Marketing para o E-Commerce

Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais por dentro da dinâmica online. Se você tem uma loja virtual, ou pretende ter, saiba que o marketing para o ecommerce é fundamental. Em tempos digitais, de informação rápida e avanço tecnológico constante, ter estratégias e ações bem definidas faz toda diferença para seu negócio.

Outra questão que não é novidade para ninguém, nos tempos atuais é super comum os usuários efetuarem compras pela internet, tanto pela praticidade de compra quanto pelas inúmeras opções de produtos e empresas. Comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra.

Existe proximidade entre um negócio físico e um ecommerce, negócio online,afinal,é necessário estar presente, separar estoque, ter um bom atendimento, entender e se relacionar com seu público e, fundamentalmente, planejar estratégias para vender e divulgar sua marca.

E é isso que queremos explorar em nosso conteúdo: marketing para o ecommerce, o que fazer?

O Marketing Digital reúne muitas soluções, que abrangem inúmeros tipos de estratégias inseridas em diversos tipos de negócios e que proporcionam resultados marcantes, a depender, sem dúvidas, de cada estratégia e solução para cada nicho específico.

Marketing para o ecommerce de sucesso

Para um ecommerce destacado, alinhar estratégias consolidadas é essencial, como já abordamos na introdução deste artigo. Agora vamos revelar segredos valiosos de marketing para o ecommerce ser um sucesso.

Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se oxigênio para quem investe no módulo. A partir disso, é extremamente ter e mente que o conteúdo é fator primordial em uma estratégia de SEO, que é o braço direito de um ecommerce de sucesso.

O que é SEO

Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização para buscadores, faz referência a otimização de conteúdo em um site para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários.

Quando você utiliza esse recurso de forma correta, seu ecommerce tende a aparecer com maior facilidade para quem interessa: o possível cliente. Porém, de modo simultâneo, é necessário que você busque práticas otimizadas. Com seus competidores querendo posições nos buscadores, seu ecommerce deve estar preparado para consolidar um ótimo efeito.

Mas preste atenção, isso não significa que você deva produzir muito em volume, porém, é importante focar em conteúdos valiosos para seus leitores, que de fato eles queiram absorver. Foque no seu público e não em produzir em massa só para gerar conteúdo.

A periodicidade dos seus conteúdos dependerá do planejamento de seu negócio, porém, é fundamental manter a frequência estabelecida. Basta estipular o tempo de postagem e colocar a mão na massa. Isso não significa que não existam blogs excelentes que postam conteúdos todos os dias. Não deixe de valorizar sua equipe e escolher o melhor modelo, que caiba na dinâmica de seu negócio.

Atualização de conteúdo

Consideramos este item tão importante quanto produzir conteúdos, e certamente ele faz parte da rotina de SEO. Atualizar conteúdo é rever posts antigos que foram publicados há mais de 6 meses e que podem ser otimizados, com novas informações, revestimento de palavras-chave, imagens, entre outras ações.

Não perca o valor de conteúdos antigos por não estarem atualizados. Invista em atualizações em sua rotina de SEO.

O desenvolvimento e divulgação de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia sólida de marketing. Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), a oferta gratuita de informações e conteúdos relevantes é responsável por aproximar o profissional do seu público sem causar transtornos em torno da ética. Ou seja, é projetado o profissional do seu público sem ferir a ética, destacando autoridade na área de atuação.

A partir do momento que é impulsionado um conteúdo relevante, este trata-se do começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no universo digital. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista”, muitas vezes violento e autoritário, deixa de existir e se inicia um relacionamento muito mais saudável, de confiança e promissor.

Ao invés de campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante para aproximar seu público de seu negócio sem um caráter agressivo. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética. Conquiste um público verdadeiro.

Dica: Se seu ecommerce ainda não possui um blog, talvez seja o momento de reverter esta situação, afinal, a partir dos conteúdos no blog, vinculados às suas ofertas, você irá atribuir excelentes resultados quando o assunto for marketing de conteúdo.

Otimização de snippets

Os snippets tratam-se de grandes responsáveis pelo CTR de uma página na SERP do Google. Ele é composto por title tag, meta description e URL.

Esta tríade do bem (Title, Meta Description e URL) quando bem alinhadas com termo de busca e intenção do usuário, maior é chance do usuário escolher sua página. Diante disso, é fundamental analisar semanalmente (pelo menos) os snippets para identificar se eles estão respondendo às perguntas do usuário na SERP e se estão atrativos o suficiente.

Link building

Falar que os Backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental. Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio.

Isso para Ecommerce é essencial, pois garante:

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Design/usabilidade do site

O design do seu site diz muito sobre a experiência que seu visitante terá ao navegar por suas páginas. Regularmente é preciso rever nossas páginas para constar se estão alinhadas com o objetivo de suas personas.

O impacto visual é muito importante, sobretudo se seu público alvo são profissionais que atuam no mesmo campo que você, o que é muito comum se tratando do SEO.

Divulgação nas redes sociais

A periodicidade deste fator deve ser diária. Afinal, é muito provável que grande parte do seu público (se não todo ele) está inseridos nas redes sociais. De nada adianta criar um conteúdo fantástico se ele não chega a seu usuário, e as redes sociais são essenciais para este fim. O interessante é compreender em quais redes sociais seu público está (Instagram, Facebook, Twitter…) e atuar de forma consistente e interessante, já que lá você vai competir com conteúdos diversos.

Você pode realizar campanhas pagas nas seguintes ferramentas:

  • Facebook Ads: funciona tanto para o Instagram quanto para o Facebook. Como vantagem-benefício você aumenta seu setor de fãs, direciona seu cliente para produtos no ecommerce, divulga promoções, conteúdos, engaja publicações, entre outros;
  • Google AdWords: caso você pretenda anunciar no YouTube, saiba que é por meio dessa ferramenta;
  • Twitter Ads: você pode promover suas publicações, sua própria conta para alcançar e engajar seguidores ou um determinado assunto para aparecer no Trending Topics (os famosos TT’s no Twitter).

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta de SEO da WebPeak.

Monitoramento de métricas

O monitoramento de métricas é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está se atuando.

Inclusive, não deixe de anotar esta dica, essa é a primeira tarefa do nosso dia: analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado (negativa ou positivamente).

O Google Analytics e o Google Search Console são ótimos suportes para este processo!

Fique atento para analisar as seguintes métricas:

  • Número de visitantes únicos diários
  • Número de visitas
  • Número de pageviews
  • Posts mais acessados
  • Novos usuários x Usuários recorrentes
  • Taxa de rejeição
  • Tempo de permanência

Cada negócio possui determinadas particularidades, cabe a você identificar outros indicadores relevantes para seu negócio. Por exemplo, um ecommerce terá métricas diferentes de um blog, certo?

Investir nas técnicas que apresentamos neste conteúdo é essencial para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, seguida das métricas que já foram expostas, como presença de links internos e externos para conteúdos, utilização de títulos e subtítulos (h1, h2, h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio são fatores que vão colocar seu negócio em destaque! Um bom marketing para o ecommerce de sucesso demanda a aplicação de estratégias conscientes e propositivas.

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para seu planejamento!

Abraços!

Esse artigo foi escrito por Victoria Ribeiro, redatora da WebPeak Brasil.