PCP: veja o que é, e como adotar o planejamento e controle da produção

Em ambientes de trabalho onde há muitos processos operacionais, e dentre elas está o PCP, essa ferramenta se torna uma ótima para auxiliar na administração da sua empresa. 

Resumidamente, o PCP (Planejamento e Controle da Produção), é um sistema voltado principalmente para indústrias, auxiliando nas etapas de produção. 

Por meio desse sistema, a indústria consegue planejar o tempo necessário para que um produto seja desenvolvido. Além disso, ele pode estabelecer a quantidade de itens que precisa ser criado, e definir o próximo local para a elaboração das peças. 

A automação industrial dos trabalhos desenvolvidos dentro de uma empresa, é de fato, extremamente importante, afinal, quanto mais prático, mais rápido são os resultados. 

Dito isso, o PCP se torna uma ferramenta bastante útil dentro de uma empresa, uma vez que o sistema mostra se a companhia possui todos os componentes necessários para produzir os produtos com qualidade. 

Uma empresa que produz rótulos para industria, ou qualquer outro produto, sabe que planejar, programar e controlar a sua produção é fundamental para não ter nenhum problema ou imprevisto no futuro. 

Sem esse planejamento, a empresa pode começar a colecionar resultados ruins. Dependendo do caso, a companhia pode até perder reconhecimento na área. 

Quais os objetivos desse sistema?

O controle de produção tem o objetivo de alinhar todas as etapas que um produto passa antes de chegar na sua finalização. Para fazer esse controle, um sistema precisa ser desenvolvido levando em consideração desde as seguintes etapas:

  • Compra do produto;
  • Fases de transformação;
  • Controle dos responsáveis por cada fase;
  • Conferência;
  • Controle de qualidade;
  • Aprovação para entrada no estoque.

Quando o processo de produção passa a ser bem controlado, é possível você identificar um produto, prevendo seu término, deixando ao seu conhecimento a quantidade e capacidade de produção. 

Quando você tem um PCP alinhado com o seu estoque e vendas, sua empresa consegue medir os dados que, posteriormente, podem ser usados como base para futuras decisões administrativas. 

Vantagens do PCP

Até aqui, você já consegue imaginar alguns dos benefícios que esse sistema pode proporcionar a uma empresa, tornando até mesmo os processos de calibração de equipamentos industriais mais fáceis de serem feitos. 

No geral, a grande vantagem do PCP, é assegurar que a indústria esteja fabricando seus produtos com a qualidade de acordo com os seus padrões. Contudo, o sistema não se limita apenas a esse benefício. Confira, abaixo, outras vantagens que o PCP pode promover:

Decisões assertivas

Como dito anteriormente, o PCP é capaz de levantar todos os dados necessários para que a produção ocorra, logo, o gestor tem acesso a informações de grande relevância que podem ser usadas para tomada de decisões. 

Melhores resultados finais

Ao ter o controle de todo o processo operacional, a empresa consegue obter resultados finais melhores, isso porque o sistema também pode gerenciar o nível ideal do estoque. 

Produção sistematizada

Em indústrias que não possuem um PCP, é muito comum ver uma série de erros acontecer. Ao ter um controle por meio do sistema, é determinado o número correto para a produção dos produtos. 

Redução de custos

Outra grande vantagem que o sistema é capaz de promover, é a redução de custos, afinal, por meio dele o gestor tem acesso ao número de insumos necessários, e os produtos que serão desenvolvidos. Evitando assim, o desperdício.

Importância do PCP  

A importância do PCP está ligada diretamente com a qualidade em que o trabalho é desenvolvido. Quando há um controle sobre qualquer tipo de ação, a empresa passa a ter uma organização, capaz de fazer com que ela ganhe mais reconhecimento dentro do segmento. 

Como fazer a implementação do sistema?

Para fazer com que o sistema funcione de maneira eficaz, é necessário seguir algumas etapas. Elas são:

1. Previsão de demanda

Essa primeira etapa, é onde a indústria faz uma estimativa de quantos produtos ela precisará, por exemplo, para fazer uma limpeza industrial em altura

2. Conheça a capacidade de produção

Essa segunda parte é interessante, porque muitas empresas podem prometer a produção de um número x, mas possui a capacidade de produzir apenas um número y. Saber a capacidade de produção evita muitos problemas. 

3. Planejamento agregado de produção

A terceira etapa, trata-se de um documento onde a indústria irá determinar a quantidade de produtos a serem fabricados em um determinado período. 

4. Plano mestre de produção

Já esse plano, é basicamente, um documento em que a indústria irá desenvolver, para terminar os produtos a serem desenvolvidos em curto período. 

5. Programação detalhada de produção

Essa parte, o gestor precisa programar os processos produtivos, para definir como as atividades serão feitas. 

6. Controle de produção

Por fim, chega a parte de acompanhar todas as atividades realizadas. No sistema, você pode fazer comparativos, que podem ser bastante úteis em algumas ocasiões. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.