Marketing de Indicação é uma estratégia que combina ações que usam o próprio cliente como um canal de vendas. Saiba como sua indústria pode implementar essa prática.
As pessoas buscam por opiniões de outras sobre quase tudo. Por um lado gostam de expor suas boas experiências, e por outro, gostam de ter a mesma vivência positiva.
No começo do Marketing, quando nem existiam tantas estratégias, um negócio alcançava o sucesso devido a indicação de seus clientes. Ou seja, quando acontecia o famoso marketing boca a boca.
Hoje em dia a prática se aperfeiçoou e se tornou uma estratégia própria. O Marketing de Indicação usa técnicas que incentivam a troca de informações entre um consumidor e outro.
Acompanhe o conteúdo para entender o que é o Marketing de Indicação, seus benefícios e como aplicar para garantir o sucesso da sua indústria.
- O que é Marketing de Indicação?
- Qual a importância de investir em Marketing de Indicação?
- Benefícios do Marketing de Indicação
- Como aplicar o Marketing de Indicação na prática?
- O Marketing de Indicação é a estratégia ideal para a sua indústria!
O que é Marketing de Indicação?
Marketing de Indicação é a estratégia que usa ações focadas em incentivar que os consumidores de uma marca a recomendem para outras pessoas.
Isso porque a indicação é uma forma de conquistar novos leads e, consequentemente, os converter para que se tornem clientes.
Afinal de contas, quando temos uma experiência de compra positiva nosso primeiro instinto é compartilhar, seja com as pessoas do nosso ciclo social ou por meio das redes sociais.
Conhecido também como Referral Marketing, essa estratégia ao longo dos anos foi utilizada para conquistar mais vendas e fidelizar os clientes de grandes marcas.
Qual a importância de investir em Marketing de Indicação?
A credibilidade de uma empresa aumenta quando é transmitida por meio de uma experiência pessoal.
Afinal, quando alguém tem uma vivência positiva com algum serviço ou produto é provável que fale sobre o assunto para seu círculo social.
Ao utilizar essa estratégia, os esforços da equipe de vendas são reduzidos. Isso porque o lead se aproxima da venda sozinho.
O valor de uma indicação é muito importante para:
- Gerar leads;
- Cria menos tempo de negociação;
- Potencializar resultados com menor investimento;
- Formar uma rede de clientes mais engajada.
Benefícios do Marketing de Indicação
Saber o que é o Marketing de indicação, assim como a sua importância e benefícios, é essencial para implementar a estratégia.
Vamos apresentar três principais vantagens dessa prática para não ter dúvidas dos bons motivos para aplicar na indústria. Confira:
Leads qualificados
Nesse cenário os leads que chegam pela indicação já conhecem a empresa, sua área de atuação e como seus problemas podem ser resolvidos.
Com isso, se torna mais simples realizar a qualificação dessas pessoas, o que diminui o trabalho do time comercial.
Tempo de negociação menor
Como o cliente chega pela indicação de outra pessoa não é preciso que a equipe de vendas aplique diferentes estratégias para converter o consumidor.
Com isso, é reduzido o ciclo de vendas e consequentemente o tempo de negociação. Ao otimizar a compra, os vendedores conseguem focar seus esforços em outros leads.
CAC menor
O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é o valor que uma empresa investe para adquirir novos clientes.
Com o uso do Marketing de Indicação esse custo diminui, tendo em vista que os possíveis consumidores chegam até a empresa por meio de outras pessoas.
Isso faz com que a empresa não precise reunir tantos esforços ou gastar inúmeros recursos no momento de atração.
Como aplicar o Marketing de Indicação na prática?
Clientes satisfeitos com uma marca tendem a compartilhar suas experiências com outras pessoas.
Mas afinal, como deixar seus consumidores satisfeitos? Confira as dicas:
Trace objetivos claros
O objetivo “aumentar as vendas” é importante, mas acaba sendo raso e não concede muita orientação aos colaboradores.
Para que qualquer estratégia seja bem aplicada é necessário uma definição clara de seus objetivos.
Por isso, separe um tempo e analise a fundo quais são as metas da empresa para que todos os envolvidos trabalhem com foco e determinação.
Mostre seu diferencial
Ao procurar por determinado produto, os consumidores realizam buscas para encontrar aquilo que resolva suas dores e atenda a suas expectativas.
Sendo assim, em meio a tantas opções no mercado, é essencial buscar sempre formas diferentes de melhorar a experiência do cliente.
Busque utilizar o diferencial da sua marca como forma de conquistar os leads.
Conceda benefícios
Conceda benefícios para estimular o marketing boca a boca.
Uma experiência positiva como essa estimula os consumidores a falarem sobre a empresa.
Seja para seu ciclo social ou nas redes sociais, as pessoas querem compartilhar suas vivências. Utilize esse aspecto do comportamento humano a favor da sua empresa.
Faça campanhas sazonais
Campanhas sazonais são ótimas para presentear os consumidores com benefícios.
Oferecer cupons, brindes ou descontos é uma ótima forma de fazer com que os clientes falem sobre a marca.
Aposte em divulgação
O Marketing de Indicação é uma estratégia poderosa de atração de leads, ainda mais se somada com outros recursos.
Afinal de contas, oferecer benefícios aos clientes não adianta se essa informação não chegar até eles.
Por isso, invista em anúncios nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing.
Fidelize os consumidores
Consumidores fiéis se tornam promotores da marca.
É importante continuar investindo no relacionamento pós-venda, criando ações e estratégias para conquistar constantemente esse consumidor.
Invista em influenciadores
Utilizar influenciadores no Marketing de Indicação é uma cartada para o sucesso.
Isso porque essas pessoas compartilham sua marca com seus seguidores fiéis. Levando a empresa a novos locais e aumentando seu alcance consideravelmente.
No entanto, para que esse recurso funcione é imprescindível que a empresa escolha as pessoas certas.
Trace métricas
As métricas servem para analisar o que deu certo e os pontos de melhoria na estratégia.
Desta maneira é possível ajustar as ações ao longo do tempo, identificar novas estratégias e avaliar o CAC.
Fique de olho nos feedbacks
Além das métricas, os feedbacks também são importantes para aplicar o Marketing de Indicação.
São eles que mostram se os clientes estão satisfeitos ou não e que mudanças a empresa pode fazer para melhorar.
O Marketing de Indicação é a estratégia ideal para a sua indústria!
É nítido que usar o Marketing de Indicação é uma grande chance de negócios para sua indústria. Isso porque engajar clientes atuais é fundamental para uma estratégia eficiente.
Com esse recurso é possível gerar novos leads sem muito esforço, potencializar os resultados com menor investimento e criar uma nova rede de clientes.
Além de fazer os consumidores da marca se tornarem embaixadores. Levando a empresa a novos patamares.
Gostou de conhecer essa estratégia? Continue acompanhando o Marketing para Indústria e saiba mais!