O Marketing BI é uma estratégia de marketing que auxilia na otimização de resultados das empresas. Saiba como utilizar essa ferramenta para melhorar os processos da sua empresa.
Apesar de ser um conceito relativamente novo, o Marketing BI já está presente nas grandes empresas há muito tempo.
A grande revolução foi utilizar este framework para que fosse possível realizar campanhas de marketing digital muito mais assertivas e eficientes.
A sociedade está mais conectada do que nunca e as decisões a respeito do mundo virtual não podem ocorrer de maneira intuitiva. Não exclusivamente, ao menos.
Para entender melhor sobre o público-alvo, sobre o impacto das redes sociais ou sobre o comportamento de compra dos consumidores é necessário utilizar o Marketing BI.
Se você também quer conhecer essa inovação para melhorar o desempenho de vendas da sua empresa, fique conosco e leia até o final.
- BI ou Business Intelligence?
- Entenda mais sobre o Marketing BI
- Benefícios do Marketing BI para sua empresa
- Como aplicar o Marketing BI na prática?
- Principais ferramentas para Marketing BI
- Dados para que te quero!
BI ou Business Intelligence?
O BI ou Business Intelligence é uma estratégia que transforma dados em informações úteis para o negócio.
Muitas empresas já realizam pesquisas pertinentes para entender melhor o público consumidor. Além de avaliar a repercussão de seus produtos e serviços – e tomar decisões a partir dessas conclusões.
Com a ascensão do marketing digital dentro das organizações, se notou a importância de se aliar o BI ao marketing.
Tudo isso para que campanhas mais efetivas fossem criadas para melhorar os resultados e aumentar as vendas. E deu muito certo!
Inclusive, é difícil imaginar uma equipe de marketing que não realize pesquisas consistentes a respeito do público para transformar em informações úteis.
Ações, estratégias e planejamentos dependem desse conhecimento adquirido.
Entenda mais sobre o Marketing BI
O BI no marketing está relacionado a algumas práticas e ferramentas de coleta e análise de dados e informações.
Dados sobre os clientes e o mercado que, em determinado momento, pode ser usado pelas campanhas e ações de marketing digital.
O intuito do Marketing BI é promover suporte à tomada de decisão corporativa em relação às ações para atrair e captar clientes.
Com a análise de informações relevantes, o trabalho se torna menos intuitivo e mais objetivo, assertivo e eficiente.
É válido dizer que além das campanhas postadas e toda a publicidade de uma marca, um dos pilares da empresa é a coleta de dados dos usuários.
Ao se adotar o Marketing BI de maneira assertiva, seu negócio pode desenvolver novas capacidades em relação a:
- Tomada de decisão das equipes de marketing digital;
- Estratégias aplicadas e recursos disponíveis;
- Canais de comunicação que funcionam para cada nicho.
Benefícios do Marketing BI para sua empresa
Adotar o Business Intelligence traz muitos benefícios para empresa e um deles é o aumento exponencial do ROI, que é o retorno de investimento.
Com isso, ao começar a praticar ações de Marketing BI, as lideranças de pequenas e grandes organizações procuram continuar com essa estratégia.
A utilização de ferramentas também é fundamental para o bom desempenho da coleta e análise de dados e agilizar alguns processos de tomada de decisão.
Outro benefício é o monitoramento maior em relação ao lead que está sendo trabalhado pelo funil de vendas.
Isso ocorre ao identificar as etapas pelas quais passou, as preferências que demonstrou e seu comportamento de compra.
Como aplicar o Marketing BI na prática?
Para ser colocado em prática, o Marketing BI segue algumas etapas que constroem a rede de coleta e análise da estratégia.
Com esses passos que vamos descrever a seguir é possível trabalhar com BI em qualquer marca que precisar:
Entender o comportamento do cliente
Conhecer o consumidor da sua marca vai muito além de uma preferência comercial.
Está relacionado à compreensão de seus hábitos de compra para construir estratégias futuras.
Como em um jogo de xadrez, a ideia é analisar tão profundamente alguns hábitos do jogador durante a partida e prever quais são os próximos passos. No Marketing BI é parecido.
Isso significa saber qual o comportamento do cliente durante as buscas, quais palavras-chave ele utiliza para suas pesquisas e quais canais de comunicação ele mais está presente.
Preditiva
Essa análise referente ao comportamento do usuário busca prever um resultado.
Ou seja, desenvolve campanhas com um objetivo e espera alcançar certo resultado com isso.
Prescritiva
Na prescritiva, é levando em consideração todas as possibilidades em relação ao consumo feito anteriormente.
Isso baseado no estudo sobre o comportamento e hábitos de compra do usuário após alguma ação realizada pelo marketing.
A ideia é criar cenários em que o cliente possa chegar com os recursos adotados pelo pessoal do Marketing BI.
Nesta etapa, é possível incluir alterações com as campanhas ainda em curso, caso os indicadores não estejam favoráveis.
Otimizar as tomadas de decisão
É realizada a coleta de dados e análise por parte dos sistemas de CRM e profissionais de marketing.
Depois desses processos, são obtidos relatórios com informações sobre tudo que é necessário sobre o mercado digital e o comportamento de compra dos usuários.
Após a estruturação de toda a coleta desses dados, cabe às lideranças e diretorias tomarem decisões estratégicas a respeito dos novos direcionamentos da empresa.
Tanto pelas campanhas de marketing como nas abordagens do time de vendas com os prospects.
Analisar dados e informações instantaneamente
Quando se fala sobre a análise de informações em BI, pode ser que você pense que são diagnósticos semanais ou mensais, mas não funciona dessa forma.
No BI tudo é muito rápido, por este motivo é possível monitorar os resultados de qualquer ação em tempo real.
Dessa forma, entender se uma campanha está obtendo resultados positivos ou não é muito fácil e ágil.
Na era digital em que estamos vivendo, a agilidade e qualidade com que os serviços são desempenhados conta muito e determina bons profissionais dos outros.
Essa análise simultânea pode ser realizada através de ferramentas de BI.
Otimizar campanhas de marketing digital
Para se avaliar as estratégias de marketing, são adotados alguns indicadores.
Eles podem auxiliar na performance das campanhas e melhorar as ações da empresa quanto aos usuários. Veja quais:
- Analisar o número de assinaturas da newsletter do site;
- Monitorar o tráfego na landing page da empresa;
- Engajar usuários nas redes sociais e avaliar as interações;
- Mensurar a quantidade de conversões.
Vale lembrar que são indicadores que auxiliam a otimizar campanhas de marketing, mas que não são definidores de sucesso ou fracasso das marcas.
Principais ferramentas para Marketing BI
A coleta e análise de informações são realizadas através de ferramentas de BI criadas para desempenhar esta função.
Elas coletam os dados de diversos canais e de variadas formas.
Além de realizar cruzamento desses dados coletados para chegarem até as informações relevantes e que façam sentido dentro da proposta.
Selecionamos duas ferramentas excelentes e muito populares no mercado justamente para auxiliar nesse processo de BI, veja:
Optimizely
Esta ferramenta tem como objetivo auxiliar a empresa na canalização das informações.
Tudo isso no intuito de garantir uma experiência inesquecível ao cliente e, dessa maneira, conseguir gerar nele insights que resultem em:
- Aumento do tempo de permanência no site;
- Redução de taxas de rejeição;
- Criação de estratégias para maior engajamento digital.
InsightSquared
Este software oferece à empresa vários recursos que podem auxiliar tanto a equipe de marketing quanto o pessoal de vendas.
Ele integra os painéis com informações valiosas para ambos os lados, além de executar outras funções como:
- Previsão de resultados de vendas;
- Relatórios personalizados;
- Análise de métricas e indicadores.
Dados para que te quero!
Atualmente nenhuma empresa pode pensar em não trabalhar com dados. É imprescindível conhecer o mercado antes de tomar qualquer decisão.
Não há distinção entre os modelos de negócios, como B2C ou B2B, ambos necessitam de campanhas assertivas para aumentarem a lucratividade.
Utilizar dados nas campanhas de comunicação representa a revolução do marketing. Agora, é possível saber informações mais assertivas
Para ficar por dentro das novidades do mundo do marketing digital e da tecnologia, confira os artigos do Marketing para Indústria e saiba quais são as melhores alternativas para o seu negócio!