Marketing digital para empresas: a importância de aliá-lo à gestão comercial

Você já imaginou a importância do marketing digital para gestão comercial de uma empresa? O marketing digital é uma ferramenta necessária para expandir as atividades de um negócio ou buscar por novos clientes nos meios digitais. Por isso, é essencial conhecer e saber utilizar todos os recursos que ele tem a oferecer.

Mas, infelizmente, muitos empresários não compreendem o valor das práticas de marketing na internet – principalmente para empreendimentos de micro, pequeno e médio porte. E por não darem o devido valor a esse método de trabalho, acabam perdendo ótimas chances de crescimento.

Se você possui uma empresa e gostaria de melhorar os rendimentos que ela apresenta hoje em dia, saiba que nesse texto explicamos o motivo para unir o seu gerenciamento às atividades digitais do marketing e indicamos como fazer isso. Continue lendo para saber mais!

Por que aliar o marketing digital à gestão comercial?

A gestão comercial e o marketing digital têm compartilhando um relacionamento cada vez mais próximo. Isso acontece porque, atualmente, os mesmos espaços usados para a divulgação de produtos e serviços também estão sendo usados para vendas. 

Canais digitais, como redes sociais, e-mail marketing e os sites são ótimas ferramentas para a captação de leads (combustível para o setor comercial trabalhar). Mas, esses espaços também permitem a realização de vendas, sejam essas de produtos ou serviços, para o consumidor final ou revendedores.

Ou seja, uma empresa que comercializa móveis, por exemplo, pode aproveitar uma estratégia de Inbound Marketing para atrair um comprador em potencial e, depois, convencê-lo a fazer uma compra. 

Logo, para ter sucesso com o marketing para empresas, a equipe de gerenciamento precisar estar alinhada com o trabalho dos marketeiros, e vice-versa. Afinal, as duas áreas devem caminhar de mãos dadas para garantir um ciclo estável de propaganda, interesse, contato, conversão, aquisição e tudo de novo.

Como unir o marketing digital e a gestão comercial?

Unir essas duas facetas é mais simples do que se pode imaginar. Ao compreender o papel de cada uma delas, como uma peça de quebra cabeça, ao colocar cada uma em seu devido lugar será possível observar uma imagem maior da situação, e muito mais bonita.

Repare que a gestão comercial é responsável por:

  • Estabelecer metas de venda;
  • Definir métodos para atrair novos clientes;
  • Criar e executar processos de vendas eficientes;
  • Manter um contato sadio entre vendedor e possível cliente;
  • Avaliar a qualidade das ações realizadas.

Enquanto o time de marketing se encarrega de:

  • Criar estratégias de comunicação e divulgação on-line;
  • Definir personas;
  • Definir estratégias para captação de leads;
  • Gerenciar e nutrir os novos leads;
  • Enviar os clientes em potencial para o setor comercial.

O marketing digital dispõe de diversos aparatos para isso, como o já mencionado Inbound Marketing. E o lado comercial da moeda, proporciona ações de Outbound Marketing, ativando follow-ups dos processos de vendas, oferecendo compra consultiva e trabalhando o pós-venda, indispensável para novas oportunidades no futuro.

Com essas duas diretrizes bem alinhadas, elas começam a se movimentar em sincronia. A empresa ganha um “novo departamento” responsável por converter pessoas e gerar novos resultados.

Conclusão

Ignorar a existência do marketing on-line não trará benefícios para a sistemática de uma empresa. Apenas ter um site e perfis nas redes sociais não é suficiente para o crescimento das atividades.

Assim que os objetivos da equipe publicitária estiverem alinhados aos desejos do time de gestão comercial, fica mais fácil elaborar planos e executar projetos que rendam retorno financeiro e crescimento constante.

É necessário entender que o on-line e o off-line podem e devem trabalhar juntos.

Este artigo foi produzido pela equipe da Retina Web – Soluções Digitais.