O Marketing Integrado surge como uma solução para atingir os objetivos de conectividade de qualquer empresa com seu público. Entenda como sua indústria pode aplicar esse conceito para aumentar suas vendas.
O Marketing Integrado já é uma realidade, porém agora com uma conotação diferente.
Desde que existe, o marketing funciona com diversas ferramentas e equipes atuando em sincronia.
Atualmente, com o mercado mais competitivo e digital, nunca foi tão necessário unir forças para fazer, de fato, a magia acontecer.
Afinal de contas, não é possível trabalhar com um setor isolado e ainda obter resultados positivos e abrangentes.
Se você deseja entender melhor sobre o Marketing Integrado e como aplicar ao seu negócio para melhorar a interação com seus clientes e aumentar suas vendas, fique com a gente até o final.
- O que é Marketing Integrado?
- Como o Marketing Integrado funciona?
- Vantagens do Marketing Integrado
- Como o Marketing Integrado pode ser aplicado?
- Experiências são fundamentais!
O que é Marketing Integrado?
O Marketing Integrado é um conjunto de ações e estratégias de marketing que, juntas, buscam trabalhar da melhor forma possível a relação com o cliente.
A construção desse relacionamento não se restringe apenas ao anúncio no início do funil ou no contato do vendedor com o cliente, mas desde a captação até o pós-venda.
Para isso, são utilizadas ferramentas de Marketing Digital para otimizar as ações definidas.
O objetivo é conseguir o melhor de cada etapa, transformando a experiência do cliente em algo bom e surpreendente. É buscado, além da venda, a satisfação do consumidor com toda a marca.
À medida que o público muda seu comportamento de consumo, o mercado adota novas fórmulas para conseguir entregar a ele tudo o que busca. Seja conhecimento, solução de problemas ou indicações.
Podemos dizer que esse conceito está intimamente conectado à integração da comunicação entre marca e consumidor.
Como o Marketing Integrado funciona?
O Marketing Integrado atua com o alinhamento das estratégias do Marketing Digital. Isso para seguir com a jornada de compra do cliente, garantindo que ele seja amparado em todas suas etapas.
Portanto, estamos falando sobre conceitos que atuam de formas distintas, porém que buscam o mesmo objetivo: criar uma experiência de compra diferenciada.
Dessa forma, o consumidor sente que está sendo atendido por uma pessoa, e não por uma máquina, do começo ao fim.
A integração dos canais de comunicação atuais e a personalização de campanhas de marketing também promovem uma sensação de exclusividade. Algo fundamental para criar conexões de confiança com os clientes em potencial.
Conheça outras ferramentas e estratégias que são utilizadas no Marketing Integrado para melhor a experiência de compra dos consumidores:
- Marketing de conteúdo: com o marketing de conteúdo busque produzir materiais relevante dentro do segmento;
- Tráfego orgânico: invista em atrair leads com o tráfego orgânico. Ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Neste caso, são utilizadas ferramentas que atraem cliques e clientes de forma “espontânea”;
- Qualificação de leads: qualifique os leads de acordo com a interação ao longo do funil, como fornecer materiais em troca de e-mails, cadastros em newsletter, entre outros;
- Customer Experience: utilize o Customer Experience para garantir uma experiência única e facilitada para o cliente nos principais canais de comunicação e sites de e-commerce;
- SEO: aplique a estratégia de SEO para melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca por meio de palavras-chave selecionadas de acordo com o nicho;
- Tecnologia: toda a tecnologia é utilizada para melhorar a visualização de sites e páginas, inserção de backlinks, entre outros. Por isso, invista em inovação;
- Omnichannel: com o Omnichannel faça a integração de diversos canais de comunicação online e offline que atuam juntas para melhorar a experiência do cliente.
Vantagens do Marketing Integrado
Ao empregar o Marketing Integrado no seu negócio, ocorre uma supervalorização do contato do cliente com a marca. Isso em cada etapa do funil de vendas por onde ele percorre.
Esse é exatamente o objetivo, pois as pessoas gostam de sentir que estão sendo valorizadas e reconhecidas, principalmente no momento de realizar uma compra.
Veja outras vantagens em se adotar o Marketing Integrado na sua empresa:
Reforço da marca perante os clientes
Ao atuar com estratégias eficientes e que cumprem seu papel, a marca demonstra sua autoridade no mercado.
Quando isso ocorre gera uma memória afetiva no cliente, que consegue linkar vários produtos e assuntos à marca.
Ou seja, o Marketing Integrado auxilia diretamente na reputação de uma empresa de uma maneira positiva.
O relacionamento construído é fundamental para que este cliente também se torne recorrente e não apenas uma venda isolada.
Aumento do alcance da marca
Com um mercado globalizado, é importante trabalhar para que a marca alcance clientes em todos os lugares possíveis.
Utilizar o Marketing Integrado possibilita a empresa alcançar mais usuários online.
Por meio disso, leads que estão navegando pela internet, que não conheciam a marca, podem passar a conhecer, e não somente.
Eles também podem se identificar e, a partir disso, interagir e criar novas conexões.
Pode parecer um trabalho de formiguinha. Entretanto, é fundamental expandir os negócios para novos horizontes.
Aumento da visibilidade
Se a marca consegue estar presente em diversos canais de comunicação de maneira eficiente e online, as chances de aumentar a visibilidade são muito grandes.
Com isso, as possibilidades de garantir mais leads que, por sua vez, podem se tornar clientes também aumentam.
Resultados rentáveis
Com o Marketing Integrado aplicado e sendo realizado da maneira correta, ainda nos primeiros meses, já é possível observar seu sucesso.
De fato, com o aumento das vendas, a empresa consegue desenvolver seus rendimentos e se tornar muito mais rentável.
No caso, o KPI (Indicador-Chave de Performance) taxa de ROI, que analisa o retorno sobre investimento realizado, aumenta exponencialmente também.
Como o Marketing Integrado pode ser aplicado?
Para aplicar o Marketing Integrado no seu negócio é importante seguir algumas etapas e melhorar pontos específicos dentro da empresa, confira:
Traçar metas e objetivos
O primeiro passo é entender quais são os objetivos que deseja alcançar.
Tenha em mente que cada segmento trabalha com clientes que demonstram diferentes necessidades, como os modelos de negócio B2B e B2C, por exemplo.
Por este motivo, montar um planejamento de acordo com o seu público vai ajudar a definir as estratégias eficientes.
Integrar as equipes
O Marketing Integrado, de fato, busca compor ferramentas e equipes para um resultado completo.
Portanto, é muito interessante que equipes de marketing, vendas, assessoria e outros setores profissionais estejam alinhados quanto à jornada do cliente.
Dessa forma, é possível acolher o consumidor em todas as etapas de maneira personalizada e inteligente.
Automatizar processos
Aplicar tecnologia de ponta e automatizar processos burocráticos e complexos podem auxiliar e muito no tratamento do cliente.
Ou seja, a equipe consegue realizar tarefas mais rapidamente e analisar dados e informações de forma mais eficaz, o que acelera as tomadas de decisões.
Agir com rapidez e eficiência aproxima o consumidor e aumenta seus níveis de satisfação.
Conhecer as estratégias de Marketing Digital
O conhecimento das estratégias e ferramentas que compõem o Marketing Digital é fundamental para a aplicação do Marketing Integrado.
Dependendo do nicho trabalhado as estratégias podem ser diferentes, portanto, não se pode generalizar.
Cada ferramenta e ação alcançam um público específico. Por este motivo, para resultados mais assertivos é importante conhecer muito bem sobre as estratégias disponíveis.
Experiências são fundamentais!
Parece que o segredo está, literalmente, em proporcionar boas experiências de compra aos clientes.
Por esta razão, o marketing é uma área que está sempre se atualizando para alcançar melhor o público à medida que suas exigências mudam.
Para isso, deixe sua empresa alinhada com as inovações do mercado. Além de implementar ações assertivas para se comunicar melhor com seu público.
Quer saber mais sobre marketing? Acompanhe o Marketing para Indústria e fique por dentro de tudo!