Se você atua no ramo industrial ou empresarial e tem como clientes outras empresas, com certeza está familiarizado com o conceito de “B2B”, forma contraída do termo “business to business”, que vem do inglês.
Vender para empresas é bem diferente de vender para o consumidor final, e é por isso que é necessário pensar estratégias de marketing que funcionem no contexto “empresa que vende para outra empresa”. Ou seja: é preciso usar o marketing B2B.
Confira neste post estratégias de marketing que podem ajudar sua empresa a conseguir, efetivamente, vender para o mundo corporativo.
3 estratégias de marketing B2B que funcionam
As novas tecnologias são canais de comunicação ideais para difundir e promover produtos e serviços. Hoje em dia, todo mundo busca informações na internet, inclusive os funcionários de empresas na hora que precisam adquirir produtos e serviço para fins corporativos.
Com isso, investir no marketing digital é uma estratégia indispensável para quem quer ter êxito no mundo B2B. Dentro do marketing digital B2B, três ações que valem muita a pena de serem feitas são:
1. Marketing de conteúdo
No site da sua empresa, invista em um blog, um espaço em que é possível difundir conteúdos sobre seu ramo de atuação. O conteúdo será principalmente em texto, mas também pode (e deve!) contar com elementos gráficos e até audiovisuais.
O blog com um conteúdo bem feito e, o mais importante, com conteúdo original, fará sua empresa ganhar visibilidade nos buscadores, além de colocar sua marca como um referente no ramo de atuação perante outras empresas e clientes.
Os acessos ao blog podem ser aproveitados para captar informações daquelas pessoas que estejam interessadas na sua empresa. Ao usar ferramentas de automação de marketing, plugins ou formulários, você consegue saber quem visitou sua página e até mesmo onde essa pessoa trabalha, levantando, assim, informações valiosas.
2. Redes sociais
Replicar conteúdos do seu site nas redes sociais é o segundo passo para que a estratégia de marketing digital B2B deslanche. Essa é uma forma de atingir mais pessoas e de fortalecer a identidade da sua empresa. Quando pensamos no meio profissional, as 2 redes sociais mais usadas são o Twitter e o LinkedIn.
A primeira, o Twitter, é boa para captação de leads.Nessa rede você pode, por exemplo, fixar um tweet com o link para um ebook gratuito publicado no blog corporativo. Como contrapartida para obter o material, pode pedir que as pessoas informem seus dados pessoais e profissionais.
Já o LinkedIn é, sem dúvidas, a principal rede profissional, na qual você pode aplicar essa e outras táticas para atrair um tráfego bem mais qualificado.
3. Email marketing em B2B
O email marketing já está mais do que consolidado em qualquer plano de marketing B2B, já que é uma das estratégias que mais dá certo para as empresas. Quase todo mundo usa email e o abre todos os dias, assim já estamos habituados a receber publicidade por esse canal.
Mas, para que essa ação seja mais assertiva, o recomendável é segmentar quem recebe as informações sobre sua empresa.
Por exemplo: se vocês expõem em feiras ou congressos, com certeza captam dados de pessoas que atuam no mesmo ramo ou em áreas correlatas. Com esses dados, crie listas de emails baseada em critérios específicos: para tais pessoas posso vender determinado produto. Assim, as chances da pessoa abrir o email marketing e realmente adquirir o produto/serviço serão bem maiores!
Pronto para pôr em ação um plano de marketing B2B? Para começar as estratégias de marketing digital na sua empresa, você pode montar uma equipe interna pequena, ou pode contratar uma agência de marketing especializada. Mas faça isso o mais rápido possível, pois com certeza seus concorrentes já estão fazendo!