Marketing industrial: saiba o que é e como utilizá-lo da maneira correta

Marketing industrial é um segmento da comunicação focada na área industrial que direciona ações de empresa para empresa. Realizá-lo com destreza pode mudar totalmente o crescimento de um negócio.

Fazer ações de marketing industrial B2B exige alguns passos e estratégias, ainda mais se você é do segmento B2B. 

O marketing, em geral, é resultado de muitos estudos e análises sobre a marca. Por isso, é importante executá-lo com clareza.

Um bom marketing B2B apresenta resultados e ajuda na presença da marca, tanto durante a venda efetivamente, quanto no meio digital.

Porém, o que realmente é o marketing industrial? Pelo que se caracteriza? 

Veja aqui algumas dicas e benefícios de realizar o marketing digital B2B da sua empresa.

 

A definição de marketing industrial

Homem em um estoque sentado em frente a notebook pesquisando sobre marketing industrial.

Primeiramente, é preciso entender que o marketing B2B é uma forma de atrair e reter clientes por meio de determinadas ações.

A diferença é que no marketing industrial você direciona isso a outras companhias.

Isso porque o marketing industrial pode ser definido como o relacionamento de duas empresas. E essa é a principal característica do segmento B2B. 

Como o próprio nome já diz “Business to Business” (de negócio para negócio).

Quais os benefícios de investir em marketing industrial

A relação da marca com o consumidor muda totalmente de acordo com o segmento. 

Isso porque cada consumidor se comporta de uma maneira durante a jornada de compra. E isso dita muito sobre o que você pode fazer durante o marketing digital B2B.

Com isso, podemos ressaltar que a relação de empresa para empresa precisa ser pautada em confiança.

Muitas empresas passam anos e anos com o mesmo fornecedor. E isso acontece porque existe transparência na relação.

Diferente de um público B2C, que compra por impulso de desejo, medo ou promoção, o público B2B é mais consciente. E raramente se encantará meramente por um desconto se o produto não for útil.

Portanto, o primeiro benefício que podemos listar é essa relação de confiança, que pode ser impulsionado por meio do marketing digital para indústria.

Outro ponto positivo é o controle e análise de indicadores que o marketing industrial B2B permite. 

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar o que o consumidor precisa e mapear esse comportamento. 

 

Quais estratégias que podem ser utilizadas no marketing industrial

Com tantas opções de marketing industrial B2B, fica realmente difícil escolher o que cabe ou não ao seu negócio. É por isso que, antes de tudo, é preciso realizar um planejamento. 

Somente assim você conseguirá visualizar o que efetivamente dará certo.

Para te ajudar nesse processo, vamos falar de algumas estratégias como:

  • Redes Sociais;
  • SEO;
  • Anúncios e links patrocinados;
  • Plataforma marketplace B2B ou portal B2B;
  • Marketing de Conteúdo.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são o primeiro passo para quem quer começar a fazer marketing digital para indústria. 

Isso porque, mesmo no meio corporativo, estar presente nas redes sociais é muito importante. E quase determinante para o sucesso de qualquer marca.

Por isso, quando for fazer seu planejamento, veja onde sua persona interage e aposte nesse local. 

Ofereça conteúdos institucionais, dicas e outros posts informativos para marketing industrial B2B. 

Para ter um bom marketing B2B, nunca se esqueça de interagir nessas redes. De nada adianta só postar e não criar um relacionamento com seu consumidor. 

Use técnicas de SEO

Ter um bom posicionamento em sites de busca é essencial para quem quer ter um marketing digital B2B. As técnicas de SEO podem te ajudar muito nisso.

O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas durante a criação ou manutenção de um site. Com essas técnicas, seu site tem melhor ranqueamento no Google.

O que isso quer dizer? Que você será encontrado mais facilmente por seus consumidores quando eles procurarem por um produto que você comercializa.

E, quanto mais você for encontrado, mais chances terá de fechar vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Isso é o marketing industrial dando frutos e resultados para a sua empresa. 

Faça anúncios e links patrocinados

Mulher segurando tablete em frente a notebook e ícones de comunicação em destaque.

As redes sociais evoluíram muito. Antigamente, não existia o marketing digital para indústria por meio de redes como Facebook ou Linkedin. 

Porém, hoje em dia, é possível patrocinar posts para que eles alcancem o maior número de pessoas possível.

Dentro das redes sociais, é possível fazer isso de maneira simples, segmentando seu público por sexo, idade, região e interesses.

Existe também a possibilidade de realizar esse patrocínio dentro do Google, com anúncios de pesquisa ou display, em sites parceiros. 

Dessa maneira, o marketing industrial B2B toma força e consegue alcançar mais pessoas e segmentos. 

Use uma plataforma marketplace B2B

Você sabia que, para vender seus produtos online, você não precisa necessariamente de um site próprio?

Com a ajuda de um portal B2B, seu negócio consegue vender e anunciar os produtos de maneira rápida e simples. O Soluções Industriais pode te ajudar com isso.

A plataforma marketplace B2B é responsável por vender seu produto e anunciá-lo em mais de 60 canais digitais, como Amazon, Twitter, Instagram, entre outros. Ou seja: grande exposição e grandes possibilidades de vendas.

Além disso, o Soluções Industriais não cobra porcentagem em cima de cada venda realizada. Ou seja: o valor é todo seu.

Os números também podem comprovar a eficácia e excelência. Hoje são mais de 30 mil negócios fechados, resultando no maior portal B2B da América Latina.

Foque no que importa: cuidar do seu negócio. E deixe com o portal B2B do Soluções Industriais os cuidados com a plataforma marketplace B2B.

Faça Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que está em alta, não só para o marketing B2B, mas também para o B2C. 

Isso porque, por meio de conteúdos, sua marca alcança mais visibilidade e se torna autoridade no segmento.

Não entendeu? Suponhamos que você venda peças para o segmento automotivo. A ideia seria criar conteúdos relacionados a esses produtos, que despertem o interesse do leitor.

Isso atrai a audiência e posiciona sua marca como referência, utilizando o marketing digital B2B.

 

Alcance o sucesso do seu negócio

Neste texto falamos sobre o marketing digital para indústria, sua definição, estratégias e benefícios. 

Além disso, explicamos também sobre as principais ações que podem ser utilizadas no marketing digital para indústria.

Agora você já sabe o que é plataforma marketplace B2B e portal B2B, além de entender as técnicas do marketing B2B. 

Por isso, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

O marketing digital B2B não é nenhum monstro de sete cabeças e pode ser realizado com ajuda da sua equipe. Com essas estratégias e a ajuda de uma plataforma marketplace, seu negócio terá muito sucesso!

5 comentários sobre “Marketing industrial: saiba o que é e como utilizá-lo da maneira correta

  1. Como posso encontrar uma empresa que atue nesse ramo? E quais empresas podem entrar de pequeno, médio ou grande porte?

  2. Adorei as dicas, possuo uma micro empresa no ramo de betoneiras e meu público normalmente são outras indústrias. Vou ler mais conteúdos para ver se acho a plataforma ideal para minha empresa

  3. Já sabia que estratégias de marketing melhoram os resultados de empresas mas não sabia que também era possível desenvolvê-las dentro do marketing industrial. Muito legal!

Os comentários estão fechados.