O grande objetivo do Marketing Orgânico é agregar valor à marca e aumentar a visibilidade sem a necessidade de realizar investimentos altos em anúncios pagos. Entenda mais sobre o assunto no conteúdo a seguir.
Utilizando diversas estratégias, o Marketing Orgânico visa atrair usuários e qualificar leads de forma espontânea e natural. Tudo isso por meio de recursos como: conteúdo, redes sociais e experiência do cliente.
Entretanto, por buscar atrair usuários de forma espontânea e orgânica, exige muito mais conhecimento e estudo sobre o público que deseja atingir.
Ou seja, entender melhor o target da empresa para obter resultados mais assertivos.
Com estratégias de marketing e planejamento é possível construir uma mentalidade mercadológica e corporativa que aumente a produtividade da equipe.
Leia até o final e aprenda tudo sobre Marketing Orgânico e como o aplicar no seu negócio para conseguir mais clientes.
- O que é e como funciona o Marketing Orgânico?
- Importância e benefícios do Marketing Orgânico
- Como potencializar as ações de Marketing Orgânico
- Marketing Orgânico x Marketing Pago
- Use o Marketing orgânico ao seu favor!
O que é e como funciona o Marketing Orgânico?
O Marketing Orgânico é pensado de maneira que as estratégias sejam realizadas de forma independente aos recursos pagos de anúncios e ferramentas.
Ou seja, é baseado na experiência do usuário com a utilização de planejamentos estratégicos desenvolvidos dentro do próprio marketing digital.
O objetivo é atrair o usuário e qualificar leads com ações feitas de acordo com a preferência do público.
Para isso, são utilizados recursos como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, entre outros.
Para obter sucesso é importante entender os conceitos sobre algoritmo e engajamento.
Isso com os principais mecanismos de busca na internet, como o Bing, Yahoo e o próprio Google.
E quando falamos sobre entender os parâmetros, queremos dizer os principais que o Google utiliza para selecionar os conteúdos que serão indexados nas primeiras páginas. Tais como:
- Quantidade de palavras-chave;
- Relevância, originalidade e coerência;
- Qualidade e veracidade das informações;
- Avaliações feitas pelos usuários;
- Usabilidade e características visuais do site ou landing page.
Importância e benefícios do Marketing Orgânico
O Marketing Orgânico faz uma coisa que o tráfego pago não trabalha muito bem: o relacionamento com os clientes.
Ao realizar o pagamento de campanhas nos próprios mecanismos de busca, seu anúncio aparece em primeiro lugar.
Entretanto, é possível que os usuários saibam que se trata de um anúncio pago.
Essa percepção pode afastar alguns leads, que preferem consumir conteúdo informativo e relevante antes de efetuar qualquer compra – principalmente pela internet.
Portanto, a importância do Marketing Orgânico é a construção de um relacionamento com o cliente muito sólido e funcional.
Disponibilizar informações que o lead está procurando para solucionar algum problema atrai muito mais cliques ao site do que um anúncio pago.
Além disso, cria uma memória quase afetiva ligando a solução do cliente ao seu conteúdo.
Além de garantir diversos benefícios, tais como:
- Ganhos permanentes para o site;
- Credibilidade e reputação no ambiente digital;
- Complementa campanhas pagas;
- Gera vendas de forma orgânica;
- Melhora a construção de relacionamento com o público;
- Desenvolve a persona da marca com mais exatidão.
Como potencializar as ações de Marketing Orgânico
Para entender um pouco sobre essa estratégia, podemos explicar dessa forma: os blogs de pasta de dente que produzem conteúdo informativo sobre cuidado da saúde bucal.
É automático: no mercado, o cliente se lembra do que leu e, possivelmente, irá comprar a pasta daquela marca.
Na internet acontece exatamente a mesma coisa, a diferença é a agilidade com a qual o cliente pode se identificar e realizar a compra.
Por este motivo, para potencializar as ações de Marketing Orgânico da sua empresa, é necessário aplicar passos estratégicos. Veja quais:
Conheça os hábitos do seu público-alvo na internet
O primeiro passo dentro do planejamento de uma campanha de Marketing Orgânico é conhecer o comportamento do seu consumidor na internet.
Ou seja, quais sites ele mais frequenta, quais tipos de busca realiza e qual conteúdo tem interesse de consumir.
Dessa forma, criar uma ação efetiva para o público que deseja se torna mais fácil.
Sua empresa deve estar presente nos mesmos ambientes digitais que seu consumidor e disponibilizar o que ele deseja consumir.
Publique conteúdo relevante
O conteúdo é um dos pilares do Marketing Orgânico. Por meio dele é possível atrair muitos usuários e qualificar leads.
Além disso, é importante aliar esta estratégia ao SEO, uma ferramenta de otimização de buscas, em que se utilizam palavras-chave relacionadas ao nicho.
O ideal é que as empresas trabalhem com blogs próprios para publicarem conteúdos relevantes.
Com essa estratégia, sua marca é capaz de atrair leads qualificados e melhorar o desempenho das vendas.
Invista na experiência do cliente
No site da empresa, busque sempre priorizar a experiência do cliente com links fáceis e formas de pagamento variadas.
Invista também em diversos formatos para visualização em computador, mobile e tablets, entre outros elementos visuais.
Além de usar e abusar de recursos como o SEO e o metadados, ferramenta em que é possível incluir tags significativas.
Marketing Orgânico x Marketing Pago
O Marketing Orgânico e pago fazem parte do Marketing Digital e oferecem benefícios diversos às empresas que os empregam.
Não é possível admitir qual o melhor recurso para a captação de clientes, entretanto podemos considerar que são complementares.
O Marketing Orgânico busca trabalhar com ferramentas complexas como conteúdo, otimização de busca e experiência do cliente.
Já o Marketing Pago atua nos principais canais de comunicação com a vantagem de ter maior visibilidade. Pelo simples fato de ter sido pago para seu impulsionamento.
Ao aliar ambos recursos com o mesmo objetivo, é possível garantir resultados muito satisfatórios. Além de aumentar exponencialmente as vendas de um produto ou engajar uma marca de forma ágil e assertiva.
Portanto, investir nas duas ferramentas vale muito a pena.
Use o Marketing orgânico ao seu favor!
Utilizar o Marketing Orgânico ao seu favor é muito fácil e lucrativo, mas demanda trabalho, disposição e conhecimento.
Não se assuste. Se você tem interesse em melhorar o desempenho nas vendas da sua empresa, aposte nessa tendência.
Investir no que é correto e assertivo não é um gasto a mais, significa mais ganhos e lucratividade. Pense nisso.
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