Vender em marketplace é uma das ações mais utilizadas atualmente dentro do marketing B2B. Isso porque este tipo de ambiente on-line é ideal para atrair clientes qualificados e com grande potencial de compra. Saiba como usar esta plataforma e conheça suas vantagens!
Quando falamos sobre compras e vendas pela internet, uma nova tendência surge com força no mercado digital: os marketplaces.
Com isso vem a pergunta: você sabe como vender em marketplace?
Antes de entender como as vendas são feitas nessa plataforma, é necessário primeiro saber o que é um marketplace.
Basicamente, ele se resume a uma plataforma de ofertas de produtos e serviços que conta com um modelo de negócio diferenciado, pois trazem alto tráfego para o vendedor, gerando maiores oportunidades de negócios.
Atualmente, o Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil, com milhares de vendedores e milhões de compradores cadastrados.
Porém, existem outros modelos de plataformas, mesmo porque o Mercado Livre é amplo e abrange à várias necessidades do mercado, diferente de marketplaces segmentados, os quais atendem um único segmento e por isso trazem leads mais qualificados.
Para entender melhor sobre essa crescente tendência on-line, acompanhe os seguintes tópicos do nosso artigo:
Vantagens de vender em marketplace
Existem diversos benefícios em saber como vender em marketplace, dentre eles podemos citar o grande número de acessos, tráfego de qualidade, uma maior autoridade para a marca, além de um baixo custo de investimento.
Além disso, os marketplaces podem facilitar negócios entre:
- Empresas (B2B – Business to Business);
- Empresas-Consumidores (B2C – Business to Consumer);
- Consumidores-Consumidores (C2C – Consumer to Consumer);
- Empresas-Governo (B2G – Business to Government);
- Governo-Cidadão (G2C – Government to Citizen).
Nestes sites para vender produtos, o consumidor encontra diversas possibilidades, podendo consultar catálogos on-line, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra etc.
Marketplaces e os novos consumidores no Brasil
O aumento do poder aquisitivo das classes C e D fez a procura por produtos e serviços crescer.
Algumas pesquisas traçaram o perfil dos consumidores no país e apontaram que essas classes possuem uma capacidade de consumo de mais de R$ 1 trilhão, representando 58% dos consumidores que fizeram sua primeira compra on-line.
Em paralelo a esse cenário, podemos observar o crescimento do número de brasileiros com acesso à Internet.
Com uma demanda cada vez maior, as empresas passam pelo desafio de explorar formas de atingir esses novos consumidores.
A infinidade de opções de lojas on-line, no entanto, faz com que as empresas pensem cada vez mais em vender em marketplace.
Isso porque trata-se de uma forma delas se tornarem referências e ganharem mais competitividade.
Ao saber como vender no marketplace e apostar nesse investimento, a sua empresa fica cadastrada em uma plataforma já consolidada no universo digital, aumentando assim sua visibilidade nas buscas orgânicas.
Uma outra vantagem encontrada em algumas plataformas é a solicitação de uma consultoria de marketing B2B e relatórios mais detalhados sobre a performance do projeto.
Porém, vale lembrar: nem todos os marketplaces oferecem tais serviços.
Por isso, é necessário analisar as plataformas disponíveis no mercado atualmente e selecionar qual mais se encaixa em sua necessidade.
Para quem acaba de entrar no mundo on-line, vale a pena prestar atenção nessas tendências.
Entrar para um marketplace, nesse momento, pode determinar o sucesso do seu negócio.
Passo-a-passo de como vender no marketplace
Em um shopping, várias lojas apresentam os seus produtos em apenas um local.
O marketplace segue o mesmo conceito, a única diferença é que tudo isso acontece na web.
O seu produto aparecerá para um grande público e esta é uma das maiores vantagens de quem anuncia nestes meios, além de poder aproveitar o alto tráfego de usuários e ganhar destaque em um mercado amplamente disputado.
Confira algumas dicas de como vender em marketplace e se destacar ainda mais!
Escolha os produtos em destaque
Para saber como vender no marketplace da melhor forma possível, em primeiro lugar você precisa escolher quais produtos devem se destacar nos anúncios principais.
Procure dar ênfase para aquelas mercadorias que apresentam um diferencial dentro do seu negócio, como as exclusivas, por exemplo.
Uma outra opção são os anúncios de kits e de pacotes ou os produtos que vêm acompanhados de brindes e/ou descontos.
Capriche nas fotografias
As fotos tem papel fundamental na hora de vender em marketplace!
Por isso, não subestime a importância das imagens dos seus produtos.
Sendo assim, dedique tempo e atenção para essa atividade, pois ela será a única ligação entre o produto oferecido e o cliente, a princípio.
Apresentar uma fotografia ou uma montagem com um aspecto mais profissional faz diferença para o usuário na hora de escolher com quem ele fechará o negócio
Afinal, essa ação passa credibilidade à marca e ao produto/serviço ofertado, o que será um ótimo diferencial competitivo.
Seja detalhista
A descrição do seu produto é outro fator que merece bastante dedicação.
Vale a pena lembrar que o texto que acompanha a foto do seu produto precisa ter o máximo de detalhes possíveis, além de ser convincente sem soar apelativo e ter uma linguagem compatível à do seu cliente.
Isso facilitará a escolha do consumidor pelo seu produto/serviço.
Tome cuidado com os preços dos produtos
É importante ficar sempre de olho no que a concorrência tem praticado!
Em um marketplace, muitas vezes, o consumidor visa a mercadoria que possui mais vantagens financeiras ou melhor custo-benefício.
Nessa plataforma é muito mais fácil comparar preços, pois em alguns marketplaces existe a possibilidade do cliente digitar o produto que está procurando e o próprio site já separar os orçamentos.
Por isso é muito importante que você esteja atento às suas ofertas e de seus concorrentes, pois isso será um diferencial para você vender em marketplace.
Encante o cliente
O relacionamento com o cliente é tudo!
Trabalhe com e-mails marketing e ofereça vantagens aos compradores: uma boa ideia é dar cupons de descontos para a próxima compra.
Também é interessante encaminhar ofertas relacionadas a compras anteriores, promoções de aniversário ou fretes grátis, por exemplo.
Mas lembre-se: você é livre para atuar com ações que desejar e pode, inclusive, gerar novas tendências.
Tenha o máximo de cuidado com os seus clientes
Fatores como os prazos de entrega, qualidade dos produtos e atendimento (pré e pós-venda) podem gerar reclamações dos clientes.
Para que isso não aconteça, eles devem ser bem administrados.
Um grande diferencial no momento em que o usuário está prestes a realizar a compra é a reputação da sua marca no próprio marketplace ou nos sites de reclamação.
Faça o possível para manter comentários positivos e aumentar a credibilidade da sua empresa.
Disponibilize produtos complementares
Uma das principais reclamações entre os usuários de marketplaces é a oferta limitada de produtos por cada loja virtual.
É interessante que você disponibilize ao consumidor produtos complementares, assim ele não terá que comprar em duas lojas diferentes, pagando por dois fretes, por exemplo.
Esse fator também é muito importante para a decisão de compra, pois muitos usuários só escolhem as lojas que oferecem maior variedade de produtos.
Ou seja, investir nesse item é uma forma de garantir que você não perderá seu cliente para a concorrência.
Aprenda a se destacar ainda mais
Ao longo deste conteúdo te mostramos as principais vantagens de vender em marketplace.
Com isso, te provamos que investir em uma plataforma B2B é uma ótima maneira de levar seus produtos a um número maior de consumidores.
Além disso, também te demos algumas dicas de como vender em marketplace de maneira mais efetiva.
Por tudo isso, você já está pronto para escolher seu próprio marketplace B2B e destacar-se em meio a concorrência.
E se quiser saber ainda mais sobre assunto, confira nosso conteúdo completo sobre plataforma de marketplace.