Conheça as diferenças entre o marketing de resultados e o marketing de esperança!

Marketing de resultados x marketing de esperança: qual dos dois é mais efetivo? A resposta é aquele que te permite maior possibilidade de mensuração de dados. Quer descobrir qual estratégia é capaz disso? Então confira nosso conteúdo e entenda os dois conceitos!

Suas estratégias de marketing não estão convertendo em vendas?

Talvez seja o momento de você rever suas ações e tentar investir em algo novo.

Afinal, somente ter um bom produto, um bom serviço e estar investindo em comunicação, não lhe garante um retorno satisfatório.

Por isso, é necessário saber se você está investindo em marketing da esperança ou em Marketing de resultados.

Se você está procurando por alternativas para aumentar suas vendas, continue lendo este artigo até o final, e descubra como sair do mundo da esperança e criar resultados reais e duradouros para sua indústria.

Neste artigo você vai conferir conceitos como:

Marketing da Esperança

O marketing da esperança consiste no investimento em estratégias de difícil mensuração e no pensamento retrógrado de que somente ter um bom produto ou serviço localizado em uma praça adequada é o suficiente para conquistar e reter clientes.

Não significa que é impossível, mas que é mais difícil e o empresário fica na esperança para que, de alguma forma, consiga algum resultado.

Um exemplo de anúncio no marketing da esperança são os outdoors.

Essa técnica recebe este nome pois não é possível definir exatamente o público que será atingido, ou seja, você está na esperança de que você irá alcançar este público, mas não tem certeza.

Este tipo de marketing, inclusive, pode ser bastante arriscado.

No marketing da esperança a comunicação é uma via de mão única em que você procura os seus clientes aleatoriamente nos meios de comunicação.

Só que esta aproximação pode custar caro para sua indústria se você tem um orçamento limitado, até porque é difícil medir objetivamente o retorno das ações.

Por isso, fica impossível medir o retorno efetivo que o marketing da esperança pode proporcionar a você.

E mesmo que você consiga realizar o contato com o cliente, a relação é fechada, pois neste caso não existe abertura para você receber e interagir com a opinião dele.

E por isso, fica impossível medir o retorno efetivo que o marketing da esperança pode proporcionar a você.

Marketing de Resultados

Em vez de você correr atrás dos clientes e desperdiçar tempo e recurso, você pode ter clientes chegando até você a todo momento e querendo comprar seu produto por meio do marketing de resultados.

Isso é possível com a utilização de estratégias de marketing digital que vão atrair os clientes até você de uma forma segmentada e direcionada.

Ao escolher por este tipo de plano de marketing e vendas, você conta com vantagens como:

  • Baixo investimento;
  • Possibilidade de alto retorno;
  • Maior visibilidade;
  • Mais contatos comerciais.

Com essa estratégia você pode utilizar todo o potencial da internet para alavancar os resultados da sua indústria.

Isso é possível graças às diversas estratégias de marketing digital, como as que mostraremos a seguir:

SEO

Conjunto de técnicas com o objetivo de manter o site da sua indústria nas primeiras páginas dos principais buscadores (Google, Bing, Yahoo).

E-mail marketing

Utilizado para envio de informações, boletins informativos, ações promocionais e convites, essa estratégia proporciona um estreitamento da relação entre indústria e cliente com baixo custo e alto retorno de contatos comerciais.

Marketing de conteúdo

Tem foco em informar, engajar, fidelizar, reter clientes, reduzir os custos da indústria, mensurar os resultados obtidos e aumentar a visibilidade da marca por meio de conteúdos de qualidade e relevância em meios e canais de maior inserção do público-alvo.

Redes sociais

Considerados como os canais mais utilizados, as redes sociais ajudam na comunicação com clientes e na divulgação do conteúdo.

Adwords

É a publicidade paga do principal buscador da internet, o Google. Representa 20% dos cliques do buscador e faz parte do Marketing de resultados.

Invista no ambiente digital

Conforme visto nos tópicos acima, os meios digitais são especialistas em gerar resultados!

Mas afinal, o que é Marketing Digital?

É possível defini-lo como um conjunto de atividades que uma empresa executa online para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Não é por acaso que as empresas estão investindo cada vez mais em resultados.

Ele proporciona diversos benefícios, como uma maior visibilidade, autoridade no mercado, fácil mensuração de resultado e baixo investimento em relação ao marketing tradicional.

Além disso, mais da metade da população Brasileira tem acesso, e desta parte 43% utiliza para pesquisas de compra.

Atualmente, 67,2% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para o marketing digital, e a previsão de investimentos em mídias digitais para 2019 é de ao menos 15 bilhões de reais.

Fáceis de mensurar, os resultados do marketing digital possuem métricas mais claras e se tornaram essenciais para empresas de todos os mercados, sejam elas B2B ou B2C.

Atualmente, mais de 90% dos processos de compra se iniciam a partir de uma busca online.

Por isso, o marketing digital e de conteúdo são indispensáveis.

Opte por estratégias que geram resultados

Fica evidente que a melhor opção para aqueles que desejam mensurar seus resultados, segmentar melhor seus esforços em comunicação e obter resultados mais concretos é investir no marketing de resultados.

Mas vale lembrar de que é importante você realizar um bom planejamento e alinhar suas estratégias para que possa obter um resultado satisfatório.

Por isso, faça um plano de marketing e vendas efetivo e opte sempre pelas estratégias mais fáceis de mensurar e analisar.

E aí, curtiu nossas dicas de marketing? Então nosso conteúdo exclusivo sobre como vender mais!