Matriz Ansoff pode ser o que faltava para a sua empresa ter sucesso diante do competitivo mercado atual. Saiba como fazer a diferença nos negócios!
A Matriz Ansoff é um planejamento estratégico que capacita o seu negócio para que alcance os melhores resultados possíveis.
Porém, mesmo que o nome seja um pouco diferente, não existe motivo para se assustar!
Esse planejamento acaba fazendo com que o seu negócio se transforme no melhor em comparação ao mercado que atua.
Afinal, o que acha de implementar essa estratégia e melhorar seus negócios? Saiba como aplicar a Matriz de planejamento estratégico agora mesmo lendo este conteúdo!
- Entenda o que é a Matriz Ansoff
- Por que utilizar a Matriz de Ansoff?
- Saiba como aplicar a Matriz de Ansoff na prática
- Que tal começar a utilizar a Matriz Ansoff agora mesmo?
Entenda o que é a Matriz Ansoff
Criada na década de 50 pelo consultor Harry Igor Ansoff, a Matriz Ansoff pode ser considerada uma metodologia utilizada para o planejamento de estratégias nas empresas.
Dentro desse método, quatro ações devem ser tomadas para impulsionar o crescimento de um empreendimento, ocasionando na penetração de mercado de forma grandiosa.
Para isso, essas ações têm como base a seguinte relação: produtos lançados x aqueles existentes e mercados iniciados agora x aqueles existentes.
Por que utilizar a Matriz de Ansoff?
Para começar, o principal objetivo da Matriz Ansoff é fazer com que a sua empresa cresça estrategicamente.
No entanto, os motivos reais para que você considera a Matriz de Ansoff como um método a ser adotado pela sua empresa são:
- Penetração de mercado: a estratégia tem como motivação aumentar as vendas de produtos que já existem para um mercado antigo;
- Elaboração de produtos: o intuito desta ação é introduzir novos produtos ou aqueles que estão em desenvolvimento em um mercado antigo;
- Elaboração de mercado: esta estratégia traz como foco a entrada de produtos existentes em um novo mercado;
- Diversificação: a introdução de novos produtos com a entrada de um novo mercado.
A partir dessa simples explicação, é possível notar que a Matriz Ansoff visa o aumento de vendas para o crescimento constante das empresas.
Tá, mas é só isso? Pensei que teria muito mais explicações!
E você terá agora no próximo tópico. Vem com a gente!
Saiba como aplicar a Matriz de Ansoff na prática
Esse método deve ser utilizado principalmente em momentos de planejamentos estratégicos, considerando as suas próprias ações.
Além da descrição rica de cada uma delas, é possível encontrar também alguns exemplos da Matriz Ansoff em empresas. Veja só:
1. Penetração de mercado
Quando a estratégia de penetração de mercado é realizada, é necessário levar em consideração a utilização dos produtos da sua empresa em um mercado que já existe.
Isso porque só assim é possível aumentar as vendas da mercadoria, gerando maior participação de mercado, conhecido também como marketing share.
Ou seja, a estratégia de penetração de mercado precisa ser considerada quando os produtos ou serviços da sua empresa forem suficientes para ganhar destaque dentro do seu mercado atual.
Para isso, eles precisam apresentar:
- Qualidade;
- Reconhecimentos;
- Canais de distribuição.
Um exemplo de penetração de mercado são as lojas físicas de móveis, das quais atendem sempre em um mesmo local.
A utilização dessa estratégia deve ser feita a partir do momento em que os móveis são vendidos a preços abaixo do praticado pelo mercado.
2. Elaboração de produtos
A segunda estratégia tem total relação com o desenvolvimento de um produto da sua empresa para atender um mercado antigo.
Para realizar de forma adequada, é necessário fazer uma pesquisa para entender a expansão que essa mercadoria terá dentro do setor.
Não à toa, somente empresas que sabem, de fato, sobre o que se trata o seu mercado de atuação conseguem utilizar essa estratégia e fornecer inovações para atender todos os clientes.
Um dos exemplos de empresas que podemos citar são as marcas que vendem hidratantes para lábios começarem a desenvolver perfumes.
3. Elaboração de mercado
Na estratégia de elaboração de mercado, o seu empreendimento passa a entrar em um novo mercado, mas com produtos já desenvolvidos.
Nesse sentido, a ideia é fazer com que haja uma expansão de mercados, de modo a contemplar mais clientes em novas áreas geográficas.
Para que ela realmente dê certo, é preciso descobrir se os consumidores dos produtos ou serviços da sua empresa possuem o perfil ideal e podem pagar pelo que você oferece.
A empresa de tecnologia Apple, por exemplo, sempre entra em novos mercados, oferecendo diversos produtos para novos consumidores e em diferentes países.
4. Diversificação
A última estratégia, como já ressaltamos, é a diversificação. Seu objetivo é fazer com que a sua empresa cresça a partir da criação de novos produtos para um novo mercado.
Um exemplo disso são as empresas de roupas infantis que passam a vender roupas para adultos também.
Para que realmente funcione, é necessário mudar não somente o processo do qual são fabricados os produtos, como também as embalagens.
Dentro dessa estratégia, há dois tipos de diversificação:
- Relacionada: quando há uma ligação entre o negócio com o novo produto e o novo mercado;
- Não relacionada: quando não há uma ligação entre o negócio com o novo produto e o novo mercado.
Que tal começar a utilizar a Matriz Ansoff agora mesmo?
Agora que você sabe quais são as estratégias que contemplam a Matriz Ansoff, você está mais que preparado para fazer com que a sua empresa cresça dentro do seu setor de atuação.
Afinal, esse método contemplará diversas vertentes para que seu negócio chegue ao público certo e no momento ideal.