O marketing de conteúdo para indústria se constitui em uma das mais poderosas ferramentas para atrair, converter, vender e encantar o cliente, dentro das estratégias do marketing digital.
Como as negociações nesse segmento são diferentes em relação ao mercado B2C (empresas que vendem para o consumidor final), é preciso admitir que o marketing de conteúdo para indústria apresenta algumas particularidades.
Isso se dá porque, na maioria das vezes, o objetivo comercial não é entregar um serviço ou produto final a um consumidor, além disso, geralmente, acontecem de uma forma mais burocrática, pois, envolvem vários setores e diversos tomadores de decisão.
Por isso, as estratégias de marketing para indústria precisam considerar algumas diretrizes para alcançar o seu real objetivo e algumas delas é a respeito do marketing de conteúdo.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo, também conhecido por content marketing, é uma das mais poderosas ferramentas dentro do marketing digital.
Isso porque ele permite chegar ao consumidor de uma forma sutil, não exatamente para vender, mas para conquistá-lo.
Por meio dele, é possível criar, publicar e promover conteúdos relevantes para educar o seu público e, consequentemente, melhorar as suas vendas.
O marketing de conteúdo consiste, então, na criação e publicação de conteúdos convincentes, objetivando atrair, educar, converter, vender e encantar o cliente.
Vale lembrar que não basta apenas publicar conteúdos interessantes sem uma boa estratégia.
A busca pelas palavras-chave ideais, bem como a distribuição do conteúdo, é fundamental.
Quando falamos de marketing de conteúdo para indústria, ele tem esse mesmo objetivo, mas, visa atrair e atender as necessidades das empresas, que são representadas por empreendedores e tomadores de decisão.
Portanto, além de atrair a pessoa, é preciso que seus conteúdos tenham uma linguagem que esteja de acordo com a cultura e visão da empresa de quem está lendo.
Por que usar marketing de conteúdo para indústria?
O consumidor está online e, com isso, a realidade dos setores de compras e vendas mudou e hoje os tomadores de decisão também prezam pela facilidade da internet.
Por isso, toda empresa precisa estar online e usar estratégias de marketing digital, quer seja no seu site, blog, Facebook, Instagram e nos mais variados canais.
O marketing de conteúdo para indústria não é mais tendência ou opção,é uma necessidade. Ousamos dizer ainda que ele é de extrema importância e urgência porque:
84% dos consumidores usam a internet antes de comprar;
71% das empresas brasileiras já utilizam marketing de conteúdo para atrair seus clientes;
O marketing de conteúdo movimenta bilhões de dólares no mundo, a cada ano.
Se 71% das empresas já começaram e você ainda não, pode estar correndo o risco de ficar para trás em um curto período de tempo.
A hora de investir em marketing digital é agora.
Quais cuidados tomar?
Para iniciar campanhas de marketing de conteúdo para indústria é preciso pensar como empresário e tomador de decisão.
Quando você vai comprar um equipamento ou matéria-prima o que você deseja?
É claro que o preço é fator importante, mas não determinante.
Com certeza, o comprador vai querer saber sobre os benefícios que o equipamento leva para a indústria em relação a produtividade, economia, manuseio e como ele poderá ser agregado de forma produtiva à rotina profissional.
Em casos de matéria-prima, saber de prazos e de cadeia logística é fundamental para fazer uma escolha entre fornecedores que não comprometa a produção e o chão de fábrica.
Por isso, todo o seu conteúdo precisa ser bem planejado para ser direcionado de forma que alcance os objetivos.
O planejamento é a parte mais importante e não conseguiríamos falar sobre ele em um único conteúdo.
Mas, em regra geral, é preciso:
- Analisar o mercado em que sua indústria está inserida;
- Identificar o seu público alvo;
- Saber quais canais que serão trabalhados;
- Elaborar um plano de ação para cada canal;
- Conhecer o conteúdo dos concorrentes;
- Usar conteúdos adequados para canais como: blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros;
- Acompanhe todos os resultados de cada campanha elaborada;
- Fuja de campanhas que dão pouco resultado;
- Conte com a orientação de profissionais do inbound marketing.
Estratégias de marketing de conteúdo bem conduzidas geram 3 vezes mais leads (contatos) e custam em média 62% menos que campanhas de marketing tradicional.
Só esse motivo já é suficiente para começar a promover sua indústria online.
E aí?! Está preparado para a nova era digital? Que tal acompanhar nosso blog para saber todas as novidades sobre inbound marketing?