O manual de identidade visual, ou manual de marca, é o compilado de informações, normas, regras e outros elementos úteis para a melhor representação da marca em seus criativos. Entenda mais.
Os elementos visuais são ativos importantes para a comunicação entre negócios e seus consumidores. Por meio da sua imagem, a marca transmite seus valores e posicionamento para o público.
O manual de identidade visual é uma importante ferramenta de padronização dessa comunicação. Esse compilado de regras, normas e elementos é usado para tornar a mensagem mais clara e constante.
Para isso, todo planejamento de marca deve ser feito cuidadosamente e abranger linguagens de comunicação, elementos gráficos e divulgação. Somente assim, a marca consegue estabelecer sua identidade.
Ficou curioso e quer saber mais como implementar o manual de identidade visual na sua empresa? Acompanhe o conteúdo e veja quais tópicos abordaremos.
- O que é manual de identidade visual?
- Qual a importância de ter um manual de identidade visual?
- Elementos principais do manual de identidade visual
- Dicas para criar um manual de identidade visual
- Exemplos de identidade visual
- Sua vez de criar!
O que é manual de identidade visual?
O manual de identidade visual é a verdadeira enciclopédia da sua marca. Esse documento funciona como um compilado de informações relevantes para a boa aplicação dela. Desde elementos gráficos até o tom de voz escolhido.
É nele que se registra a personalidade do seu negócio, as cores, fontes, linguagem, logotipo, missão, visão e valores e muito mais. Dessa forma, o manual é usado como material de apoio para a aplicação da marca e para a padronização da imagem.
Qual a importância de ter um manual de identidade visual?
Um manual bem estabelecido guia sua empresa para um caminho mais certeiro nas campanhas de marketing e publicidade. Ele garante que todas as coisas que carregam o nome da empresa, estejam respeitando a identidade da marca.
Dessa forma, sua marca cresce em consistência e identificação, além de adquirir credibilidade e coerência.
Algumas vantagens práticas são:
- Padronização de elementos e identidade da marca;
- Economia de tempo e esforço;
- Imagem mais consistente e de fácil identificação;
- Relação com o público-alvo;
- Redução de erros.
Elementos principais do manual de identidade visual
Agora que você já entendeu a importância desse recurso, chegou a hora de entender como criar um manual de identidade visual na prática. Para isso, selecionamos algumas dicas e elementos relevantes para esse processo.
Missão da marca
Para que o seu manual seja o mais completo e consistente possível, primeiro é preciso se apresentar ao leitor. Use a introdução para contar a história da sua marca, assim como a missão, visão e valores.
Dessa forma, os funcionários e stakeholders podem se conectar com ela. Outra dica importante é explicar a importância da criação desse documento.
Logo
Para criar uma identidade única, sua marca precisa de uma assinatura marcante. O logo nada mais é do que esse design que carrega a sua marca visualmente. Por isso, crie uma seção que destaque as cores, aplicações e as demais versões.
Lembre-se de inserir informações específicas como espaçamento do design, formatos de arquivos, regras de tamanhos e legibilidade, etc.
Tipografia
Muitas vezes a tipografia é um recurso subestimado, mas esse é um grande erro. Ela faz parte da personalidade da marca. Variando em tamanho, espessura e peso, a tipografia mexe com o visual e o inconsciente de quem vê e interpreta sua marca.
Garanta que as fontes primárias e secundárias, assim como os estilos e hierarquias de fontes estarão presentes em uma seção do seu manual. Esse setor é essencial para designers e fornecedores do seu negócio.
Cores
Um dos elementos mais marcantes de uma empresa são as cores. Defina uma paleta que traduza o espírito e a individualidade da marca. O interessante é criar uma paleta completa com tons principais e secundários que ajudam na composição.
Inclua os códigos de cores, os matizes e as saturações utilizadas. Lembre-se de usar exemplos aplicados em mockups para facilitar a visualização. Essas cores serão utilizadas em fontes e elementos.
Elementos gráficos
Já que mencionamos os elementos gráficos, chegou a hora de dar atenção a essa dica. Estamos falando de formas, ícones, botões e até imagens que ajudam a compor a sua identidade visual. Se necessário, crie ilustrações personalizadas.
Identifique qual imagem sua marca quer transmitir. Entenda que cada cor e cada forma passa uma mensagem ou sensação. Por isso, trabalhe esses recursos com cuidado e estabeleça um padrão de itens que exaltam as qualidades da sua empresa.
Layouts e grids
Definir a estrutura dos componentes visuais da sua marca é um passo importante para o equilíbrio da imagem transmitida por ela. Essas definições incluem a disposição dos elementos, margens e espaçamentos que auxiliam a criação de materiais impressos, assim como o layout do seu site.
Tom de voz
Crie uma personalidade única para a marca e, por meio dela, defina o tom de voz que será adotado. O tom de voz deve ser firme e próprio, refletindo os ideais e as qualidades do seu negócio.
É por meio desse recurso que os redatores sabem qual linguagem utilizar na criação de conteúdo. Além disso, essa ferramenta introduz a sua marca para o público, apresentando o caráter dela e cultivando uma relação de confiança.
Dicas para criar um manual de identidade visual
Com todos esses itens definidos, chegou a hora de decidir por onde começar a montar o seu próprio documento.
Estabeleça a identidade da marca
Leve em consideração todos os itens que abordamos na seção anterior. Dedique tempo e esforço para cada um deles e, ao final do processo, reúna tudo a fim de aplicar em um único documento.
Aplique as diretrizes definidas no próprio manual de identidade. Pense que ele precisa ser um documento dinâmico e de fácil compreensão. Certifique-se de que o material final é coerente com a identidade definida no próprio manuscrito.
Estude a concorrência
Se atente ao redor e analise o que os seus concorrentes estão fazendo. Sabemos que essa dica vale para praticamente qualquer área do marketing, mas aqui é importante para saber se destacar e criar um material mais completo.
Perceba o que as outras empresas têm feito de certo e o que você acha que poderia melhorar. Use isso ao seu favor!
Crie uma estrutura
Tenha um padrão de apresentação. Mencionamos aqui como o layout da sua marca estabelece como ela será interpretada e aqui não é diferente. Pense em uma estrutura intuitiva e com bons exemplos gráficos. Torne a experiência agradável e útil para quem lê.
Garanta que esse material de apoio estará disponível para seus funcionários e interessados na marca. Esse guia deve ser consultado sempre que necessário.
Exemplos de identidade visual
Veja algumas marcas que mandaram muito bem na hora de criar a própria identidade visual.
Spotify
O Spotify virou uma verdadeira febre com o passar dos anos e isso se deve em partes pela icônica identidade visual. Isso porque a marca entende o seu público-alvo e cumpre a missão de transmitir a imagem desejada: a de ser prática e moderna.
Com um ícone marcante, o Spotify disponibilizou no seu manual de identidade visual algumas variações do seu logo em aplicações no preto, no branco e no inconfundível verde.
Starbucks
Já o Starbucks se foca em contar a trajetória da marca e estabelecer um alto padrão visual. O design dessa marca aproveita o logo estético que ficou conhecido no mundo inteiro. Assim, eles optam por focar na experiência do consumidor e na repercussão das redes sociais.
Uber
A Uber utiliza de uma identidade simples, mas direta. No material da marca é fácil entender porquê eles se definem como ousados, flexíveis e localizados. Com cores básicas e fonte singela, a Uber cria um visual consistente e que se aproveita de imagens e ilustrações para se destacar.
Sua vez de criar!
Um manual de identidade visual é a verdadeira “bíblia” do seu negócio. O documento deve ser completo e conciso e estar disponível a qualquer momento para aplicações ou apenas para a leitura.
Depois desse artigo você está pronto para começar a desenvolver o seu. Reúna um time de criadores e monte um plano de ação para colher todas as informações necessárias. Esse é um passo importante para estabelecer a sua marca no mercado
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