Podc diz respeito aos pilares da administração de um negócio. Podc é: planejamento, organização, direção e controle! Se quer saber como realizar isso da melhor forma, então veio ao lugar certo!
A administração de tarefas em uma empresa pode ser considerada a principal forma de alcançar seus objetivos de maneira eficiente.
Por isso, tendo em mente o podc e as 4 funções administrativas principais para um organização, é importante que o gestor conheça bem cada uma delas para assim direcionar seu negócio ao topo!
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre podc, destacando os pontos mais importantes para a realização das tarefas com a maior eficiência possível. Confira!
- A visão de Henri Faynol e a gestão administrativa podc
- Conheça as funções básicas do podc
- Entendendo as 4 funções administrativas (podc) você pode organizar melhor sua empresa
A visão de Henri Fayol e a gestão administrativa podc
Com o passar do tempo, foi atribuída a teoria clássica do engenheiro francês Jules Henri Faylol, que falava em seu livro sobre prever, organizar, comandar, coordenar e controlar o futuro de uma empresa.
Quando tinha 19 anos começou a trabalhar em uma campanha metalúrgica e carbonífera beirando a falência na época.
Com o passar do tempo, o engenheiro assumiu o cargo de direção, recuperando as finanças da empresa e levando a um novo patamar.
Após isso, fundou o centro de estudos administrativos e lançou o livro mencionado no parágrafo anterior.
Seus estudos revolucionaram a administração e sua abordagem clássica, mudando também a lógica de trabalho dentro das empresas.
Isso trouxe o pensamento conhecido como processo administrativo e os primeiros passos em direção ao podc.
A partir daí a administração passou a ser reconhecida como uma profissão!
Por isso, desse período em diante foi dito que administrar é basicamente o processo de tomar decisões.
Tomar as decisões incluem planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, sendo cada uma dessas etapas referente a um processo isolado, mas quando em conjunto, formam as funções administrativas (podc).
Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, as formas de perceber os pilares da administração mudaram.
Isso porque as 4 funções administrativas (podc) mudam de acordo com cada organização e o modo como operam no mercado.
Conheça as funções básicas do podc
Muito bem, tendo em mente o podc, que são as 4 funções administrativas e têm como objetivo trazer os melhores resultados para sua organização, algumas ações precisam ser tomadas.
Isso porque, para que o gerenciamento traga resultados e maximize as possibilidades de crescimento, os pilares da administração precisam estar de acordo com o direcionamento do seu negócio.
Todos os gestores precisam desempenhar o papel mais importante diante dessas 4 funções básicas da gestão (podc).
Por isso, é fundamental que o gerenciamento siga o podc ao pé da letra!
Isso porque o conceito das 4 funções administrativas é bastante amplo, trazendo uma série de responsabilidades para que os resultados sejam alcançados!
O podc pode ser descrito como:
P = Planejamento
Entre os pilares da administração, o P se refere ao primeiro item do podc e se refere à definição dos objetivos e as formas para que sejam alcançados.
Se trata de uma tarefa básica quando consideramos uma organização, sendo também uma maneira de antecipar dúvidas e probabilidades.
Por isso, é preciso realizar um processo consciente e organizado para que seja possível determinar os objetivos que a empresa pretende atingir, sendo o primeiro passo do podc.
O = Organização
A etapa de organização se refere à definição da construção estrutural empresarial.
Ou seja, é a fase de colocar em pauta todas as questões necessárias para que a empresa se sustente, envolvendo sua força de trabalho, equipamentos e sistemas envolvidos.
Por isso, podemos separar cada um desses itens como:
Recursos
Esses recursos dizem respeito tanto aos recursos humanos (colaboradores), quanto materiais (matérias-primas) necessárias para a execução de qualquer planejamento estipulado na etapa de organização.
Operações
Se baseia na criação das atividades e tarefas a serem executadas conforme a definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro da empresa.
Por isso, a organização é considerada um instrumento de operacionalização do planejamento, que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos.
Essa é a forma como a empresa coordena todos os seus recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.
D = Direção
O administrador de uma empresa é uma das pessoas mais influentes dentro da organização, pois é quem controla todo o podc.
Ao aproveitar sua influência, o gestor de uma empresa faz com que seus colaboradores sigam de acordo com o planejado.
Esse pilar se refere a um processo interpessoal, que busca acionar os colaboradores e toda a organização por meio de motivação, instruções, liderança e coordenação dos trabalhos.
Essa direção é fundamental para as questões administrativas mais importantes, pois lida diretamente com as pessoas, sendo elas as maiores responsáveis pelo sucesso de toda empresa.
C = Controle
Essa etapa se refere à certificação de um plano que já havia sido executado.
Ou seja, é a verificação constante para o caso alguma futura correção seja necessária ao longo das transações.
O objetivo do controle é verificar se os objetivos previamente estipulados foram ou não alcançados, mantendo assim, a essência de um controle administrativo e corretivo para ações preventivas.
Entendendo as 4 funções administrativas (podc) você pode organizar melhor sua empresa!
Como vimos ao longo deste conteúdo, o podc para a administração das empresas se sustenta em alguns pilares extremamente importantes para o funcionamento correto de tudo!
Para você se lembrar, o podc se refere às 4 funções administrativas principais para sustentar sua empresa, sendo Planejamento, Organização, Direção e Controle.
O que torna alguém boa em administrar empresas é a compreensão de todas as necessidades da sua empresa, tendo em mente tanto as questões técnicas quanto a gestão de pessoas.
Se atentando à esses pontos, sua empresa estará no caminho certo para que possa crescer cada vez mais!
Bons negócios.