É curioso pensar no salto que foi dado pela maioria das empresas no período entre 2020 e 2022. Negócios que antes sequer pensavam em estratégias digitais, passaram a usar técnicas como SEO Local para conseguir competir com o mercado que, de repente, tornou-se ainda mais global e, claro, beneficiaram-se de aspectos como baixo custo e boas oportunidades de retorno.
Um dos desafios que se torna cada vez mais complexo para empresas pequenas, médias e grandes é descobrir como ganhar visibilidade entre o público certo, atrair essas pessoas e torná-las clientes. Estabelecer uma comunicação eficiente com esse público é uma das etapas, e o SEO Local permite estar alinhado diretamente com o que esses potenciais clientes procuram.
Neste artigo, vamos falar de forma mais detalhada a relevância de manter uma presença digital, especialmente em cenários de incertezas econômicas, nos quais o mercado se torna mais competitivo. Vale ressaltar que, embora as táticas sejam fundamentadas, cada empresa deve avaliar a melhor estratégia conforme a sua realidade e os seus objetivos.
Entendendo o SEO Local
Derivando como uma das frentes de otimização para mecanismos de busca orgânica, o SEO Local é um conjunto de ações que visam melhorar a visibilidade de empresas nas páginas dos buscadores, focando em resultados locais. Ou seja, uma empresa consegue alcançar clientes dentro de um raio determinado de localização, aumentando as chances de impactar novos clientes.
Quando um usuário digita em um buscador “loja de roupas perto de mim”, o algoritmo associa os termos pesquisados com empresas que possuem perfis cadastrados em ferramentas como o Google Meu Negócio. Dessa forma, o usuário consegue visualizar mapas, informações dos estabelecimentos e escolher a melhor opção para a sua necessidade.
Esse tipo de recurso é ainda mais valioso para empresas de pequeno e médio porte, uma vez que aumenta a confiabilidade por parte dos consumidores. Outra vantagem é que o cadastro é gratuito, ou seja, o possível retorno financeiro que estar listado nas buscas locais pode trazer é maior, já que não existe gasto com a ferramenta.
Otimizando um site para melhorar a visibilidade digital
Existem inúmeras formas de melhorar o rastreamento, a leitura e a relevância de um site para os buscadores, ampliando a sua presença digital. Hoje em dia, ter um site da empresa completo é fundamental, e estratégias como SEO Local ou até mesmo um bom planejamento de conteúdo podem reforçar a visibilidade da marca perante os usuários e concorrentes.
Palavras-chave segmentadas
Mesmo tendo um perfil criado em ferramentas como o Google Meu Negócio, é importante mapear quais palavras-chave os usuários mais utilizam para encontrar empresas do seu segmento. Isso ajuda os buscadores a entender a relevância do seu site para os usuários e melhora a probabilidade de posicionamento no topo da lista.
Páginas de produtos e serviços de acordo com a localidade
Uma empresa que possui mais de uma instalação pode investir na criação de páginas específicas para cada endereço. Nelas, é possível incluir elementos interativos, como mapas, canais de atendimento personalizados via WhatsApp e ainda destacar produtos e serviços conforme a disponibilidade.
Interação com os usuários
Hoje em dia, todos estão na internet, então a sua empresa precisa se destacar por algum diferencial, e os usuários esperam isso das marcas. Encontre formas de interagir ativamente com os clientes, respondendo comentários, absorvendo feedbacks ou até mesmo criando jornadas de comunicação personalizadas para o segmento.
Avaliações positivas
Uma empresa até pode se destacar por sua presença digital, mas de nada adianta se a visão dela for negativa. Monitore em tempo real as avaliações de consumidores, e jamais utilize comentários falsos ou criados por inteligência artificial. A percepção dos usuários sobre uma marca na internet está diretamente atrelada com o nível de confiança e a qualidade do que é oferecido como produto ou serviço, podendo atrair ou afastar novos consumidores.
Experiência adequada para diferentes dispositivos
É importante considerar que uma grande parte dos usuários que realiza buscas locais na internet está utilizando dispositivos móveis como smartphones. Nem sempre eles vão fazer uso de palavras-chave locais, mas a própria adaptação de experiência por parte dos buscadores conforme o tipo de dispositivo pode priorizar a exibição de resultados locais.
Pensando nisso, tenha um site que seja compatível por igual com telas maiores, como monitores de mesa e notebooks, e também para dispositivos móveis. Destaque as principais informações do negócio, como nome, endereço, classificação e resumo dos serviços, facilitando a jornada do cliente.