O marketing de influência parece ter chegado para ficar no mundo corporativo. Sua empresa não deve ficar de fora dessa tendência e nós explicaremos o motivo.
Marketing é uma prática que existe na maioria das empresas; possivelmente em todas. Com a mudança dos comportamentos de consumo, tornou-se necessária uma mudança estratégica. E assim – de forma muito simplificada – podemos dizer que desenvolveu-se o marketing de influência.
O marketing de influência é uma das estratégias do marketing digital. Esta consiste em ações que são realizadas com os chamados influenciadores digitais.
Veja a seguir quem são os influenciadores digitais, como fazer marketing de influência e como escolher os melhores influenciadores para a sua campanha:
- Quem são influenciadores digitais?
- Por quê usar marketing de influência na sua empresa?
- Mas como escolher o melhor influenciador digital para a sua campanha?
Quem são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais são pessoas que conseguem engajar um grande número de seguidores em redes sociais, blogs e canais no YouTube.
Para que uma pessoa seja considerada digital influencer, não basta que ela tenha um canal no YouTube, por exemplo. Além de estar nas plataformas, ela também precisa ter uma quantidade considerável de seguidores engajados.
Ou seja, é preciso que essas pessoas que acompanham o conteúdo do influenciador tenham uma grande interação com o que é postado.
Nesse caso, por exemplo, vamos falar de youtubers. Um youtuber A tem 10 mil inscritos no seu canal. Porém, quando nós observamos bem, seus vídeos têm uma média de 500 views. Já o influenciador B tem 5 mil inscritos, mas seus vídeos têm uma média de 3 mil views.
Quem é mais influenciador nessas condições? Com certeza o influenciador B.
A grande questão do influenciador digital é que, como o nome já diz, precisa influenciar pessoas. E só uma pessoa que é realmente capaz de fazer isso pode ser parte de uma ação de marketing de influência.
Por quê usar marketing de influência na sua empresa?
O mundo mudou e as empresas precisam acompanhar essa mudança. O comportamento do consumidor moderno envolve o mundo digital. Atualmente, as pessoas compram mais pela internet e isso não é um segredo.
Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que assistem ao YouTube. Se você não acredita nisso, basta entrar na plataforma e ver a quantidade de visualizações de youtubers como o Felipe Neto, por exemplo.
Ou então, levar em consideração o fato de que, segundo uma pesquisa da consultoria Provokers, em quatro anos o tempo de permanência no YouTube Brasil cresceu 135%, enquanto na televisão esse crescimento foi de apenas 13%.
E não é só nessa plataforma. É muito difícil encontrar alguém que não tenha Instagram hoje em dia. E algumas pessoas realmente conseguiram se destacar nessa rede social.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Qualibest, os influenciadores digitais são a segunda fonte que uma pessoa usa para tomar uma decisão.
Eles são vistos quase como amigos próximos do usuário. Afinal de contas, os influenciadores são “gente como a gente”. Qualquer pessoa pode se aventurar no mundo digital, por isso, eles se tornam mais atingíveis do que um ator ou um cantor.
Ou seja, quando você pede para um influenciador divulgar o seu produto ou serviço, é como se pedisse para um amigo te indicar para outro.
O espectador tende a acreditar que quem faz uma propaganda usa o produto. Com influenciadores digitais isso é ainda mais forte.
Portanto, uma campanha de marketing de influência bem organizada, planejada, estruturada e realizada pode trazer resultados mais rápidos e eficientes do que outras áreas do marketing.
Mas como escolher o melhor influenciador digital para a sua campanha?
Muitas marcas acreditam que o melhor influenciador é aquele com o maior número de seguidores. Mas não é bem assim.
Para começar é preciso analisar qual é o seu público alvo e só depois escolher o influenciador ideal. Além disso, é preciso escolher um influenciador que consiga realmente engajar o seu público.
Porém, para uma análise como essa, é importante entender muito sobre influenciadores digitais, o que não é fácil. Por isso, a melhor forma de fazê-lo é através de agências especializadas em marketing digital, como a influu.
Este texto foi escrito por Thaís Dias, produtora de conteúdo da influu