Mobile first: saiba o que é e sua importância

Em tempos de incertezas, nossos dispositivos móveis nos deram a capacidade de manter contato com a família e amigos, além de trabalho, entretenimento e outros serviços essenciais. 

Mas você sabe o que é mobile first e qual a sua importância quando o assunto é criar site

Mobile first não é novidade. Porém, a pandemia de coronavírus deixa ainda mais claro que os sites mobile first (conhecidos como sites responsivos, por sua compatibilidade entre diferentes tamanhos de telas) são extremamente importantes. 

Em tempos como estes, os sites que não são compatíveis com dispositivos móveis podem deixar de perder muitos acesso e até mesmo vendas. 

Cada vez mais qualquer pessoa que procura um produto ou serviço pode optar por fazer isso em seu smartphone. 

Com a mobilidade mais comum e mais crítica do que nunca, você deve pensar além da compatibilidade com dispositivos móveis e desenvolver experiências digitais verdadeiramente móveis que se concentram em todos os elementos importantes do design responsivo da web. 

Continue a leitura para saber mais sobre mobile first e por que ele é tão importante para que um site tenha sucesso nos dias de hoje!

Por que o mobile first é tão importante? 

Aqui estão alguns motivos pelos quais as empresas que adotam uma abordagem que prioriza os dispositivos móveis criarão produtos melhores e mais bem-sucedidos. 

Experiência do usuário aprimorada com design UX

Adotar uma abordagem que prioriza o celular exige mais foco e atenção nas necessidades do usuário e no conteúdo mais essencial. 

Ao mesmo tempo, o mobile first exige mais pesquisas de usabilidade, a fim de fornecer não apenas o conteúdo certo, mas a quantidade certa, com a opção de fornecer mais informações quando os usuários precisarem – e algo mais fácil de usar nas telas menores de dispositivos móveis.

Melhor performance

Quando se trata de desempenho na web, um site com menos elementos e conteúdo otimizado carregará mais rápido. 

Os tempos de carregamento de página rápidos são essenciais para a usabilidade e para manter o SEO (otimização do mecanismo de pesquisa). 

Além disso, como a maioria dos usuários da Internet agora acessa o mecanismo de pesquisa do Google por meio de um dispositivo móvel, o Google rastreia e indexa principalmente as páginas usando uma abordagem que prioriza os dispositivos móveis.

É por esse motivo que ter um site responsivo é cada vez mais importante para que ele tenha uma melhor performance. 

Taxa de rejeição diminuída em sites otimizados para celular

Geralmente, você pode esperar que as taxas de rejeição em celulares fiquem em torno de 20 a 30% acima das taxas de desktop, enquanto as taxas de conversão são geralmente mais baixas, especialmente para itens mais caros. 

Isso ocorre porque as pessoas em dispositivos móveis geralmente procuram algo rapidamente enquanto estão em trânsito. 

Mas, muitas pessoas já tiveram a experiência de visitar um site pelo telefone e sair imediatamente dele porque o design o tornava impossível de usar. 

Você pode manter as taxas de rejeição saudáveis ​​por meio do design que prioriza os dispositivos móveis, em que a compatibilidade com dispositivos pelo menos manterá uma porção maior de usuários e fornecerá uma melhor experiência geral do usuário.

Maior escalabilidade em diferentes dispositivos

Quando a experiência é conceituada no celular, não há risco de não conseguir projetar algo que não pode ser ajustado para cima para atender às necessidades do design do desktop. 

Isso quer dizer que, hoje em dia, caso surja alguma novidade para desktop, provavelmente será possível também aplicar em sites responsivos. 

O importante é ter em mente que o usuário pode acessar o site em qualquer dispositivo móvel. Logo, é fundamental que o site esteja preparado para atender a necessidade do usuário e entregar exatamente o que ele precisa. 

Conclusão

As pessoas estão cada vez mais passando mais tempo em seus smartphones e outros dispositivos móveis, como tablet, por exemplo. 

Portanto, é fundamental que os sites sejam simples de navegar e fáceis de usar, independentemente do tamanho da tela. 

As equipes de design de sites, assim como os clientes, precisam entender que os sites que não são compatíveis com dispositivos móveis não atenderão às necessidades dos usuários de smartphones de hoje.

Ao aderir a uma abordagem responsiva de site/dispositivo móvel, somos capazes de criar acesso e manter uns aos outros conectados; particularmente quando mais precisamos. 

Se você já tem um site e ele não é responsivo, ou se está pensando em criar o seu site agora, é muito importante que foque no mobile first. 

Os seus potenciais clientes provavelmente irão acessar o seu site em smartphone. Logo, é extremamente importante que o seu site esteja preparado para isso. 

Caso tenha dúvidas sobre como atualizar ou criar um site responsivo, procure pela ajuda de um profissional. 

Dessa maneira, terá a certeza de que o seu site realmente oferecerá uma ótima experiência web para os seus visitantes e clientes.