Entenda o que é SERP e aprenda a melhorar seu ranqueamento

SERP é a página de resultados dos navegadores onde os usuários conseguem encontrar respostas para suas pesquisas. Saiba qual a importância dessa lista para o SEO da sua empresa.

Os usuários dos buscadores querem encontrar as melhores informações para suas dúvidas. Quando realizam pesquisas, a experiência deve ser rápida e assertiva, trazendo as soluções certas.

Para isso, existe a SERP (Search Engine Results Page) que é uma lista de resultados para as pesquisas feitas na web. Essa página é a primeira coisa que um usuário vê ao realizar uma busca. 

Por esse motivo, as empresas que trabalham com Marketing Digital devem se atentar aos critérios de posicionamento e qualidade dos buscadores. É preciso colocar em prática estratégias de Marketing de Conteúdo e boas práticas de SEO.

Quer saber o que é SERP, como funciona e como seu site pode aparecer nos primeiros resultados? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.

O que é SERP?

A SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados de buscas realizadas por meio de navegadores. É nela que os usuários encontram respostas para suas dúvidas. 

Quando um usuário realiza a pesquisa por uma palavra-chave na caixa de pesquisa, o resultado obtido é a SERP. Ao realizar a busca, os melhores posicionados aparecem em formato de lista. 

Sua estrutura é composta pelos 10 primeiros colocados que são escolhidos de forma orgânica. Isso sem contar os anúncios pagos pelas empresas e outros recursos do buscador. 

Além dessa estrutura base em formato de lista, os navegadores adicionam features snippets para otimizar ainda mais as respostas obtidas. Dessa forma, se torna muito mais simples encontrar as respostas para suas dúvidas.

No entanto, é importante lembrar que na primeira página da SERP estão apenas os sites com o melhor ranqueamento. Sendo assim, para conquistar esse espaço é preciso seguir as boas práticas de otimização para motores de busca (SEO).

Principais features das SERPs

Para otimizar as buscas e melhorar a experiência dos usuários, os navegadores oferecem diferentes formatos de respostas para que seja mais simples de encontrar exatamente o que é procurado ao realizar uma pesquisa.

As features snippets variam de acordo com cada intenção de busca e oferecem ao usuário opções variadas para consumir determinado conteúdo. 

Confira:

Anúncios

Ao realizar uma pesquisa no buscador, dependendo da palavra-chave escolhida, aparecem nos primeiros colocados os sites patrocinados. Ou seja, aqueles que pagaram por anúncios na ferramenta Google Ads ou outras ferramentas próprias dos sites de busca. 

Para garantir a transparência, os buscadores sinalizam quando os resultados são orgânicos ou pagos. Dessa forma, o usuário pode escolher o tipo de conteúdo que deseja acessar. 

Investir em anúncios pagos é uma ótima opção para as empresas que desejam crescer nos buscadores de forma mais rápida.

Descrição

O snippet de descrição é um dos mais importantes para estratégias de conteúdo. Isso porque, esse elemento reúne os principais tópicos de um texto e o disponibiliza dentro da SERP para o usuário. 

Em geral, esse recurso sintetiza as informações mais importantes de uma lista. Dessa forma, a pessoa que realiza a busca pelo assunto consegue visualizar sua resposta de forma mais fácil.

Notícias

O box de notícias traz informações sobre o assunto pesquisado no navegador. Dessa forma, é possível escolher em qual portal acessar de forma mais intuitiva. 

Além disso, o snippet reúne as publicações por hora de postagem. Sendo assim, as informações são constantemente atualizadas para o usuário.

Shopping

As imagens do termo pesquisado são algumas opções de produtos escolhidos pelo Google imagens para facilitar a busca do usuário. 

Nesse snippet está presente uma foto do produto associado a palavra-chave, o valor e a loja onde o item é disponibilizado. 

Além disso, em alguns casos aparece também a avaliação que a loja possui. Dessa forma, os visitantes conseguem consultar de forma mais rápida.

Cards

Os cards e painéis de conhecimento são features que trazem conteúdos de forma mais rápida para que o usuário não precise entrar em um site.

Por meio deles, ao realizar uma pesquisa pela palavra-chave aparece a resposta imediata. No entanto, esses snippets nem sempre possuem o link do site responsável pelo conteúdo.

Como conquistar espaço na SERP?

Os features snippets presentes na SERP são de grande importância para conquistar um maior número de tráfego orgânico no site da sua empresa. 

No entanto, para que o algoritmo do Google identifique o seu conteúdo como de qualidade é preciso se atentar às boas práticas de SEO e outras técnicas para garantir o seu lugar nas melhores posições. 

Confira a seguir as principais dicas para que o seu conteúdo se sobressaia dos demais:

Fique de olho na concorrência

Os concorrentes que atuam diretamente com as palavras-chave da sua empresa, devem sempre ser levados em consideração no momento em que o time de marketing começar a traçar estratégias de conteúdo. 

Nesse momento, vale realizar benchmarking, estudo de concorrência, para entender qual o posicionamento de outros sites e quais são as características de seus conteúdos. 

Dessa forma, se torna mais simples identificar as mudanças que são necessárias na estratégia de Marketing de Conteúdo para web do seu negócio.

Crie conteúdo de valor

Quando falamos em conteúdo de valor, falamos em materiais que ajudem a persona a sanar suas dores. Ou seja, artigos, vídeos, infográficos e outros elementos que respondam às dúvidas dos usuários. 

Ao entender que as criações da sua empresa são de qualidade, o algoritmo do Google colocará esses conteúdos no topo para que sejam encontrados com mais facilidade.

Entenda os critérios de posicionamento do Google

Para que os conteúdos da sua empresa sejam considerados bons o suficiente para conquistar um posicionamento alto é preciso mais do que apenas artigos bem escritos e que solucionem as dúvidas do leitor.

É importante também entender quais são os critérios que o buscador utiliza na hora de escolher o ranking dos principais links na SERP. Dessa forma, você pode desenvolver esses materiais de forma mais estratégica. 

  • Utilize palavra-chave na title tag, meta-description e H1;
  • Considere a intenção de busca do usuário;
  • Produza de acordo com o funil;
  • Pense na experiência do usuário;
  • Use elementos visuais;
  • Atualize constantemente;
  • Faça listas;
  • Use fontes confiáveis;
  • Evite redundância;
  • Tenha uma boa saúde de links internos e externos.

Produza conteúdo com uma boa escaneabilidade

A escaneabilidade representa a forma como ele é visto e lido por uma pessoa assim que ela entra em uma página web. No momento de produzir esses textos é importante estar atento a forma como as pessoas consomem conteúdos atualmente. 

Ao organizar os textos de uma forma que siga os hábitos de leitura dos visitantes, a empresa conquista mais cliques e uma maior permanência dessas pessoas em suas páginas. 

Além disso, se atentar a esses detalhes possibilita uma maior chance de que esses textos se tornem snippets na SERP do Google e dos demais buscadores. 

Agora que você sabe o que é SERP chegou a hora de otimizar!

A SERP, ou página de resultados dos buscadores, é onde encontramos as principais respostas para pesquisas na web. Os snippets dos navegadores facilitam a busca por informações, tornando-a mais rápida e intuitiva.

Para alcançar esse objetivo, otimize o conteúdo e produza materiais de valor, para que o Google e outros buscadores identifiquem e classifiquem essas produções em posições mais altas.

Dessa forma, as pessoas que realizam pesquisas conseguem encontrar o site da empresa. Aumentando o tráfego orgânico e abrindo caminho para abordagens de vendas e outras estratégias.

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