança na marca.
Exemplo: se a empresa X define em seu branding que valoriza a atuação do atendimento on-line e facilitado, mas durante o posicionamento de marketing isso não ocorre, a percepção do cliente pode ficar deturpada.
Ou seja, não adianta propor medidas fabulosas se não forem aplicadas. Dessa forma, temos a relação como o posicionamento de marketing e branding se relacionam.
Trabalho duro
Entender o que é posicionamento de marketing e como ele pode ser aplicado é essencial para o desenvolvimento de uma marca.
Tenha em mente que, antes do consumidor chegar até sua empresa, ela precisa chegar até ele.
É por esse motivo que seu negócio deve conhecer bem seu público, aplicar corretamente as estratégias de marketing e escute os feedbacks.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria para saber mais sobre marketing, vendas e gestão!