O Outreach Marketing é uma estratégia que tem como principal foco a parceria da marca com influenciadores digitais. Dessa forma, seus produtos ou serviços alcançam diferentes públicos. Continue a leitura e saiba como sua indústria pode crescer com esse recurso.
Há muitos usuários navegando na internet e consumindo diversos conteúdos de outras pessoas ou marcas que consideram influentes. Esse é o conceito inicial do Outreach Marketing.
Para melhorar o engajamento da sua indústria, vale a pena apostar na parceria com outras empresas ou influenciadores do ramo.
Essa prática tem sido extremamente comum e, provavelmente, você já se deparou com ela em algum momento. Para alguns segmentos industriais, pode ser uma estratégia forte e assertiva.
Mas para isso, deve ser muito bem pensada e planejada, pois depende de parcerias com outras empresas ou pessoas.
Continue lendo até o final e entenda melhor como o Outreach Marketing pode alavancar a popularidade do seu negócio e melhorar seus rendimentos. Confira!
- O que é Outreach Marketing?
- Vantagens do Outreach Marketing para sua empresa
- Etapas necessárias para o planejamento de Outreach Marketing
- Estratégias para colocar o Outreach Marketing em prática
- Sozinho é mais difícil
O que é Outreach Marketing?
O Outreach Marketing, ou Marketing de Influência, é uma estratégia que busca aumentar o engajamento da empresa por meio de pessoas ou marcas que apresentam grande influência sobre o tema.
Para isso, diversas propostas podem ser trabalhadas. Entretanto, é fundamental ter um plano de ação coeso e identificar se a influência escolhida vai ou não melhorar o engajamento da marca.
Um exemplo simples para ilustrar o Outreach Marketing é: uma personalidade ativa nas redes sociais cujo nicho trabalhado é o estético.
Nesse cenário, se a empresa comercializa cremes anti rugas ou que auxiliam a manter a pele sempre hidratada, essa personalidade é a influência ideal para aumentar o engajamento.
Vantagens do Outreach Marketing para sua empresa
O exemplo que demos está relacionado à uma personalidade do mundo dos cosméticos. Porém, cada empresa pode escolher outras pessoas ou até mesmo marcas parceiras, como é o caso do segmento industrial.
O fornecimento de produtos entre empresas pode garantir maior visibilidade no mercado, desde que ambas saiam beneficiadas dessa relação.
Vamos entender melhor as vantagens que o Outreach Marketing oferece ao seu negócio:
- Elevação da reputação online: se a marca parceria tem mais visualizações em seus canais digitais e aceita divulgar a sua empresa, as chances de se elevar a reputação online é muito maior;
- Construção de relacionamentos fortes: além da divulgação é possível criar uma relação de qualidade entre os influenciadores e a empresa;
- Criação de conteúdo de qualidade: quem melhor para falar sobre o seu produto ou serviço senão alguém que também atua no ramo? Os influenciadores digitais possuem maneiras criativas de criar conteúdos de qualidade para divulgação de marcas;
- Proporciona melhor aprendizado sobre abordagens personalizadas: os usuários na internet desejam sentir que são valorizados e únicos, mesmo quando falamos do mercado B2B. Ao utilizar essa estratégia é possível personalizar as campanhas e criar sentimentos de identificação;
- Impulsiona o ranquamento em SEO: além disso, melhora consideravelmente o ranqueamento nos principais sites de busca, onde a estratégia de SEO é mais utilizada.
Etapas necessárias para o planejamento de Outreach Marketing
Para que seu Outreach Marketing seja eficaz e obtenha resultados esperados, é importante realizar um planejamento conciso e responsável.
Tudo isso levando em consideração diversas variáveis, afinal você está utilizando os serviços de parceiros.
O ideal é não perder tempo com apostas erradas, como influenciadores que não aceitam ou que não cumprem com o que se propõe.
Para isso, basta pesquisar muito bem a fama de cada personalidade ou empresa que deseja divulgar a sua indústria.
Listamos as principais etapas para que o Outreach Marketing da sua marca seja um sucesso e aumente o seu engajamento:
Encontre os influencers certos
Para saber quais são os influenciadores ideais para o seu negócio, além de se atentar ao nicho de atuação, outras coisas devem ser analisadas, veja quais:
- Reputação dentro do segmento;
- Recorrência das postagens;
- Qualidade do conteúdo;
- Nível de engajamento com o público;
- Quantidade de seguidores nas mídias sociais.
Elabore mensagens de impacto
Mesmo que você faça parcerias com influenciadores comunicativos ou empresas que atuem com equipes de marketing, elabore uma mensagem de impacto referente ao seu produto ou serviço.
Peça aos influenciadores que adicionem esta mensagem de alguma forma, dessa maneira é possível manter a essência mesmo que a divulgação seja feita por outras pessoas.
Personalize uma abordagem de divulgação
Para que as personalidades ou marcas aceitem realizar a divulgação do seu negócio é importante personalizar a abordagem.
Um influenciador digital, por exemplo, pode ter muitas empresas interessadas em Outreach Marketing, por este motivo, busque se destacar para chamar a atenção
Prove o valor da sua marca
Além da abordagem personalizada, é necessário provar o valor do seu produto comercializado. Ou seja, qual o impacto daquele item para o mundo ou para as pessoas que irão comprar.
Para isso, utilize as seguintes técnicas:
- Apresente fontes confiáveis;
- Mostre os impactos de seus produtos ou serviços na vida da comunidade;
- Garanta outros benefícios para suas parcerias.
Estratégias para colocar o Outreach Marketing em prática
Depois de cumprir as etapas para garantir um Outreach Marketing de qualidade, vale a pena trabalhar com estratégias para resultados cada vez melhores.
Por este motivo, selecionamos algumas dicas excelentes para alavancar seu marketing de influência, veja quais:
Invista em Guest Post
O Guest Post é uma troca de conteúdo entre marcas parceiras, ou seja, uma publica o conteúdo da outra em seu próprio site e indica para seus clientes.
Esta estratégia é excelente e melhora muito os níveis de engajamento de ambas as partes.
Um exemplo: uma empresa que oferece sistemas ERP integrados para setores diversos publica artigos em sites para contadores, informando sobre algum assunto de interesse e relacionando seu produto.
Una o Outreach Marketing com o E-mail Marketing
Utilize o Outreach Marketing e as estratégias com E-mail Marketing para melhorar os resultados.
Você pode disparar para todos os usuários que clicarem no link disponibilizado pelo influenciador, gerando uma sincronia.
Essa estratégia é excelente quando se trata de promoções e descontos oferecidos pelas personalidades caso a compra seja feita com seus códigos, por exemplo.
Utilize as menções sociais
Para alcançar os influenciadores ou empresas que desejam construir uma parceria, vale a pena mencionar nas redes sociais ativas ou comentários em vídeos para propor alguma troca.
Faça uma abordagem assertiva
Estude o influenciador que deseja alcançar e elabore abordagens assertivas e objetivas. Se a sua indústria estiver localizada em cidades menores, procure personalidades locais para conseguir engajamento na própria região.
Não tenha medo, desde que você não seja insistente e desagradável, qualquer abordagem inteligente é válida.
Compartilhe histórias dos consumidores
Para garantir que seu produto é, realmente, bom, mostre as histórias de consumidores recorrentes e como eles gostam do que compram.
O ideal é sempre demonstrar aos influenciadores o verdadeiro potencial do que você está comercializando. Dessa maneira, eles podem realizar uma divulgação mais real e verdadeira.
Sozinho é mais difícil
Muitas marcas alcançaram o sucesso sozinhas ou parcialmente. Entretanto, sabemos que com um mercado tão competitivo e globalizado, é mais fácil chegar no topo com a ajuda de outras pessoas.
Apesar da concorrência, há marcas que trabalham paralelamente e podem unir tais ações ou grupos para um engajamento maior, seja por backlinks, publicidade paga ou Outreach Marketing.
Por esse motivo, busque entender seu público e saiba quem se comunica diretamente com ele. Dessa forma, estratégias mais diretas podem ser implementadas e resultados melhores são conquistados.
Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de outras estratégias para seu negócio!