O e-mail marketing é uma das principais formas de conquistar potenciais clientes e alimentar os atuais com informações relevantes sobre sua empresa. E para te ajudar a ter sucesso com esse meio de comunicação, separamos 4 dicas incríveis. Confira!
O e-mail marketing está entre as principais estratégias para aumentar o faturamento de uma empresa, segundo o Marketing Sherpa.
72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e 59% dos profissionais de marketing afirma que este é o meio mais eficaz para gerar receita. Mas como fazer email marketing de forma eficaz?
Pensando nisso, vamos apresentar as melhores práticas para a geração de leads a partir de técnicas que visam minimizar os possíveis erros para que você saiba como criar um email marketing.
Confira os assuntos abordados:
- 1. Como criar um email marketing
- 2. Crie uma estratégia focada em newsletter
- 3. Segmente a sua base de contatos
- 4. Defina o seu público-alvo e crie sua persona
1. Como criar um email marketing
Entender o que é e-mail é fundamental para saber como planejar a melhor estratégia.
O e-mail marketing está entre as melhores ferramentas para educar e se comunicar de forma direta com seus potenciais clientes.
Ele é capaz de transmitir seus conteúdos diretamente para o target, além de ser mensurável, permitindo que você possa segmentar o conteúdo de acordo com o perfil do lead.
Mas não adianta somente enviar e-mail de modo aleatório.
Para ter um resultado mais eficaz é necessário analisar a base, segmentar o público e o conteúdo que irá enviar para que então as chances do usuário abrir sejam maiores.
Afinal, segundo a Convince&Convert, 69% dos usuários marcam um e-mail como spam levando em conta somente o assunto.
2. Crie uma estratégia focada em newsletter
A newsletter é uma ferramenta de sucesso para aqueles que desejam saber como criar um email marketing.
Ela possibilita o registro de todos os visitantes interessados em seu negócio e pode mensurar se tem empresas interessadas no que você está vendendo.
O objetivo desta ferramenta é divulgar o conteúdo de forma segmentada para poder converter os usuários.
Entretanto, para montar uma lista de e-mails, é necessário a autorização dos destinatários.
Por isso, você não deve comprar listas de e-mails, e sim deixar espaços destinados no seu site para que eles coloquem seus endereços eletrônicos, como por exemplo as landing pages.
A newsletter realiza o envio de e-mail marketing para uma lista de potenciais clientes que foram devidamente segmentados e autorizaram o envio.
Isso porque estes se interessaram pelos seus conteúdos, produtos ou serviços e deixaram seus e-mails cadastrados.
A partir dessa base de contatos, você poderá dar início à educação do seu público.
A frequência dos envios também é um fator fundamental para uma boa ação de envio de newsletter e deve ser planejada de forma antecipada de acordo com as publicações dos seus conteúdos.
Após o envio, lembre-se de fazer o monitoramento das taxas de abertura do e-mail e de cliques.
É importante se atentar a segmentação de conteúdos para os topos, meios e fundos, mas como fazer isso? Confira no próximo tópico!
3. Segmente a sua base de contatos
Para saber como enviar email marketing, é importante saber que apenas o envio de e-mail marketing sistemático da newsletter não é capaz de sugerir um relacionamento que se traduza em vendas no setor industrial.
Afinal, existem grandes diferenças entre enviar uma newsletter ditando maravilhas sobre seu produto para um usuário que está atrás de um conteúdo de grande profundidade e outro que só está interessado em saber um pouco a respeito
A solução para levar uma mensagem assertiva para potencial cliente é a segmentação de sua base de contatos.
Para isto é necessário analisar em qual “etapa eles estão”, ou seja, para os que ainda estão iniciando e querem entender de modo superficial sobre o assunto, classificamos como topo de funil.
Após o lead aumentar o interesse, e querer entender mais no assunto (aumentando o tempo de permanência nas páginas, o engajamento no site) o classificamos como meio de funil
E por fim, quando lead quiser se aprofundar no assunto e fizer a “levantada de mão”, o classificamos como fundo de funil.
Esta é uma forma assertiva de como fazer email marketing de sucesso e com alta probabilidade de conversão.
4. Defina o seu público-alvo e crie sua persona
Para saber como criar um email marketing é necessário saber quem é a sua persona, e isso não é uma tarefa fácil.
É necessário primeiro passar por um trabalho de pesquisa e segmentação de mercado para poder compreender quem é o seu público-alvo (sexo, idade, classe social, renda familiar).
Além disso, descubra as regiões em que há maior concentração dos seus clientes, o comportamento, as preferências e as necessidades do consumidor.
As personas são representações de seus clientes ideais, ou seja, são personagens criados em relação a imagem fiel do seu cliente ideal.
Após definir a persona ideal e o estágio em que ela está, é importante investir em uma comunicação adequada.
Por exemplo: o modo como você comunica para um especialista de marketing de uma empresa interessado em aprender melhor sobre técnicas e conceitos, é diferente do modo como irá comunicar a um diretor.
Isso porque ele estará mais interessado em saber sobre a funcionalidade, detalhes técnicos de produtos, preços de serviços etc.
Sendo assim, para alcançar o sucesso do seu negócio, descubra quem é seu público-alvo, crie sua persona e invista em uma comunicação assertiva.