O e-mail marketing é uma prática bastante utilizada em estratégias de marketing digital. Por meio dela é possível nutrir os leads e criar uma relação que pode se desenvolver até uma venda. Saiba como isso funciona e como você pode implementar na sua empresa.
Campanhas de e-mail marketing divide opiniões no meio digital há muito tempo. Alguns especialistas da área de marketing afirmam que esta estratégia não funciona. Porém, outros profissionais acreditam na potencialidade dessa ação.
A verdade é que o e-mail marketing tem suas vantagens. É um canal de comunicação exclusivo e direto, entre a marca e seus clientes, e tem um alto potencial de conversão dentro das estratégias planejadas.
Atualmente, as empresas podem contar com ferramentas automáticas que disparam essas mensagens de acordo com uma programação para facilitar as campanhas de marketing.
Fique por aqui e descubra o passo a passo para uma campanha de e-mail marketing de sucesso!
- A importância da campanha de e-mail marketing
- Passo a passo para uma estratégia eficiente
- Estratégia de sucesso
A importância da campanha de e-mail marketing
Utilizar uma campanha de e-mail marketing dentro das suas estratégias de marketing digital promove muitos benefícios. Por este motivo, é fundamental sua presença em qualquer planejamento.
Isso possibilita um contato mais direto com o cliente e permite a utilização de vários formatos e linguagens.
Veja abaixo mais alguns benefícios de se aplicar a campanha de e-mail marketing na sua estratégia de marketing digital.
- Melhora o relacionamento com o cliente: enviar novidades da marca, tratar assuntos passados, disponibilizar cupons e ofertas exclusivas ou se mostrar disponível para o cliente são medidas que estreitam a relação entre empresa e consumidor;
- Tempo e dinheiro: disparar e-mails marketing não é uma tarefa que leva tempo e tampouco gasta muito do orçamento estipulado. Portanto, se torna um canal de comunicação que apresenta um ótimo custo benefício;
- Aumenta o tráfego no site e redes sociais: conversar com o cliente através do e-mail pode gerar algum interesse ou curiosidade, possibilitando o clique nas páginas na marca;
- Aumento do faturamento: de acordo com pesquisa realizada pela Content Marketing Institute, 31% dos profissionais de marketing dizem que o boletim informativo enviado por e-mail marketing é a melhor forma de cultivar leads;
- Aumento da credibilidade da marca: com os disparos recorrentes, a empresa gera um sentimento de autoridade no cliente, e isso melhora o engajamento da empresa entre os usuários.
Passo a passo para uma campanha de e-mail marketing eficiente
Para que o seu e-mail marketing seja inteligente e tenha alto potencial de conversão de leads, é necessário seguir alguns passos na hora de criar o seu planejamento. Confira!
Busque chamar atenção
O título é a primeira impressão que um usuário tem da mensagem. É ele que vai aparecer primeiro e gerar o desejo de abrir a mensagem.
Por este motivo, use gatilhos mentais de maneira curta para conseguir chamar atenção do público.
Vale lembrar que os títulos devem estar de acordo com o nicho da empresa, mas inovar e fazer trocadilhos inteligentes é sempre uma opção válida.
Instigue o leitor a considerar que aquele e-mail pode ter algum conteúdo relevante. Isso é a peça-chave para iniciar uma campanha de e-mail marketing de sucesso.
Faça um bom e-mail
Para se fazer um bom e-mail é importante ter em mente o assunto, o destinatário e o objetivo da mensagem.
Uma empresa pode utilizar a campanha de e-mail marketing para manter um relacionamento com os clientes que já estão dentro da carteira.
Ter uma escrita impecável sem erros de português, pontuação correta, design agradável e de acordo com o segmento também são fatores que definem se um e-mail é bom ou não.
Defina o público-alvo, a mensagem e o método. Dessa forma, é possível produzir materiais de qualidade.
Tenha uma base de contatos
Busque construir uma base de contatos sólida. Você pode conseguir isso através das redes sociais da empresa ou por uma landing page.
Ofereça algum material interessante gratuitamente e peça ao usuário o e-mail como forma de “pagamento”. Com essas ações, é possível criar um banco de contatos extenso e qualificado.
Segmente o seu público-alvo
Além de definir a persona da sua marca e a linguagem com a qual a conversa é feita, defina corretamente para quem os e-mails serão endereçados.
Esta é uma parte fundamental para o planejamento dos disparos.
Personalize a campanha de e-mail marketing
Personalizar o e-mail marketing torna essa estratégia mais sofisticada e exclusiva.
Escreva o nome do destinatário e frases coloquiais, como por exemplo: tudo bem? Como vai?, entre outras expressões que imprimem uma sensação de aproximação.
Ao ler o próprio nome no e-mail é despertada a curiosidade pela leitura, o que garante, ao menos, que o cliente abriu aquela mensagem. Isso já evita que os próximos sejam encaminhados para a caixa de spam.
Tenha em mente a etapa do funil de vendas em que o destinatário está
Cada etapa do funil de vendas atua com uma abordagem diferente.
O cliente que está na fase de reconhecimento e descoberta ainda precisa receber conteúdos relevantes, artigos informativos e curiosidades sobre o nicho.
Já o cliente que está nas últimas etapas pede uma abordagem mais comercial, com links que encaminham para o site ou até mesmo para a própria venda.
Escolha a plataforma de envio
Definir uma plataforma que atende todas as suas demandas é super importante. Na hora de buscar por um sistema para o disparo dos e-mails, verifique se:
- Há possibilidade de personalizar a mensagem;
- Oferece suporte técnico;
- Oferece indicadores de métricas.
Estes critérios fazem toda a diferença na hora de trabalhar a sua campanha de e-mail marketing.
Tenha um e-mail humanizado
Muitas empresas atuam com e-mails remetentes com o início “no-replay” ou “não responda”.
Este tipo de domínio imprime sensação de distância, como se o cliente estivesse recebendo uma mensagem de um robô.
A interação é interrompida e pode, inclusive, prejudicar a comunicação. Tenha um domínio de remetente mais humanizado.
Utilize bons CTAs na campanha de e-mail marketing
O CTA, call to action, é uma tática utilizada pelo marketing digital para, literalmente, chamar o usuário para realizar uma ação.
Esta ação pode ser para que ele clique em um link, entre em contato pelo WhatsApp ou leia o artigo no site.
Sempre coloque bons CTAs na campanha de e-mail marketing para despertar o interesse e, imediatamente, levar o usuário à ação que você deseja.
Use a tecnologia para criar versões para diversos dispositivos
O mobile é a forma mais utilizada pelas pessoas atualmente. Por este motivo, desenvolver layouts para celular e smartphones auxilia na visualização do cliente em qualquer lugar que estiver.
Faça ligação com outros canais de comunicação da empresa
Acrescente ao e-mail, de preferência no final, links que direcionam para as outras redes sociais da empresa.
Seja Instagram, Facebook, WhatsApp ou LinkedIn, o importante é informar ao seu cliente outros canais de comunicação disponíveis.
Acompanhe as métricas
Como dito anteriormente, há plataformas automatizadas de disparo de e-mails que fornecem dados úteis para análise, como saber quem abriu o e-mail, por exemplo.
Dessa maneira, é possível analisar e monitorar se os conteúdos estão sendo aceitos.
Estratégia de sucesso com campanhas de e-mail marketing
A campanha de e-mail marketing não sai de moda! É uma estratégia de marketing excelente e que agrega valor e resultados às empresas.
Busque entender as demandas dos seus leads para saber qual a melhor abordagem nos e-mails.
É importante ter cautela com as mensagens para não passar dos limites e acabar desagradando sua base de contatos.
Esta é uma ótima estratégia de nutrição, por isso, vale a pena ser implementada no planejamento de marketing da sua indústria.
Gostou de saber como montar uma campanha de e-mail marketing? Continue acompanhando o Marketing para Indústria e fique por dentro de mais conteúdos!