Fazer marketing na crise é uma estratégia que visa a disseminar uma marca e fortalecer seu nome no mercado. Essa prática pode ser a solução ideal para crescer na indústria mesmo em tempos de dificuldades econômicas. Saiba como!
A crise financeira e econômica brasileira atingiu muitas áreas, inclusive o setor secundário, um dos mais afetados.
Isso porque algumas empresas perderam diversos clientes por conta desse difícil momento, fazendo com que precisassem planejar novas estratégias de redução custos.
Com isso, algumas companhias logo pensaram em cortar os investimentos em marketing visando não fechar as portas e encerrar suas atividades.
Porém, essa medida não é correta, pois o marketing tem papel fundamental na prospecção de novos clientes e no crescimento da empresa.
Dentro disso, uma das melhores formas de fazer marketing na crise é investir nas mídias digitais.
Desta forma, sua marca pode ganhar mais visibilidade e autoridade no mercado.
Essa estratégia visa a fidelizar seus clientes, melhorando o seu relacionamento com eles e transformando-os em verdadeiros promotores da sua marca.
Para isso, é necessário analisar diversas fatores e realizar ações de marketing digital, deixando sua empresa mais próxima de seu público.
E aí, quer entender como fazer marketing na crise e levar sua empresa ao sucesso?
Então confira os tópicos abordados em nosso conteúdo:
- Por que você não deve cortar o marketing na crise?
- Analise suas estratégias de marketing em tempos de crise
- Saiba como sair da crise financeira com Marketing Digital
- Use palavras-chave certas e seja encontrado
- Trabalhe bem as suas personas e garanta os clientes certos
- Melhore seu posicionamento e tenha mais visibilidade
- Terceirize com consciência
- Faça marketing na crise e aumente seu faturamento
Por que você não deve cortar o marketing em tempo de crise?
Para conquistar novos clientes e aumentar o faturamento da sua empresa é preciso possuir visibilidade e melhorar o relacionamento dela com seu público.
O marketing existe exatamente para isso, pois é através de suas estratégias de divulgação que a sua empresa entrará em contato com novas oportunidades de negócios.
Investir, principalmente em marketing digital, torna-se fundamental às empresas com o objetivo de saber como ganhar dinheiro nessa crise.
Afinal, o ambiente virtual está sendo cada vez mais explorado por consumidores, tornando-se um grande mercado de potenciais clientes.
Outro grande motivo pelo qual você deve entender a importância do marketing na crise é o seu baixo investimento.
Ainda mais se compararmos ao marketing tradicional, onde era necessário desprender de um grande capital para realizar campanhas nem sempre tão assertivas.
Com o marketing digital, você consegue segmentar suas campanhas atingindo um maior número de potenciais clientes e com baixo investimento.
Analise suas estratégias de marketing em tempos de crise
Existem algumas métricas de marketing na crise capazes de provar que ele não é só importante, mas essencial ao seu negócio.
Além disso, é a forma mais fácil de acompanhar de perto os resultados do seu investimento.
Veja 2 métricas essenciais que você deve ficar de olho:
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Retorno sobre investimento (ROI).
CAC
O custo de aquisição de clientes é uma tradução do desempenho da sua indústria em termos financeiros.
Ele leva em consideração o trabalho de todas as equipes envolvidas no funil de vendas.
Isso ocorre desde a atração de visitantes, nutrição de leads, até a efetivação da compra ou assinatura de contrato.
Se você deseja calcular o CAC é importante mensurar quantos clientes entraram em sua base mensalmente.
Um bom jeito de fazer isso é utilizando ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics.
Fazer marketing na crise é um dos pilares mais importantes na hora de atrair quem realmente se interessa pelo seu produto/serviço, ou seja, seu público-alvo.
Isso facilita muito o processo de geração de leads – clientes potenciais.
Sendo assim, verifique os custos de captação com prospecção, investimento em Adwords ou qualquer outro recurso utilizado para obter novos clientes.
Faça a soma de todos os custos e divida pela quantidade de novos clientes no mês.
ROI
O retorno sobre investimento, ou ROI, é uma métrica usada com o intuito de verificar os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
É importante saber exatamente quanto foi gasto, o tempo utilizado e o resultado gerado.
Através do cálculo do ROI, você consegue acompanhar isso de perto.
Além disso, você deverá somar todos os seus gastos com suas campanhas de marketing digital e verificar qual foi a receita gerada no período estipulado.
A conta para determinar o ROI é simples: basta dividir o custo pelo investimento.
Saiba como sair da crise financeira com Marketing Digital
Talvez você já tenha ouvido falar em Adwords: a mídia paga do Google.
Trata-se de um sistema do próprio Google em que empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade – links patrocinados – nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google.
Essa condição pode ser interessante para as empresas, pois o clique pode ser capaz de engatilhar uma venda, por exemplo.
Mas para isso acontecer, você deve investir em marketing de conteúdo de melhor qualidade!
E para deixá-los relevantes, pense com a cabeça do seu consumidor: O que ele gosta? Quais são suas dificuldades? Como ele procura por um produto?
Mais de 100 bilhões de buscas são feitas mensalmente na Internet apenas no Brasil.
Vale a pena lembrar que 90% dessas buscas são feitas no Google, ou seja, esse investimento traz sim bons resultados, desde que utilizado de forma assertiva.
Quantas vezes você faz uma pesquisa na Internet procurando por produtos que pretende comprar ou mesmo sobre algum assunto que quer conhecer melhor?
Esta busca é uma realidade na vida da maioria de seus leads, ou seja, seus potenciais clientes.
Use palavras-chave certas e seja encontrado
Como você faz sua busca por um produto ou serviço que quer contratar na Internet?
Esta é a pergunta que você deve fazer a si mesmo no momento de pensar nas palavras-chave estratégicas que o seu cliente ideal usa para buscar alguma informação sobre o produto.
Usando as palavras-chave corretas você poderá ter vantagens como:
- Atrair seu potencial cliente para mostrar a possível solução de seu problema;
- Fazer ele considerar o que você tem a oferecer;
- Convertê-lo em um lead qualificado, ou seja, um potencial comprador do seu produto/serviço;
- Chamar atenção dos seus clientes sem precisar de um processo de vendas longo e caro.
Se você quer saber como ganhar dinheiro em tempos de crise, saiba que levar o cliente ideal a te procurar é a chave para não gastar muito com o processo de venda e as palavras-chave podem te ajudar neste processo.
Por conta de tudo isso é imprescindível contar com o marketing na crise
Uma das estratégias usadas para facilitar esse momento é o marketing de conteúdo, que pode ser usado para educar e engajar o público-alvo da sua empresa.
No processo tradicional de marketing, o seu vendedor tem a necessidade de fazer várias ligações e marcar diversas reuniões.
Já com o marketing de conteúdo, se as informações disseminadas forem de real interesse do consumidor, mais da metade do caminho já estará percorrido.
Isso porque o próprio cliente irá atrás da sua empresa.
O seu potencial cliente chegará muito mais engajado e desta forma a venda se torna mais fácil.
Trabalhe bem as suas personas e garanta os clientes certos
Como já falamos, as palavras-chave são extremamente importantes.
Isso ocorre porque elas direcionam os termos pesquisados pelo cliente ideal e fazem sua empresa ser encontrada mais rápido.
No entanto, é importante lembrar que para fazer marketing na crise, é necessário produzir conteúdo totalmente focado em buyer personas, ou seja, seu público-alvo.
A persona é a representação do seu cliente ideal: quem ele é, quais são os seus problemas e dúvidas.
Como estamos vivenciando uma crise, atrair um cliente sem o perfil certo pode sair caro e gerar prejuízos.
Por esse motivo, é muito importante traçar uma estratégia totalmente focada na persona da sua empresa.
Isso ajuda a entender porque você não deve cortar o marketing em tempos de crise, pois por meio dele você fará esse estudo capaz de indicar a melhor forma de atuação com o perfil estabelecido.
Melhore seu posicionamento e tenha mais visibilidade
Existem ações que fazem seu site aparecer no topo dos buscadores quando o consumidor buscar por uma palavra-chave no Google.
Essa estratégia é conhecida como SEO (Search Engine Optimization).
O SEO visa gerar maior relevância para o site, fazendo os buscadores entenderem tal relevância a ponto de posicionar essa página.
A criação de conteúdo com qualidade aplicado juntamente com o estudo de palavra-chave é fundamental para conquistar um bom posicionamento.
Se você souber selecionar palavras-chave corretas, posicioná-las ao longo do seu texto e garantir um conteúdo rico, com certeza irá melhorar seu posicionamento no Google.
Além disso, irá gerar mais visibilidade para sua empresa e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Terceirize com consciência
Em primeiro lugar, tenha em mente que para ter resultados com o marketing digital e de conteúdo é preciso ter:
- Planejamento e definições estratégicas;
- Produção de conteúdo qualificado;
- Acompanhamento de resultados;
- Redefinição ou manutenção de estratégias;
- Constante busca de informações das inovações mercadológicas para o setor.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de terceirizar várias etapas por meio de uma empresa especializada ou profissionais freelancers.
Porém, é importante possuir alguém dentro da empresa capaz de cuidar de toda a organização dessas etapas.
Por isso, não deixe nenhuma ponta solta e faça sua estratégia gerar grandes resultados.
Faça marketing na crise e aumente seu faturamento
Agora você já sabe porque não deve cortar o marketing na crise!
Aproveite nossas dicas e continue a investir no marketing para alavancar suas vendas, principalmente em momentos complicados da economia.
Lembre-se sempre que o marketing digital não deve ser intrusivo, não deve interromper o leitor e, especialmente, deve ser relevante e agregar valor.
Sendo assim, produza conteúdo de qualidade, invista nas ferramentas certas e conte com profissionais qualificados para vencer a crise!
E aí, quer saber mais sobre marketing na crise e outros assuntos relacionados?
Então acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades que vão te ajudar a saber como destacar sua empresa!
Um comentário sobre “Saiba como fazer marketing na crise e aumente as vendas da sua empresa!”
Ótimas dicas de venda, principalmente para crise que passamos.
Os comentários estão fechados.