Os impactos das mudanças climáticas na indústria de transporte

Os impactos das mudanças climáticas na indústria de transporte

Os meios de transporte se tornaram essenciais para a nossa vida. Precisamos do transporte não só para ir ao trabalho, buscar o filho na escola, receber as compras que fazemos pela internet ou viajar, mas também para ter água e comida em casa.

O transporte rodoviário está presente em todas as áreas da vida, mas é preciso ter consciência de que ele afeta o meio ambiente, pois a maioria dos combustíveis usados são poluentes. 

A boa notícia é que a indústria da logística tem criado soluções inteligentes como o rastreamento veicular, que é importante não só para a gestão de frotas, como também para tornar o processo de entregas mais sustentável.

A cada dia que passa fica mais evidente a importância da tecnologia e da inovação para esse setor. A tecnologia ajuda a mitigar danos ambientais a partir da criação de soluções que não afetem o meio ambiente, o que favorece toda a sociedade.

Como a tecnologia auxilia a indústria de transporte?

Não existem dúvidas de que a tecnologia chegou para melhorar o setor logístico, que apresentava diversos problemas, como demora na entrega, altos custos de operação, desvio de entregas, prejuízos com a frota e outros.

A tecnologia auxilia nisso deixando a operação mais ágil, eficiente e segura, possibilitando que os processos sejam automatizados, o que permite que diversos setores recebam as informações de forma integrada e reduzam os custos com a operação.

Um grande exemplo de aplicação da tecnologia no setor do transporte é o uso de rastreadores de frota, usados para localizar o veículo e fazer o monitoramento em tempo real via satélite, aumentando a segurança da operação.

O roteirizador de carga é outra tecnologia que melhora o serviço de transporte de cargas fracionadas, ou seja, aquelas que entregam produtos em locais diferentes. Ele permite planejar as melhores rotas por meio da avaliação do trânsito e permite ver se os entregadores estão seguindo o caminho que foi traçado.

As soluções de recuperação do veículo também são importantes e vem transformando essa indústria. Ela usa sensores nos veículos para realização da manutenção preditiva, o que aumenta o tempo de vida dos veículos e reduz os custos com reparos.

Como as empresas estão se adaptando para construir um futuro mais ecológico?

Felizmente, as empresas têm revisado seus processos e usado a tecnologia ao seu favor para reduzir os danos causados ao meio ambiente. Todos os dias nos deparamos com notícias assim em sites de jornalismo. E um grande exemplo é que elas estão cumprindo cada vez mais a risca as leis ambientais, que são rigorosas no nosso país.

Outro ponto alto é que muitas empresas estão reorganizando as suas cadeias de suprimentos para se tornarem mais sustentáveis. O que envolve, além do transporte, a produção e o uso de materiais e embalagens eco-friendly.

Por fim, a otimização de rotas é uma estratégia das indústrias que visa reduzir as distâncias percorridas pelos meios de transporte, reduzindo, assim, a quantidade de fumaça liberada para a atmosfera.

Tendências para uma indústria de transportes mais sustentável

A pressão pela preservação do meio ambiente tem levado empresas de transporte a criarem soluções mais criativas e eficientes. Entre elas a eletrificação das frotas de veículos, tanto para o transporte de carga quanto para o de passageiros.

Com esse crescente aumento da produção de veículos elétricos, tem se expandido a infraestrutura para recarga desses veículos. O objetivo é permitir que eles percorram rotas maiores com mais facilidade. Esse movimento tornará mais fácil a transição para os veículos elétricos.

A busca por combustíveis alternativos também está em alta. Um exemplo desse tipo de combustível é o biodiesel e o etanol. O uso de hidrogênio para veículos maiores, como caminhões,é outra alternativa sustentável, mais eficiente e é menos poluente.

A cada ano, a indústria dos transportes tem buscado meios de se reinventar, trazendo soluções alternativas que incluam a tecnologia. Isso mostra uma preocupação em tornar as operações mais ecológicas.