3 estratégias para criar uma persona e vender mais

persona

Definir uma persona para montar estratégias de marketing digital auxilia qualquer empresa em suas vendas. Descubra como criar um perfil ideal dos seus clientes.

Com o passar do tempo, os profissionais de marketing notaram que realizar campanhas sem um público específico em mente não funcionava.

Imagine um entregador de folhetos que entrega panfletos indiscriminadamente, para todas as pessoas que passam pela rua. 

As chances de encontrar um possível cliente é bem pequena, pois não há uma definição clara sobre esse público – ele está apenas entregando papéis.

Além de desperdiçar recursos valiosos das empresas, este tipo de método se tornou obsoleto na internet. Definir o público é fundamental para a geração e conversão de leads qualificados. 

Fiquei por aqui para aprender a criar persona perfeita para o seu negócio! Confira:

Por que criar uma persona para vender mais?

A persona é uma figura fictícia que é criada a partir da análise de informações comportamentais dos usuários

Teoricamente, ela representa o cliente ideal de uma empresa. 

Ao sintetizar todos os dados e reunir características principais dos possíveis consumidores, conseguimos orientar o conteúdo para as estratégias de marketing digital de cada organização. 

Mas, por que criar uma persona garante maior número de vendas?

Justamente porque as campanhas de marketing se tornam mais personalizadas. Neste caso, as chances de sucesso são maiores e os recursos melhor direcionados.

Afinal, 61% dos consumidores afirmam que gostam mais de empresas que produzem conteúdo customizado. 

Ou seja, se sentem mais propensos a consumir desse negócio, segundo pesquisa da Custom Content Council.

Diferença com o público-alvo

A persona se assemelha muito ao conceito de público-alvo. Entretanto, não é a mesma coisa. 

Apesar de compartilharem de características muito parecidas, a persona apresenta muito mais características de um determinado público.

Essas informações mais detalhadas fazem toda a diferença na hora da criação de ações e campanhas de marketing digital pela internet. 

Veja abaixo como é produzido o briefing de público-alvo e persona:

Público-alvo

Exemplo: Mulheres, na faixa de 20 a 40 anos, solteiras, com escolaridade mínima do ensino médio, com renda mensal de R $1.200 na média. Desejam melhorar a aparência dos cabelos sem gastar muito dinheiro.

Persona

Exemplo: Ana Beatriz tem 22 anos, trabalha em uma empresa de telemarketing. Tem os cabelos loiros, porém não tem condições financeiras para adquirir produtos de beleza com o valor muito alto, tem filhos para criar, portanto precisa de algo rápido também. Está em busca de praticidade aliada à economia.

Tipos de persona

Criar uma persona para o seu negócio é importante para vender mais

Porém, há tipos de personas que devem ser utilizados de diferentes formas para se alcançar diferentes resultados.

Como essa figura é passível de personalização, quanto mais específica ela for, melhor para descrever o destinatário da mensagem no marketing. 

Por esta razão, há alguns tipos de personas pensados em diversas situações e empresas, veja:

Proto persona

Este tipo de persona é uma ideia inicial da empresa. 

Ou seja, a partir de um brainstorming, a equipe compartilha as características dos possíveis clientes do negócio para começar a montar uma descrição e se aprofundar nos perfis posteriormente.

Como o próprio nome sugere, é um protótipo do que ainda será criado e aperfeiçoado.

Brand persona

Esta persona não se baseia em uma audiência ou consumidor, o perfil é um conjunto de características da própria empresa

Neste caso, a intenção é humanizar a marca de tal modo que gere identificação com o público.

A partir disso, são criados conteúdos como mensagens, vídeos e até conteúdo humorístico. 

Essa persona foi adotada pela Magazine Luiza, por exemplo, com a personagem Magalu, que é sucesso nas redes sociais.

Audience persona

A audience persona se preocupa com a interação e engajamento da marca nas redes sociais. 

É estruturada para orientar conteúdos para essas plataformas, levando em consideração o comportamento do público, por quais temas se interessam mais e o que gera mais cliques. 

A intenção, neste caso, é atrair seguidores engajados que acessem blogs, vídeos diversos e compartilhamentos.

Buyer persona

Este tipo de persona é o mais comum e que mais ouvimos falar por aí. É um personagem que simboliza o “cliente ideal”, com todas as suas necessidades, desafios e problemas. 

Sua estruturação auxilia na criação de materiais relevantes para atrair mais público para o site ou e-commerce. 

Neste caso, o objetivo final é conseguir alcançar o consumidor certo para o levar a compra.

Afinal, como criar a persona?

Para criar uma persona é importante analisar o objetivo da empresa em relação ao seu público consumidor. 

Ao elaborar um produto ou serviço, as marcas já atuam dentro de um nicho específico. 

Por exemplo, a marca de itens esportivos Quechua: apesar de popular, possui o nicho de esportes ao ar livre como camping e trilha.

Saiba as 3 principais estratégias para criar uma persona para qualquer marca:

1. Analise informações coletadas

É válido realizar pesquisas de opinião nos sites e redes sociais da empresa para chegar mais próximo do cliente real e entender suas expectativas. 

As equipes de marketing sempre realizaram este tipo de estudo para guiar suas estratégias – até quando a propaganda era única e exclusivamente pela televisão.

2. Reúna todos os dados possíveis

Há bancos de dados prontos que estão disponíveis para consulta, entre outros métodos os quais cada organização pode escolher. 

Portanto, utilizando ou não sistemas de automatização de dados, reúna todos que precisar.

Essas informações são valiosas na hora de criar a persona ideal para cada empresa.

3. Estruture a persona

Após a realização da coleta de informações relevantes sobre um público, são analisados outros pontos para estruturar o perfil, tais como:

  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Estilo de vida;
  • Histórico de compras;
  • Expectativas;
  • Frustrações;
  • Gênero;
  • Crenças;
  • Comportamento dentro e fora da internet;
  • Desafios;
  • Nível socioeconômico;
  • Nível de escolaridade;
  • Em quais redes sociais está presente;
  • Onde busca informações;
  • Em qual momento do funil de vendas está.

O seu cliente está logo ali!

A persona é o seu cliente sentado ao lado dos vendedores e respondendo todas as perguntas necessárias. 

Comerciantes físicos trabalham com este tipo de técnica há muito tempo, apesar de utilizar maneiras mais arcaicas.

Utilizar essa técnica garante uma melhor comunicação com o público. Além de garantir à empresa um entendimento mais claro sobre seus consumidores.

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