Público-alvo é o segmento de mercado ideal para o consumo do seu produto ou contratação de serviço. Definir corretamente é a base de ações de marketing e vendas de sucesso.
Quem são os consumidores da sua empresa? Se olhar atentamente para a carteira de clientes, com certeza vai perceber que eles reúnem características em comum.
Idade, gênero, localização ou escolaridade. Alguma coisa, ou mais de uma, é semelhante a todos nesse agrupamento de pessoas, ou pelo menos à maioria.
Quando esses pontos em comum são identificados, é aí que surge o público-alvo. Reconhecer esse segmento dos consumidores do seu produto ou serviço é a base do direcionamento das estratégias de marketing e vendas.
Quer saber mais sobre o que é público-alvo, qual sua importância e como fazer a definição? Continue lendo este conteúdo completo sobre o tema.
- O que é Público-alvo
- Qual a importância do Público-alvo
- 5 passos para definir o Público-alvo
- Ferramentas úteis
- Mais assertividade em suas estratégias
O que é Público-alvo
No marketing, público-alvo é ao mesmo tempo um conceito e uma ferramenta.
Enquanto conceito, ele representa um segmento de mercado mais propenso para o consumo de um produto ou contratação de serviço. Outros termos comuns são target, segmento-alvo e mercado-alvo.
Em outras palavras, é um grupo de pessoas com características semelhantes e mais afinidade com a marca. Isso porque, perfis comuns tendem a ter interesses e comportamentos parecidos.
De forma ainda mais clara, podemos dizer que esses perfis são um recorte de mercado mais interessado no que sua empresa tem a oferecer ou que mais busca o seu tipo de produto/serviço.
Já como ferramenta, o público-alvo funciona como uma espécie de bússola para as estratégias de marketing e ações de vendas. É o norte de todo planejamento e direcionamento de campanhas.
Segmentos de mercado
Se segmentos de mercado são recortes de acordo com determinados perfis com características comuns, resta saber quais são elas.
- Geografia: A área de atendimento da sua empresa é fator importante para determinar qual público deseja atingir. Não faz sentido criar campanhas nacionais, por exemplo, quando só se atende em São Paulo;
- Demografia: É o estudo do populacional no sentido quantitativo. Aqui tenta-se entender características como idade, gênero, renda, escolaridade, profissão, etnia entre outras coisas;
- Psicografia: Se a Demografia busca o quantitativo, a psicografia estuda o qualitativo. Isso é, valores, interesses, desejos, estilo de vida, tendências políticas etc;
- Comportamento: No sentido mais técnico do marketing, os dados do comportamento compreende relação mais direta com a empresa. Fidelização, satisfação, estágio de funil, propensão e outras variáveis.
B2B X B2C
Os mercados B2B, comércio entre empresas, e B2C, empresas e consumidor final, guardam suas particularidades. Não seria diferente no quesito público-alvo.
Apesar dos princípios serem os mesmos, para o B2B é preciso focar nas características das instituições. Número de funcionários, nacionalidade, faturamento e cultura são alguns dos tipos de variáveis consideradas.
Público-alvo x persona
Esses são conceitos bastante conhecidos no marketing. Apesar de serem próximos, não se tratam da mesma coisa.
A persona, no marketing, é um personagem criado do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é resumir todas as características de um comprador perfeito.
Na prática, enquanto o público-alvo reúne informações mais generalizadas (ex.: Faixa Etária: 18 a 25 anos; Escolaridade: Ensino Médio completo etc.), a persona traz definições específicas (Jorge, 23 anos, representante comercial).
Qual a importância do Público-alvo
Mas, afinal, por que definir o público-alvo é assim tão importante?
Na prática, essa ferramenta pode sim determinar o sucesso ou o fracasso de uma campanha ou, em último caso, até mesmo de uma empresa. Não à toa, é considerado uma das bases do marketing.
Isso porque, é a partir dessa definição que se estrutura toda a estratégia de divulgação e vendas de uma empresa. Quais canais utilizados, investimentos, linguagem, estética, enfim, todo direcionamento parte daqui.
Canais de comunicação
Acessar seu público só é possível quando se entende em quais canais ele está presente. Onde consome conteúdo, em quais fontes confia, onde passa seu tempo.
Mesmo a melhor das campanhas com alto investimento não tem chances de sucesso se não for feita nas plataformas corretas.
Identidade e linguagem
Gírias ou termos formais? Referências Geeks ou artes plásticas? Entender seus consumidores é saber como e o quê eles comunicam.
Falar da mesma forma e sobre as mesmas coisas é a melhor maneira de gerar conexão.
Produção de conteúdo
Já ouviu falar que o conteúdo é a “moeda do século 21”? Essa é opinião de muitos empresários e especialistas do marketing. Por isso, o marketing de conteúdo é sua principal oferta para atrair a atenção do público.
Quando se define o público-alvo, entendendo assim seus desejos e necessidades, sua linguagem e interesses, a produção de materiais se torna muito mais assertiva.
Campanhas de Redes Sociais
Outro aspecto importante da definição do segmento-alvo são as campanhas em redes sociais, especialmente plataformas como o Facebook Ads e Instagram Ads.
Isso porque nessas redes as campanhas são criadas com base nas definições de público, isso é, o algoritmo das ferramentas direciona os anúncios de acordo com os dados selecionados pelo criador.
Produto
Muito além do marketing e vendas, esse tipo de dado pode auxiliar e contribuir até mesmo nas melhorias do produto.
Afinal, agora você entende melhor seus clientes, suas necessidades e como satisfazê-las. Mais ainda, suas especificidades e preferências para design e personalização.
5 passos para definir o Público-alvo
Se o conceito e a importância já estão claros, é hora de partir para o entendimento prático de como definir seu público-alvo.
Muitos caem no erro de acreditar que seu produto “é para todo mundo”, mas isso quase nunca é verdade. Portanto, seguir um método e ser específico são dicas muito importantes aqui.
Em 5 passos simples, trazemos aqui instruções iniciais para começar essa pesquisa. Sempre lembrando que, contar com a ajuda de especialistas em marketing é muito importante neste momento.
Comece pelo produto
Pode parecer besteira, mas é crucial começar esse esforço internamente. Nem todos empresários realmente entendem seus produtos ou serviços, que tipos de problemas ele pode resolver ou que tipo de desejos pode satisfazer.
Sem entender a que sua empresa pode atender, é impossível compreender quem está a procura dessa solução.
Não chute, use dados
Durante toda a estruturação do processo e da pesquisa, é necessário ser absolutamente científico. Use dados já disponíveis da sua carteira de clientes e base de leads.
Não tente adivinhar neste momento. Essa definição é uma ciência exata feita com base em informações já disponíveis no mundo real.
A concorrência pode ajudar
Outra fonte valiosa de dados são seus concorrentes. Afinal, eles estão disputando o mesmo segmento de mercado que você.
Faça engenharia reversa, pesquisas, benchmarking e outros tipos de estudos a partir deles.
Faça pesquisas
Após ter uma ou mais hipóteses levantadas, teste na prática por meio de pesquisas de mercado. Essa não é a única, nem a principal, função dessa busca, mas pode ser uma forma de confirmar e reajustar pontos críticos logo no início.
Coloque seu produto e a capacidade dele de atender às necessidades do seu público a prova. Colha e analise o retorno para encontrar as respostas.
Espalhe o resultado
Uma vez que o público-alvo foi devidamente pesquisado, testado, estudado e definido, é importante espalhar a notícia.
Especialmente os departamentos da empresa que trabalham diretamente o contato com o público. É necessário ter essas informações na ponta da língua e gravadas na memória. Assim, a assertividade mencionada pode realmente acontecer.
Ferramentas úteis
A missão de definir o público-alvo pode não parecer simples, mas por sorte existem ferramentas que podem contribuir.
Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta do Google para análise de tráfego em sites. Nele você encontra informações demográficas, geográficas e de interesses dos usuários que já têm algum contato com sua empresa.
Audience Insights
Já no Facebook e suas outras redes sociais, a ferramenta que pode contribuir é o Audience Insights. Com ela você tem acesso às informações presentes nos perfis de seus potenciais consumidores.
Plataforma de automação
Para quem já trabalha com plataformas de automação e conta com sua própria base de leads, essa é uma grande oportunidade de coletar dados relevantes sobre o público já em contato com a marca.
Formulários
Prefere a moda antiga? Formulários, onlines ou físicos, continuam sendo uma forma possível e eficiente de colher esses dados. Mas, preste atenção, pesquisas precisam ser desenvolvidas por profissionais experientes para ter eficiência.
Mais assertividade em suas estratégias
Neste conteúdo entendemos que o público-alvo é o segmento de mercado mais propenso para o consumo de um produto ou contratação de serviço.
Ao mesmo tempo, também é uma ferramenta que dá base ao planejamento de todas as ações de marketing e vendas da empresa. Contribuindo com as definições de linguagem, canais de comunicação, produção de conteúdo entre outras coisas.
Para alcançar essa assertividade, entenda seu produto, use dados reais, pesquise a concorrência e teste na prática. Ferramentas de tráfego e gerenciamento de leads podem ajudar.
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