Se você navega na internet, com certeza já se deparou com o uso de palavras-chave ao usar os sites buscadores, afinal você nunca digita o site que deseja acessar, até porque muitas vezes nem se lembra qual seria exatamente o site.
É aí que as palavras-chave entram, pois ela é uma espécie de comando que, ao ser digitado nos sites de busca, direciona o usuário exatamente para o site que ele deseja. Entenda como você pode utilizar essa estratégia a favor do seu negócio.
O que são palavras-chave?
É o principal instrumento de uma pesquisa, composto por termos com uma ou mais palavras, são a forma como o usuário digita sua dúvida nos buscadores para:
- Responder suas perguntas;
- Solucionar seus problemas;
- Comprar itens;
- Localizar lugares.
Enfim, uma infinidade de possibilidades em que essas palavras-chave podem ser usadas.
Exemplo, uma pessoa precisa limpar os vidros de sua casa, ela irá nesse buscador digitar “empresa de limpeza de vidros”, com isso vai aparecer uma infinidade de opções para escolher o melhor serviço.
Por isso, com um bom marketing as palavras-chave podem impulsionar o seu negócio, pois ao definir a sua, passará uma mensagem para esses buscadores que o seu conteúdo é sobre determinado assunto.
Fazendo as escolhas certas, seu conteúdo será exibido para quem realizou a pesquisa, atingindo seu público-alvo.
A importância para o seu negócio
Essas palavras-chave vão abrir as portas do seu conteúdo para o universo da internet, a principal diferença é que você vai ser encontrado pelas pessoas certas.
Pois elas já vão pesquisar sobre o assunto que desejam encontrar, sejam luvas isolantes ou cama box, esses clientes já estão na intenção de avaliar e adquirir o produto, e com esse filtro se torna muito mais fácil que eles garantam a compra.
Ou que pelo menos os seus conteúdos sejam lidos, compartilhados, curtidos e, o principal de tudo, lembrado, então essa estratégia vai fazer a sua empresa ser vista por todos.
O marketing de conteúdo auxilia justamente nisso. A internet é extremamente competitiva, mas os mecanismos de buscas tornam essas fronteiras menores através dos resultados das buscas feitas pelo público.
Isso significa que não basta eleger algumas palavras-chave e jogá-las no meio dos seus post, é necessário um planejamento para aumentar o seu alcance, e com isso os seus números de vendas.
Como utilizar palavras-chaves?
Primeiramente é preciso entender o seu público-alvo e como ele pesquisa. Tente pensar em uma lista de palavras potenciais para o seu negócio, busque ajuda da sua equipe para entender melhor o seu cliente.
Por exemplo, com um atacadista de piso laminado, quais palavras fazem parte desse potencial cliente? Coisas como:
- Diferencial do piso laminado;
- Piso laminado preço;
- Onde comprar piso laminado.
Enfim, existe uma série de combinações de palavras para serem usadas. Após a lista ser definida, levante os sinônimos, termos sofisticados, associados e até genéricos. Vale pesquisar até entre seus concorrentes que palavras estão usando.
Depois da pesquisa das palavras e com elas definidas, você pode usá-las em estratégias pagas ou orgânicas.
Para as ações pagas, é muito comum utilizar as palavras-chave em campanhas de mídia dos sites buscadores, assim você cria anúncios e ações a partir das palavras-chave que escolheu, impulsionando os termos relevantes para posicionar seu negócio nas buscas.
Já nos resultados orgânicos, você deve otimizar todo o seu site utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), dessa forma aplicando as palavras-chave para conseguir posicionar sua marca nos primeiros resultados de uma forma orgânica.
Ou seja, criando conteúdos relevantes para o seu negócio, com assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.
Exemplo, uma empresa de montagem de painel elétrico pode criar um blog para falar sobre o processo de montagem, por que esse serviço é importante, qual o diferencia dos outros e em cada texto usar as palavras-chave definidas.
Ou seja, assim que alguém digitar alguma dúvida relacionada ao assunto, o site da sua empresa vai surgir nas buscas.
É fundamental que as suas palavras-chave sejam colocadas à prova constantemente, assim você consegue fazer as mudanças efetivas para o seu negócio em toda sua estratégia de marketing digital.
Por isso estruture bem o seu negócio com o uso de palavras-chave, pois as empresas que utilizam esse mecanismo conseguem se sobressair dentre as outras, afinal garante que o cliente te encontre e acesse todo o seu conteúdo.
Isso faz a sua visibilidade aumentar ainda mais, bem como as vends e acima de tudo te tornando autoridade no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.