Aprenda a fazer pesquisa de mercado para potencializar os resultados do seu negócio

Pesquisa de mercado pronta  visa orientar as empresas para que suas estratégias sejam direcionadas corretamente. Existem várias formas de fazer isso, e se quer dicas incríveis de como organizar a sua, veio ao lugar certo! 

Todas as informações coletadas pela pesquisa de mercado pronta são importantes para o sucesso do seu negócio.

Isso porque, por meio delas é possível definir o perfil de cliente, entender o mercado de atuação do seu negócio e definir os melhores meios de se destacar da concorrência.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar o que é pesquisa de mercado pronta, destacando a importância de um bom planejamento empresarial para o seu negócio. Confira!

 

Antes de mais nada: o que é pesquisa de mercado?

Basicamente, a pesquisa de mercado pronta é um estudo que visa coletar o máximo de informações e interpretá-las para gerar insights, dando maior suporte na tomada de decisões dentro da sua empresa. 

Para realizar a pesquisa de mercado questionário, antes é necessário descobrir qual é o problema enfrentado pelo seu negócio, a fim de definir melhor qual a metodologia seguir. 

Dependendo do intuito do questionário de pesquisa de mercado, pode-se escolher o melhor formato para aquele planejamento empresarial. 

Os formatos mais comuns são: qualitativos e quantitativos e questionário de pesquisa de mercado simples ou complexo. 

Qual a importância da pesquisa de mercado pronta?

Caso você não saiba, a pesquisa de mercado pronta pode ser usada antes que você dê início às operações da sua empresa. 

Para que você consiga esclarecer diversos pontos a respeito da sua atividade de atuação, é possível determinar 5 cenários básicos. São eles: 

1. Produto

Muitas vezes, um produto ou serviço sai do papel sem parecer aquilo que o empreendedor esperava quando fez sua pesquisa de mercado pronta.

Seja isso algo bom ou ruim para a sua empresa, tente se perguntar: os consumidores querem os meus produtos ou serviços? Será que eles resolvem os seus problemas? 

2. Preço

Definir o preço de um produto ou um serviço é uma tarefa indispensável e, por vezes, pode parecer bastante complexa. 

Hoje em dia, é possível se deparar com empresas que colocam os preços da sua mercadoria nas alturas para valorizar a marca, enquanto outras visam vender mais a um preço acessível. 

Sendo assim, tente responder o seguinte: os seus clientes são sensíveis aos preços praticados por você? Será que a mercadoria está muito cara ou abaixo do esperado? 

3. Comunicação 

Uma pessoa fazendo anotações e meio à gráficos.

O terceiro fator que você deve analisar na hora de elaborar a pesquisa de mercado questionários é a comunicação da sua empresa. 

Se ela trouxer informações úteis e relevantes para a tomada de decisões assertivas, significa que os canais de comunicação utilizados garantem o pleno valor do produto ou serviço. 

Para a comunicação, responda: as campanhas de marketing mostram os benefícios da sua mercadoria? Será que elas atingem o público-alvo certo? 

4. Distribuição 

Quando falamos em distribuição, estamos querendo levar em consideração todos os canais capazes de levar os seus produtos para o cliente final.

Ter um canal de distribuição eleva – e muito – a experiência do consumidor, que passa a apoiar o seu planejamento empresarial. 

Nesse caso, responda: será que os seus canais são o suficiente ou será que os consumidores preferem outros lugares?

5. Mercado-alvo 

O mercado-alvo é o caminho que toda empresa que está em ritmo de pesquisa de mercado pronta deve seguir. 

Isso porque ele indica a maneira como você deve criar os seus produtos ou serviços, diferenciando-os da concorrência.

Portanto: o seu mercado-alvo está em constante evolução para o seu crescimento? Sabe de cor e salteado quem é a concorrência? 

Por que fazer uma pesquisa de mercado pronta?

Seja a sua empresa pequena, média ou grande, realizar um questionário de pesquisa de mercado é importante para que todas as decisões sejam tomadas de modo a focar no sucesso do empreendimento em seu planejamento empresarial.

Afinal de contas, estamos vivendo cada vez mais a competitividade empresarial, que só pode ser combatida com maior assertividade dos gestores e de toda a equipe da organização. 

Para se ter uma ideia, dados do Sebrae apontam que um quarto das empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos de existência. 

Portanto, o mundo dos negócios não é feito para quem quer somente brincar de ser empreendedor: é preciso agir de forma inteligente.

Ou seja, se basear em dados e informações precisas sobre o seu mercado de atuação e os seus consumidores. 

Sendo assim, foque agora mesmo na pesquisa de mercado questionário, pois ela mostrará o melhor caminho para conseguir todas as informações que você precisa para tomar as decisões certas. 

Quais os principais tipos de pesquisa

Chega um momento que diversas dúvidas surgem, principalmente quando o assunto é qual tipo de pesquisa de mercado pronta utilizar na sua empresa. 

A resposta para isso é: depende. 

Depende do objetivo que você quer alcançar, depende do perfil dos clientes que serão entrevistados e depende também do tempo que você quer gastar realizando uma pesquisa. 

Para se ter uma ideia de quais pesquisas fazer na sua empresa, veja abaixo os principais tipos: 

Pesquisa 1: satisfação do consumidor

Uma pessoa fazendo pesquisa de mercado pronta no computador.

Se você busca a excelência e a autonomia do mercado, medir a satisfação do seu consumidor é muito importante. 

Afinal de contas, é isso que vai fazer com que erros sejam evitados ou minimizados, além de melhorar todos os processos de maneira de sustentável. 

A pesquisa de satisfação é feita a partir do contato direto com o cliente e, nesse sentido, é ideal que você tenha uma lista de contatos para enviar o questionário a todas essas pessoas por e-mail, com o objetivo de economizar verba. 

Fora esse fato, quando a pesquisa de satisfação é enviada por e-mail, você consegue posteriormente analisar todas as respostas com facilidade e precisão, algo que seria difícil caso ela seja feita por telefone ou papel, por exemplo. 

Um bom questionário de satisfação deve estabelecer alguns critérios, como pedir para que os consumidores deem as suas notas para diversos aspectos do seu empreendimento. 

Por exemplo, uma escala de 1 a 10 pode ser utilizada, em que 1 significa insatisfeito e 10 muito satisfeito. 

Depois que as notas são dadas, você deve então avaliar todos os pontos para entender como melhorar o atendimento, o preço, a qualidade dos produtos ou serviços, entre outros. 

Pesquisa 2: hábitos de consumo

Você sabe quem são os seus clientes? Consegue dizer quais são os seus hábitos? Se a sua resposta for “não”, então você está perdendo grandes chances de aumentar o faturamento do seu negócio. 

Isso porque conhecer o consumidor é muito importante para que o planejamento de cada projeto seja assertivo. 

Por exemplo, saber em quais redes sociais esses clientes estão é fundamental para que você também esteja presente nessas plataformas com uma estratégia de mídia social fora dos padrões de qualidade. 

Ou seja, conheça a fundo quem são os seus clientes para planejar ações que agradem a sua audiência, além de atrair novos consumidores para os seus produtos ou serviços. 

Pesquisa 3: imagem de marca 

Tente pensar em uma marca! Qualquer uma. 

Depois, descreva-a em apenas uma palavra. 

Conseguiu? 

Então isso significa que a palavra que você pensou tem total relação com a marca lembrada, caracterizando o modo como você se relacionou com ela. 

Esse é um trabalho de branding, o qual tem o papel de gerenciar a marca para que ela consiga ter visibilidade perante ao público-alvo. 

Isso significa envolver diversas tarefas, como a elaboração de identidade visual e até mesmo como o consumidor é atendido na sua loja física, por exemplo. 

Esse trabalho só dá certo se uma pesquisa de imagem de marca for feita com cuidado, uma vez que ela é capaz de fornecer dados que auxiliam todo o trabalho da equipe de branding. 

Em palavras bem simples, essa pesquisa tem como principal objetivo revelar qual a impressão que os consumidores têm em relação a sua marca. 

Pesquisa 4: teste de campanha

Antes que qualquer campanha seja lançada, é fundamental que haja uma avaliação precisa dela para que erros possam ser evitados. Isso é possível por meio da pesquisa de mercado pronta! 

E você pode fazer isso por meio de ferramentas de marketing digital, que se baseiam também em pesquisas de mercado. 

Você pode, por exemplo, adicionar vídeos ou fotos no seu questionário para que o cliente experimente uma determinada campanha. 

Pesquisa 5: com colaboradores

Outro público que não deve ser ignorado pelas pesquisas de mercado da sua empresa são os seus próprios colaboradores. 

Isso porque são essas pessoas que fazem a roda do seu negócio girar todos os dias e saber o nível de satisfação deles em trabalhar para a sua marca é muito importante para saber se o ambiente que você proporciona é adequado. 

Além disso, a pesquisa de mercado pronta é a garantia de entender se todos eles estão realmente motivados em continuar os seus trabalhos de forma produtiva.

Agora é com você! Faça sua pesquisa e obtenha os melhores resultados

Como vimos ao longo deste conteúdo, uma pesquisa de mercado pronta é essencial para a empresa crescer e conseguir o devido direcionamento em sua estratégia.

Para isso, entender a importância da compreensão do seu produto e como ele será recebido no mercado é essencial, pois essa ação é uma grande responsável pelo sucesso do seu negócio.

Além desse detalhe, existem diversos tipos de pesquisa que, dependendo da situação, dizem respeito a um aspecto do seu negócio.

Por fim, tenha em mente sempre: o planejamento empresarial exige uma série de pesquisas para que ocorra da forma mais eficiente possível!

Bons negócios!